Itaú Cultural abre vagas para curso de história da arte e programa de fotografias sobre isolamento

As artes visuais marcam presença na programação, atualmente 100% online, do Itaú Cultural na semana de 20 a 26 de abril. Além da abertura das inscrições de projetos da área em Arte como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência, também disponibiliza 70 vagas para o curso EAD de história da arte, com o professor e curador Marcos Moraes. No período, o visitante acompanha, ainda, a estreia da galeria de fotos Isolamento em Imagens, que traz o olhar de nove personalidades da cultura – do líder indígena Ailton Krenak ao rapper Rincon Sapiência –, e o início de Olhares sobre a covid-19, marco zero, série semanal com relatos de fotógrafos profissionais ao redor do mundo sobre a pandemia do coronavírus. Tudo isso no site www.itaucultural.org.br.

A semana abre com o lançamento do terceiro edital da ação Arte como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência, recebendo de 20 a 22 de abril inscrição de projetos nas categorias Produção Artes Visuais e Série Fotográfica. Trata-se do terceiro edital que a organização tem lançado, desde o início do mês – um por semana. O primeiro foi para as Artes Cênicas, o segundo para Música. A organização prevê, ainda, contemplar outras áreas de expressão artística, que estão sendo definidas. Assim, a instituição segue com a sua proposta de acolher os artistas obrigados a atuar isoladamente e sem remuneração, neste período de suspensão social, em decorrência da pandemia do COVID-19.

No dia 21 (terça-feira), a partir das 9h, têm início as inscrições para o curso EAD de História da Arte Um Possível Olhar sobre a Produção em Artes Visuais no Brasil, realizado em parceria das áreas de Artes Visuais e de Enciclopédia do Itaú Cultural. Ministrado pelo professor e curador Marcos Moraes, propõe um olhar panorâmico sobre a arte brasileira, do período colonial até a atualidade, analisando artistas, obras e o contexto em que se inserem.

No programa de aulas estão temas como o barroco brasileiro e a arte afrodiaspórica e o Brasil dos viajantes: expedições artísticas, científicas e exploratórias. São disponibilizadas 70 vagas, preenchidas por ordem de inscrição até serem completadas, e os participantes assistem a 12 encontros de uma hora e meia cada, realizados online às segundas-feiras e terças-feiras, entre 27 de abril e 2 de junho. 

Olhares

No dia 22 (quarta-feira) entra no site da organização Isolamento em Imagens, uma galeria que reúne registros feitos por artistas brasileiros nesse período de suspensão social em decorrência da pandemia.

Procurando saber de que forma profissionais, cujo ofício costuma reunir pessoas ao redor de suas músicas, obras, interpretações e pensamentos, tem enfrentado este período, o Itaú Cultural convidou nove artistas e personalidades para contarem a sua experiência na quarentena por meio de imagens. A galeria é composta por registros desse cotidiano atual, feitos pelo líder indígena Ailton Krenak, o cantor e compositor Almério, a fotógrafa Luisa Dörr, o cantor, compositor e músico Maurício Pereira, o rapper Rincon Sapiência, o ator e diretor Silvero Pereira, a artesã indígena Telma Tremembé e a cantora Tulipa Ruiz. Cada foto é acompanhada por legendas escritas pelos próprios autores.

Expandindo esse olhar do Brasil para o mundo, a programação da semana ligada às artes visuais no site do Itaú Cultural conta, ainda, com a estreia, no dia 24 (sexta-feira), da série Olhares sobre a covid-19, marco zero. A cada semana, será publicado um novo relato e registro de fotógrafos profissionais que vivem em 11 dos países mais atingidos pela pandemia, materializando, para além da técnica, o seu sentimento sobre diferentes realidades nesses tempos de isolamento. Esse percurso geográfico do vírus começa pela China, com o relato da fotógrafa Zeng Jia, de Beijing. O trajeto ainda percorrerá a Alemanha, Áustria, Brasil, Estados Unidos, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Portugal e Rússia. Os depoimentos resultam de correspondências trocadas entre o jornalista Cassiano Viana, editor do blog About Light (https://aboutlightblog.wordpress.com/), e os fotógrafos a respeito dos impactos, transformações e o cotidiano sentidos e vividos durante essa crise mundial.

 

Em www.itaucultural.org.br

Edital Arte como respiro: múltiplos editais de emergência – Artes Visuais

Inscrições de 20 a 22 de abril (segunda-feira a quarta-feira)

 

EAD de História da Arte

Inscrições:

De 21 de abril (terça-feira), às 9h, até 23 de abril, às 23h59 (as 70 vagas serão preenchidas por ordem de inscrição até serem completadas. Os participantes serão avisados por e-mail)

Curso:

De 27 de abril a 2 de junho (sempre às segundas-feiras e terças-feiras), das 19h às 20h30

Será emitido certificado aos participantes com pelo menos 70% de presença

 

Galeria Isolamento em Imagens

No ar a partir de 22 de abril (quarta-feira)

 

Série Olhares sobre a covid-19, marco zero

Sempre às sextas-feiras

Estreia dia 24 de abril, com Zeng Jia, da China

Compartilhar:
Notícias - 22/01/2021

Em sincronia ao aniversário de SP, artista resgata história do bairro da Liberdade

Liberdade. Liberdade. Liberdade. Essas foram as palavras proferidas por uma multidão de pessoas pretas ao verem a corda que enforcava …

Notícias - 20/01/2021

Horrana de Kássia Santoz assume vaga de curadora na Pinacoteca

Pinacoteca do Estado de São Paulo e a Coleção Ivani e Jorge Yunes comemoram a parceria com a chegada de …

Notícias - 20/01/2021

Curso gratuito de Artes Integradas e Acessibilidade abre inscrições

Já estão abertas as inscrições para o curso Artes Integradas + Educação + Acessibilidade, do projeto Um Novo Olhar. A …

Notícias - 11/01/2021

Artista mineira Marina Amaral entra para lista da Forbes

A colorista mineira Marina Amaral entrou para a lista da Forbes dos jovens mais influentes do ano.  A Under 30 …

Notícias - 11/01/2021

Iphan e Polícia Federal resgatam material arqueológico no Acre

Na manhã do dia 5 de janeiro, uma ação conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no …

Notícias - 11/01/2021

Exposição do estilista Tomo Koizumi inicia o Departamento de Moda, Design e Arquitetura da Fundação Iberê

Em 2021, a Japan House São Paulo (JHSP) vai expandir sua presença pelo Brasil, por meio de um projeto de …

Notícias - 11/01/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2021

 

Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, …

Notícias - 28/12/2020

Os universos díspares da Rússia contemporânea pelas lentes de Serguei Maksimishin em “O Último Império”

A exposição “O Último Império – Serguei Maksimishin”, que esteve no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre dezembro de …

Notícias - 20/12/2020

Consciência diante do perigo: as representações do medo ao longo da História da Arte

Quando Susan Sontag fala que fotografia é sobre dor, ela fala sobre Arte. Quando Susan afirma que “fotos são um …

Notícias - 19/12/2020

São Paulo ganha mural em homenagem às comunidades indígenas afetadas pela pandemia

As Nações Unidas e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em São Paulo, se unem …

Notícias - 18/12/2020

Farol Santander abre hoje mostra do artista chileno Iván Navarro

Abre hoje, 18 de dezembro, no Farol Santander São Paulo, a exposição ExFinito, primeira grande mostra individual no país do …

Notícias - 17/12/2020

Conheça os 91 projetos selecionados do Rumos Itaú Cultural 2019/2020

A Dasartes participou na última quarta-feira, 16 de dezembro, na coletiva de imprensa do Itaú Cultural, que anunciou os projetos selecionados …