INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Grafismo e culturas indígenas_ arte, manifestação cultural e tradição - CEU EMEF V

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o Itaú Social e em parceria técnica com o Centro de Referências em Educação Integral e Associação Cidade Escola Aprendiz, o 5°Prêmio Territórios abre as inscrições no dia 15 de abril de 2021, e terá pela primeira vez alcance nacional.

O Instituto Tomie Ohtake e seus parceiros, ao realizar a 5ª edição do Prêmio Territórios, entendem que as escolas de todo o país vêm enfrentando enormes desafios em decorrência da pandemia ocasionada pela COVID-19. Os desafios são acirrados pela profunda desigualdade social brasileira aliada às crises vigentes em diversos âmbitos que afetam a vida da imensa maioria da população.

À luz de estudos e políticas orientados pela Educação Integral, educadores e educadoras de diferentes regiões do país têm construído coletivamente estratégias pedagógicas potentes para este momento, apoiadas pela interação entre múltiplas linguagens, recursos, espaços, saberes e agentes, demonstrando que não há uma única solução para o enfrentamento desses desafios e que é preciso, mais do que nunca, promover um ensino alinhado com a responsabilidade social e que envolva as comunidades e as famílias, compreendendo os sujeitos em sua integralidade.

Nesse sentido, a 5ª edição do Prêmio Territórios irá mapear, reconhecer e disseminar as experiências pedagógicas que foram e têm sido desenvolvidas pelas escolas públicas municipais e estaduais de todo  o Brasil desde a deflagração da pandemia e que buscaram responder a esses desafios, considerando as dificuldades e limitações envolvidas, de forma consistente e inovadora.

As inscrições estão abertas de 15 de abril a 6 de agosto, e podem ser feitas pelo site www.premioterritorios.institutotomieohtake.org.br

Os trabalhos enviados serão avaliados por um júri composto por especialistas nos campos da cultura e da educação, incluindo representantes das instituições organizadoras do Prêmio, que selecionará até dez experiências.

Os critérios de inscrição observam:

● a integração entre escola, família e território – como o projeto desenvolveu ações para a manutenção e o fortalecimento do vínculo entre a escola, às famílias e seu território;

● exploração e uso de diferentes linguagens – o uso das diversas tecnologias como estratégia para a construção coletiva de ações pedagógicas;

● acolhimento – escuta, colaboração, trabalho intersetorial e rede de proteção social ações que contemplem o acolhimento sócio emocional de estudantes e professores, a construção de um trabalho coletivo entre professores e gestão para a elaboração de atividades com base na escuta das famílias e a identificação de parceiros na saúde, na cultura, na assistência social e/ou em outros setores para apoio às famílias e estudantes.

● acessibilidade e diversidade -criação de ambientes onde todos façam parte dos processos de aprendizagem e sejam reconhecidos em suas singularidades, potências e dificuldades;

● avaliação e currículo – como os princípios da política curricular e de avaliação mostram os possíveis desdobramentos da iniciativa pós-pandemia; 

● potencial multiplicador – metodologia que fortaleça a capacidade transformadora dos estudantes e da comunidade de modo que possa ser replicada e/ou inspirar iniciativas em outras escolas.

Sementes dos Sonhos – CEU EMEF Paulo Gonçalo dos Santos

PREMIAÇÃO

As 10 experiências destacadas pelo júri serão reveladas em setembro de 2021 e receberão:

PARA A ESCOLA

●       Doação às bibliotecas escolares de livros diversos doados por editoras parceiras e catálogos de arte das exposições do Instituto Tomie Ohtake;

●       Apoio para a realização de um minidocumentário que apresentará um resumo dos processos e resultados das iniciativas, a ser veiculado nos canais de comunicação do Instituto Tomie Ohtake, patrocinadores e parceiros, conferindo visibilidade às ações;

●       Uma bolsa de estudos para um curso de graduação oferecida pela Estácio, que poderá ser utilizada por um aluno ou professor;*

●       Apoio financeiro de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para a continuidade do projeto.

* as informações sobre as bolsas de estudo estão disponíveis no regulamento do Prêmio: https:/premioterritorios.institutotomieohtake.org.br/regulamento  

PARA O RESPONSÁVEL PELA INSCRIÇÃO DO PROJETO

●       Participação nos Encontros de Conexão e Reflexão, que reunirão os representantes dos 10 projetos selecionados em ações formativas com educadores e artistas.

●       Uma bolsa para curso de arte do programa de Cursos Instituto Tomie Ohtake ou da Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake durante o ano de 2022, que poderá ser realizado online;

PARA O OS DOIS OUTROS REPRESENTANTES INDICADOS NA INSCRIÇÃO DO PROJETO

●       Uma bolsa para curso de arte do programa de Cursos Instituto Tomie Ohtake ou da Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake durante o ano de 2022, que poderá ser realizado online.

LABORATÓRIO TERRITÓRIOS

Como parte das ações formativas do Prêmio Territórios, desenvolvemos o Laboratório Territórios. Essa ação é direcionada a professores e gestores de escolas públicas e profissionais de secretarias de educação dos estados e municípios brasileiros, e terá como objetivo auxiliar os profissionais da educação na sistematização de suas práticas pedagógicas, aprofundando discussões nos campos da arte, tecnologia, educação e cultura, potencializando ações colaborativas através do reconhecimento e da articulação dos saberes do território. As inscrições para o Laboratório Territórios serão feitas através do site do Prêmio Territórios. As informações sobre número de vagas, datas e percurso metodológico podem ser acessadas em www.premioterritorios.institutotomieohtake.org.br

Territórios Brincantes – EMEI Professor José La Torre

LIVE DE LANÇAMENTO 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS – A Educação Integral em tempos de crise: caminhos possíveis para a reinvenção da escola

Para marcar o início das inscrições do 5º Prêmio Territórios, o Instituto Tomie Ohtake convida professores e especialistas nas áreas de educação e cultura para um debate acerca da temática norteadora do Prêmio nesta edição: A Educação Integral em tempos de crise: caminhos possíveis para a reinvenção da escola.

A live irá dialogar sobre as mudanças propostas para a 5ª edição do Prêmio, seus princípios norteadores, alinhados ao conceito de Educação Integral, e trazer exemplos de escolas que desenvolveram experiências pedagógicas potentes no ano de 2020 também à luz desses princípios.

Os convidados e convidadas serão:

Consuelo Almeida – Professora e Gestora do CMEI Pio Bittencourt – Salvador (BA)

Diego Navarro – Professor e Coordenador da EMEF Padre José Pegoraro – São Paulo (SP)

Juliana Yade – Especialista em Educação do Itaú Social

Macaé Evaristo – Professora, Vereadora por Belo Horizonte e ex-secretária de Educação de Minas Gerais

Natacha Costa – Diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz

Mediação: Felipe Arruda – Diretor do Núcleo de Cultura e Participação do Instituto Tomie Ohtake

A live será no dia 15/04, das 16h às 18h, pelos canais de facebook e youtube do Instituto Tomie Ohtake:

https://www.youtube.com/watch?v=yWGYYvPHy1M

A transmissão contará com intérprete de libras;

SOBRE O PRÊMIO TERRITÓRIOS

O Prêmio Territórios, iniciativa do Instituto Tomie Ohtake, busca mapear, reconhecer e dar visibilidade a projetos que fortaleçam o vínculo entre as escolas e os territórios a partir dos diversos saberes culturais, compreendendo a cidade como espaço de aprendizagem.

Em 4 edições realizadas, o Prêmio Territórios já mapeou mais de 300 projetos da rede pública municipal de São Paulo e, entre eles, premiou 40 projetos até o momento. Como forma de dar visibilidade e inspirar outras iniciativas, foram realizados documentários sobre cada um dos projetos premiados, compondo um banco inédito de práticas exemplares que podem ser acessados no site do Prêmio: https://premioterritorios.institutotomieohtake.org.br/resultados/

Em 2020 o Prêmio Territórios lançou sua primeira publicação: Prêmio Territórios – ideias sobre educação integral e a relação escola território. A publicação, além de delinear a trajetória e o impacto do Prêmio Territórios ao longo de seus quatro anos, convidou profissionais renomados das áreas da cultura e educação para contribuírem com suas reflexões sobre a importância da relação escola-território na formação integral dos estudantes. O download da publicação pode ser feito gratuitamente: https://premioterritorios.institutotomieohtake.org.br/publicacao/

 

Compartilhar:
Notícias - 20/04/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura valoriza artistas

O ano de 2020 foi desafiador para a classe artística e os trabalhadores da cultura. Prestigiar e valorizar estes profissionais …

Notícias - 20/04/2021

Após 14 anos fechado, MAB reabre e celebra 61 anos de Brasília

Um movimento na orla do Lago Paranoá anuncia novos tempos para a capital federal. Em meio à pandemia da Covid-19, …

Notícias - 19/04/2021

Gagosian apresenta exposição com novos trabalhos de Rachel Whiteread

A Galeria Gagosian apresenta “Internal Objects”, exposição de novos trabalhos de Rachel Whiteread. Whiteread emprega a linguagem formal do minimalismo, …

Notícias - 19/04/2021

Brasileiro vence World Press Photo Award 2021

O fotojornalismo brasileiro foi mais uma vez reconhecido na mais importante competição de jornalismo visual do mundo, promovida pela World …

Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …