As artes visuais marcam presença na programação, atualmente 100% online, do Itaú Cultural na semana de 20 a 26 de abril. Além da abertura das inscrições de projetos da área em Arte como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência, também disponibiliza 70 vagas para o curso EAD de história da arte, com o professor e curador Marcos Moraes. No período, o visitante acompanha, ainda, a estreia da galeria de fotos Isolamento em Imagens, que traz o olhar de nove personalidades da cultura – do líder indígena Ailton Krenak ao rapper Rincon Sapiência –, e o início de Olhares sobre a covid-19, marco zero, série semanal com relatos de fotógrafos profissionais ao redor do mundo sobre a pandemia do coronavírus. Tudo isso no site www.itaucultural.org.br.
A semana abre com o lançamento do terceiro edital da ação Arte como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência, recebendo de 20 a 22 de abril inscrição de projetos nas categorias Produção Artes Visuais e Série Fotográfica. Trata-se do terceiro edital que a organização tem lançado, desde o início do mês – um por semana. O primeiro foi para as Artes Cênicas, o segundo para Música. A organização prevê, ainda, contemplar outras áreas de expressão artística, que estão sendo definidas. Assim, a instituição segue com a sua proposta de acolher os artistas obrigados a atuar isoladamente e sem remuneração, neste período de suspensão social, em decorrência da pandemia do COVID-19.
No dia 21 (terça-feira), a partir das 9h, têm início as inscrições para o curso EAD de História da Arte Um Possível Olhar sobre a Produção em Artes Visuais no Brasil, realizado em parceria das áreas de Artes Visuais e de Enciclopédia do Itaú Cultural. Ministrado pelo professor e curador Marcos Moraes, propõe um olhar panorâmico sobre a arte brasileira, do período colonial até a atualidade, analisando artistas, obras e o contexto em que se inserem.
No programa de aulas estão temas como o barroco brasileiro e a arte afrodiaspórica e o Brasil dos viajantes: expedições artísticas, científicas e exploratórias. São disponibilizadas 70 vagas, preenchidas por ordem de inscrição até serem completadas, e os participantes assistem a 12 encontros de uma hora e meia cada, realizados online às segundas-feiras e terças-feiras, entre 27 de abril e 2 de junho.
Olhares
No dia 22 (quarta-feira) entra no site da organização Isolamento em Imagens, uma galeria que reúne registros feitos por artistas brasileiros nesse período de suspensão social em decorrência da pandemia.
Procurando saber de que forma profissionais, cujo ofício costuma reunir pessoas ao redor de suas músicas, obras, interpretações e pensamentos, tem enfrentado este período, o Itaú Cultural convidou nove artistas e personalidades para contarem a sua experiência na quarentena por meio de imagens. A galeria é composta por registros desse cotidiano atual, feitos pelo líder indígena Ailton Krenak, o cantor e compositor Almério, a fotógrafa Luisa Dörr, o cantor, compositor e músico Maurício Pereira, o rapper Rincon Sapiência, o ator e diretor Silvero Pereira, a artesã indígena Telma Tremembé e a cantora Tulipa Ruiz. Cada foto é acompanhada por legendas escritas pelos próprios autores.
Expandindo esse olhar do Brasil para o mundo, a programação da semana ligada às artes visuais no site do Itaú Cultural conta, ainda, com a estreia, no dia 24 (sexta-feira), da série Olhares sobre a covid-19, marco zero. A cada semana, será publicado um novo relato e registro de fotógrafos profissionais que vivem em 11 dos países mais atingidos pela pandemia, materializando, para além da técnica, o seu sentimento sobre diferentes realidades nesses tempos de isolamento. Esse percurso geográfico do vírus começa pela China, com o relato da fotógrafa Zeng Jia, de Beijing. O trajeto ainda percorrerá a Alemanha, Áustria, Brasil, Estados Unidos, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Portugal e Rússia. Os depoimentos resultam de correspondências trocadas entre o jornalista Cassiano Viana, editor do blog About Light (https://aboutlightblog.wordpress.com/), e os fotógrafos a respeito dos impactos, transformações e o cotidiano sentidos e vividos durante essa crise mundial.
Edital Arte como respiro: múltiplos editais de emergência – Artes Visuais
Inscrições de 20 a 22 de abril (segunda-feira a quarta-feira)
EAD de História da Arte
Inscrições:
De 21 de abril (terça-feira), às 9h, até 23 de abril, às 23h59 (as 70 vagas serão preenchidas por ordem de inscrição até serem completadas. Os participantes serão avisados por e-mail)
Curso:
De 27 de abril a 2 de junho (sempre às segundas-feiras e terças-feiras), das 19h às 20h30
Será emitido certificado aos participantes com pelo menos 70% de presença
Galeria Isolamento em Imagens
No ar a partir de 22 de abril (quarta-feira)
Série Olhares sobre a covid-19, marco zero
Sempre às sextas-feiras
Estreia dia 24 de abril, com Zeng Jia, da China