ITALIANA GANHA UM PICASSO DE MAIS DE US$ 1 MILHÃO EM SORTEIO

Uma mulher italiana ganhou uma pintura de Pablo Picasso no valor de 1 milhão de euros (1,1 milhão de dólares) em um sorteio de caridade francês que levantou dinheiro para projetos de água na África.

A vencedora – que recebeu seu bilhete de loteria como presente – adquirirá a natureza morta em óleo sobre tela do mestre espanhol de 1921, “Nature morte”, um pequeno resumo que representa uma mesa, jornais e um copo de absinto.

O sorteio arrecadou 5,1 milhões de euros, dos quais 900 mil serão destinados ao colecionador bilionário David Nahmad, que forneceu a pintura. O restante será usado pela instituição de caridade CARE para projetos de água limpa em escolas e aldeias nos Camarões, Madagascar e Marrocos. Nahmad também doou 100 mil euros à CARE.

Italian woman wins Picasso painting in French charity raffle ...

“Picasso adoraria uma operação como essa porque ele era alguém com muito interesse em causas humanitárias e sociais”, disse Peri Cochin, organizador da venda, à Reuters nos escritórios da casa de leilões de arte de Paris Christie’s.

Ela disse que mais de 51 mil ingressos, custando 100 euros, foram vendidos no sorteio, que foi adiado pela crise do COVID-19.

“Essa crise de coronavírus deixou claro o quanto é importante lavar as mãos e isso só pode ser feito com água limpa”, disse Cochin.

Na primeira edição deste sorteio em 2013, um americano de 25 anos ganhou um desenho de Picasso intitulado O Homem do Chapéu da Ópera. Levantou 4,8 milhões de euros para uma associação que trabalha para preservar a antiga cidade de Tiro, no atual Líbano.

Após um intervalo de seis anos entre os dois primeiros sorteios de Picasso, os organizadores esperam realizar uma edição anual do evento, para o benefício de uma organização diferente a cada ano.

O preço mais alto já obtido por uma obra de arte de Picasso foi alcançado em maio de 2015, quando a Christie’s vendeu sua Les femmes d’Alger de 1955 por US$ 179,4 milhões.

Compartilhar:
Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …

Notícias - 31/03/2021

Instituto Cultural Vale lança programa gratuito de formação em Gestão Contemporânea das Artes

O Instituto Cultural Vale lança nesta terça-feira, 30, seu programa de formação em Gestão Contemporânea das Artes. Voltado para profissionais …