Itaú Cultural abre vagas para curso de história da arte e programa de fotografias sobre isolamento

As artes visuais marcam presença na programação, atualmente 100% online, do Itaú Cultural na semana de 20 a 26 de abril. Além da abertura das inscrições de projetos da área em Arte como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência, também disponibiliza 70 vagas para o curso EAD de história da arte, com o professor e curador Marcos Moraes. No período, o visitante acompanha, ainda, a estreia da galeria de fotos Isolamento em Imagens, que traz o olhar de nove personalidades da cultura – do líder indígena Ailton Krenak ao rapper Rincon Sapiência –, e o início de Olhares sobre a covid-19, marco zero, série semanal com relatos de fotógrafos profissionais ao redor do mundo sobre a pandemia do coronavírus. Tudo isso no site www.itaucultural.org.br.

A semana abre com o lançamento do terceiro edital da ação Arte como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência, recebendo de 20 a 22 de abril inscrição de projetos nas categorias Produção Artes Visuais e Série Fotográfica. Trata-se do terceiro edital que a organização tem lançado, desde o início do mês – um por semana. O primeiro foi para as Artes Cênicas, o segundo para Música. A organização prevê, ainda, contemplar outras áreas de expressão artística, que estão sendo definidas. Assim, a instituição segue com a sua proposta de acolher os artistas obrigados a atuar isoladamente e sem remuneração, neste período de suspensão social, em decorrência da pandemia do COVID-19.

No dia 21 (terça-feira), a partir das 9h, têm início as inscrições para o curso EAD de História da Arte Um Possível Olhar sobre a Produção em Artes Visuais no Brasil, realizado em parceria das áreas de Artes Visuais e de Enciclopédia do Itaú Cultural. Ministrado pelo professor e curador Marcos Moraes, propõe um olhar panorâmico sobre a arte brasileira, do período colonial até a atualidade, analisando artistas, obras e o contexto em que se inserem.

No programa de aulas estão temas como o barroco brasileiro e a arte afrodiaspórica e o Brasil dos viajantes: expedições artísticas, científicas e exploratórias. São disponibilizadas 70 vagas, preenchidas por ordem de inscrição até serem completadas, e os participantes assistem a 12 encontros de uma hora e meia cada, realizados online às segundas-feiras e terças-feiras, entre 27 de abril e 2 de junho. 

Olhares

No dia 22 (quarta-feira) entra no site da organização Isolamento em Imagens, uma galeria que reúne registros feitos por artistas brasileiros nesse período de suspensão social em decorrência da pandemia.

Procurando saber de que forma profissionais, cujo ofício costuma reunir pessoas ao redor de suas músicas, obras, interpretações e pensamentos, tem enfrentado este período, o Itaú Cultural convidou nove artistas e personalidades para contarem a sua experiência na quarentena por meio de imagens. A galeria é composta por registros desse cotidiano atual, feitos pelo líder indígena Ailton Krenak, o cantor e compositor Almério, a fotógrafa Luisa Dörr, o cantor, compositor e músico Maurício Pereira, o rapper Rincon Sapiência, o ator e diretor Silvero Pereira, a artesã indígena Telma Tremembé e a cantora Tulipa Ruiz. Cada foto é acompanhada por legendas escritas pelos próprios autores.

Expandindo esse olhar do Brasil para o mundo, a programação da semana ligada às artes visuais no site do Itaú Cultural conta, ainda, com a estreia, no dia 24 (sexta-feira), da série Olhares sobre a covid-19, marco zero. A cada semana, será publicado um novo relato e registro de fotógrafos profissionais que vivem em 11 dos países mais atingidos pela pandemia, materializando, para além da técnica, o seu sentimento sobre diferentes realidades nesses tempos de isolamento. Esse percurso geográfico do vírus começa pela China, com o relato da fotógrafa Zeng Jia, de Beijing. O trajeto ainda percorrerá a Alemanha, Áustria, Brasil, Estados Unidos, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Portugal e Rússia. Os depoimentos resultam de correspondências trocadas entre o jornalista Cassiano Viana, editor do blog About Light (https://aboutlightblog.wordpress.com/), e os fotógrafos a respeito dos impactos, transformações e o cotidiano sentidos e vividos durante essa crise mundial.

 

Em www.itaucultural.org.br

Edital Arte como respiro: múltiplos editais de emergência – Artes Visuais

Inscrições de 20 a 22 de abril (segunda-feira a quarta-feira)

 

EAD de História da Arte

Inscrições:

De 21 de abril (terça-feira), às 9h, até 23 de abril, às 23h59 (as 70 vagas serão preenchidas por ordem de inscrição até serem completadas. Os participantes serão avisados por e-mail)

Curso:

De 27 de abril a 2 de junho (sempre às segundas-feiras e terças-feiras), das 19h às 20h30

Será emitido certificado aos participantes com pelo menos 70% de presença

 

Galeria Isolamento em Imagens

No ar a partir de 22 de abril (quarta-feira)

 

Série Olhares sobre a covid-19, marco zero

Sempre às sextas-feiras

Estreia dia 24 de abril, com Zeng Jia, da China

Compartilhar:
Notícias - 30/10/2020

Museu Oscar Niemeyer reabre em Curitiba com três novas exposições

O Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugura mais uma nova exposição: “A Violência sob a Delicadeza”, da artista visual Vera Martins. …

Notícias - 30/10/2020

10ª edição da Mostra 3M de Arte discute o coletivo e o urbano com esculturas no Parque Ibirapuera

Em 2020, a Mostra 3M de Arte realiza sua décima edição e escolheu um dos espaços públicos mais importantes da …

Notícias - 30/10/2020

Um espetáculo maravilhoso e estrondoso: vejam o que estão dizendo sobre a exposição retrospectiva de William Turner

Da representação mais devastadora do comércio de escravos a um naufrágio eroticamente carregado, dos redemoinhos do mar de tirar o …

Notícias - 30/10/2020

Heróis LGBTQIA+ da África do Sul, os sacrifícios de uma feminista romana destemida

Tate Modern apresenta a primeira grande pesquisa do Reino Unido sobre o ativista visual Zanele Muholi

VEJA AQUI matéria completa sobre …

Notícias - 30/10/2020

Os museus dos EUA ainda estão em crise?

Imagem: Lucretia, de Lucas Cranach, foi à venda na Christie’s em 15 de outubro. Foto: Christie’s.

Na crise Corona, o Museu …

Notícias - 28/10/2020

Em fotografia: como a pandemia ressignificou o cotidiano

Por Milena Buarque Lopes Bandeira (Itáu Cultural)
Com o mundo em suspensão, olhares vacilantes e temerosos voltaram-se para dentro. O silêncio …

Notícias - 23/10/2020

Olafur Eliasson projeta 'nossas perspectivas glaciais' como um instrumento astronômico

Artista Olafur Eliasson revela sua última obra de arte pública permanente, ‘nossas perspectivas glaciais’, ao longo da geleira hochjochferner do …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Klimt roubada - enterrada por 20 anos - volta a ser exibida em museu italiano

Descoberto pelo jardineiro da galeria Ricci Oddi no ano passado, o Retrato de uma Senhora será a estrela de uma …

Notícias - 23/10/2020

Vândalos atacaram 70 obras de arte em museus de Berlim em plena luz do dia

Um líquido oleoso foi derramado sobre muitas obras no que foi considerado o pior ataque à arte e antiguidades na …

Notícias - 23/10/2020

Guerra declarada entre museu e herdeiros de Piet Mondrian para recuperação de pinturas no valor de US$ 200 milhões

Como parte de um esforço contínuo de anos para recuperar os direitos de propriedade de várias pinturas criadas pelo modernista …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Jacob Lawrence, desaparecida há décadas, foi encontrada de forma inusitada

O painel do renomado artista negro, parte de sua série “Struggle”, foi visto pela última vez em 1960. Mas alguém …

Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …