Enquanto a compra de US$ 44 bilhões do Twitter por Elon Musk está suspensa, nada, ao que parece, pode impedir o chefe da Tesla de conquistar a fama viral nas mídias sociais.
Em 15 de maio, Musk enviou uma parte de seus 93,6 milhões de seguidores para um jogo de adivinhação frenético depois que ele postou um retrato do século 18 de Luís XIV, com a legenda: “Borderline muito sexy”. Em subtweets, ele elogiou os sapatos do rei francês na pintura, acrescentando que era “grande arte”.
A pintura faz parte do acervo do Louvre em Paris, onde também está exposta; é um retrato suntuoso do rei francês Luís XIV feito por Hyacinthe Rigaud de 1701. Previsivelmente, a Internet está repleta de teorias atrevidas que desconstróem a motivação potencial para o comentário excêntrico de Musk.
Como um dos principais pintores da corte do famoso Rei Sol, o retrato de Luís XIV de Rigaud usando um esplendoroso arranjo de vestes de coroação é emblemático da generosidade da classe dominante. O rei presidiu a França antes da Revolução Francesa e seu reinado veio a simbolizar a riqueza inimaginável e o domínio da aristocracia.
Então, é assim que Elon se vê? (Um usuário do Twitter especulou que Musk estava compartilhando um teaser de sua roupa para o Met Gala do próximo ano.)
Outros, talvez com mais precisão, leram isso como um golpe no CEO da Meta, Mark Zuckerberg, que Musk havia recentemente chamado de Louis XIV 2.0 em uma conferência TED em Vancouver, Canadá, no mês passado. “Quanto à propriedade da mídia [sic]”, disse Musk, “quero dizer, você tem Mark Zuckerberg sendo dono do Facebook, Instagram e WhatsApp, e com uma estrutura de propriedade de ações que terá Mark Zuckerberg XIV ainda controlando essas entidades”. acrescentando: “Não teremos isso no Twitter”.
O CEO da SpaceX, conhecido por seu uso liberal do Twitter para zombar de seus oponentes, afirmou anteriormente que queria libertar os usuários do Twitter do “iluminado”, um riff da sociedade secreta da era do Iluminismo, presidida por Luís XIV.
De qualquer forma, esta não é a primeira vez que Elon faz declarações inescrutáveis sobre arte (para que ninguém esqueça seu tweet de 2020, “Eu coloco a arte em peido”). Foto de 1962 de um carneiro para seu perfil no Twitter – o museu retribuiu o favor e usou sua foto em seu próprio perfil.
Com relação ao que esse tweet do rei Luís XIV realmente significa, talvez nunca saibamos.