Internet tenta decodificar tweet de Elon Musk com pintura do século 18

Enquanto a compra de US$ 44 bilhões do Twitter por Elon Musk está suspensa, nada, ao que parece, pode impedir o chefe da Tesla de conquistar a fama viral nas mídias sociais.

Em 15 de maio, Musk enviou uma parte de seus 93,6 milhões de seguidores para um jogo de adivinhação frenético depois que ele postou um retrato do século 18 de Luís XIV, com a legenda: “Borderline muito sexy”. Em subtweets, ele elogiou os sapatos do rei francês na pintura, acrescentando que era “grande arte”.

A pintura faz parte do acervo do Louvre em Paris, onde também está exposta; é um retrato suntuoso do rei francês Luís XIV feito por Hyacinthe Rigaud de 1701. Previsivelmente, a Internet está repleta de teorias atrevidas que desconstróem a motivação potencial para o comentário excêntrico de Musk.

Como um dos principais pintores da corte do famoso Rei Sol, o retrato de Luís XIV de Rigaud usando um esplendoroso arranjo de vestes de coroação é emblemático da generosidade da classe dominante. O rei presidiu a França antes da Revolução Francesa e seu reinado veio a simbolizar a riqueza inimaginável e o domínio da aristocracia.

Então, é assim que Elon se vê? (Um usuário do Twitter especulou que Musk estava compartilhando um teaser de sua roupa para o Met Gala do próximo ano.)

Outros, talvez com mais precisão, leram isso como um golpe no CEO da Meta, Mark Zuckerberg, que Musk havia recentemente chamado de Louis XIV 2.0 em uma conferência TED em Vancouver, Canadá, no mês passado. “Quanto à propriedade da mídia [sic]”, disse Musk, “quero dizer, você tem Mark Zuckerberg sendo dono do Facebook, Instagram e WhatsApp, e com uma estrutura de propriedade de ações que terá Mark Zuckerberg XIV ainda controlando essas entidades”. acrescentando: “Não teremos isso no Twitter”.

O CEO da SpaceX, conhecido por seu uso liberal do Twitter para zombar de seus oponentes, afirmou anteriormente que queria libertar os usuários do Twitter do “iluminado”, um riff da sociedade secreta da era do Iluminismo, presidida por Luís XIV.

De qualquer forma, esta não é a primeira vez que Elon faz declarações inescrutáveis ​​sobre arte (para que ninguém esqueça seu tweet de 2020, “Eu coloco a arte em peido”). Foto de 1962 de um carneiro para seu perfil no Twitter – o museu retribuiu o favor e usou sua foto em seu próprio perfil.

Com relação ao que esse tweet do rei Luís XIV realmente significa, talvez nunca saibamos.

Compartilhar:
Notícias - 08/08/2022

Quando os esportes imitam a arte

O que uma falta da NBA e uma pintura de Pietà renascentista compartilham em comum? Muito, na verdade.

“A vida imita …

Notícias - 08/08/2022

Andy Warhol: Cars - Exposição combina carros coloridos das pinturas de Warhol com automóveis clássicos que os inspiraram

Foi a encomenda final de Andy Warhol: em 1986, a montadora alemã Mercedes-Benz ficou sabendo das serigrafias do artista pop …

Notícias - 08/08/2022

Lourdes Grobet, icônica fotógrafa mexicana de Lucha Libre, morre aos 81 anos

Lourdes Grobet, a artista mexicana cujas fotografias celebravam o mundo da lucha libre com dignidade e franqueza, morreu em 15 …

Notícias - 08/08/2022

'Falo de três metros': escultura de Antony Gormley cai em desgraça com estudantes universitários

Os planos de instalar uma escultura de Antony Gormley no Imperial College, em Londres, causaram preocupação entre os estudantes da …

Notícias - 08/08/2022

Artista italiano afirma ser Pak, criador do NFT mais caro de todos os tempos

A identidade de um dos criadores mais proeminentes da arte criptográfica foi revelada. Bem, talvez. Em um tweet enigmático , …

Notícias - 08/08/2022

Alemanha registra mais de 1.500 crimes politicamente motivados contra memoriais

Na Alemanha, as autoridades registraram 1.514 crimes politicamente motivados contra memoriais nos últimos cinco anos. Até 26 de julho de …

Notícias - 05/08/2022

Atores de musical apresentam a vida de van Gogh em mostra imersiva

A exposição “Van Gogh Live 8k” chegou à Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Em formato imersivo, são mais de …

Notícias - 03/08/2022

Bilionária Lily Safra morre de câncer aos 87 anos

Lily Safra, uma socialite bilionária e filantropa que herdou uma fortuna de seu marido banqueiro, Edmond Safra, morreu aos 87 …

Notícias - 03/08/2022

Fundação de Albuquerque devolve relíquias antigas para o México

Os objetos, que datam de 300 e 600 aC, foram encaminhados ao Instituto Nacional Mexicano de Antropologia e História. Funcionários …

Notícias - 03/08/2022

O novo conjunto de Lego 'Starry Night' é sucesso entre colecionadores

A edição Starry Night, de Vincent van Gogh, da Lego, é um kit que permite aos entusiastas construir uma recriação …

Notícias - 03/08/2022

Ativistas climáticos se colam à escultura Boccioni, em Milão

Na semana passada, ativistas da organização italiana de ação climática Ultima Generazione se colaram à Primavera (ca. 1480) de Botticelli, …

Notícias - 03/08/2022

Mary Obering, pintora abstrata com seguidores apaixonados, morre aos 85 anos

Mary Obering, uma pintora cujas abstrações geométricas lhe trouxeram seguidores pequenos, mas leais, morreu aos 85 anos. A galeria Bortolami …