Instituto Moreira Salles lança nova edição da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS

Imagem do processo de trabalho do projeto THEMÔNIAS, de Rafael BQueer

A ZUM, revista de fotografia do Instituto Moreira Salles, lança a 9ª edição de sua bolsa de fotografia. As inscrições começam hoje (12 de julho) e vão até 22 de agosto. O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da ZUM: www.revistazum.com.br/bolsa2021.

Serão selecionados dois projetos inéditos de artistas e fotógrafos, para que desenvolvam e aprofundem seu trabalho no campo da fotografia, em suas mais diversas vertentes, sem restrição de tema, perfil ou suporte. Como ocorreu na edição anterior, em virtude da pandemia de covid-19, todo o processo de inscrição e seleção será digital.

Cada bolsa tem o valor de R$ 65 mil, e os selecionados terão um prazo de oito meses para a entrega dos resultados finais dos projetos, que serão incorporados à Coleção de Fotografia Contemporânea do IMS.

Os candidatos serão avaliados por uma Comissão de Seleção constituída por profissionais do IMS e um convidado com trabalho reconhecido na área fotográfica. Serão considerados critérios de qualidade artística, qualificação do candidato e viabilidade prática do projeto. Além disso, os projetos devem seguir as orientações de saúde determinadas por cada município. Os vencedores serão divulgados em setembro no site da ZUM.

Sobre os artistas premiados na edição passada:

Imagem do processo de trabalho “Infinito particular ou reprisando e atualizando Vênus”, de Val Souza

Rafael BQueer, em seu projeto THEMÔNIAS, está realizando fotografias e um vídeo curta-metragem com cinco performances desenvolvidas com o coletivo das artistas Themônias, da cena Drag-LGBTQIA+ de Belém do Pará.

Val Souza, em seu projeto Infinito particular ou reprisando e atualizando Vênus, tem produzido fotografias que problematizam os retratos de mulheres negras. Val faz autorretratos de flagrantes cotidianos, construindo uma espécie de diário íntimo.

Sobre as edições de anos anteriores:

Em outras edições, já foram contemplados projetos como Retrato falado, de Eustáquio Neves (2019), Av. Brasil 24hs, de Aleta Valente (2019), Jogo da memória, de Aline Motta (2018), Casulo, de Dias & Riedweg (2018), Conexão São Paulo-Lagos, de Tatewaki Nio (2017), e A infinita história das coisas, de Sofia Borges (2017), entre outros. Para saber mais sobre os premiados em anos anteriores, acesse: revistazum.com.br/bolsa/.

Compartilhar:
Notícias - 30/07/2021

Artefatos indígenas falsos estão sendo vendidos por museus e galerias canadenses

Um negociante canadense admitiu vender arte indígena fraudulenta a várias lojas de museus e outras empresas de arte na Colúmbia …

Notícias - 30/07/2021

Em chamas: Trágedia atinge a história da Cinemateca Brasileira

Na noite de quinta-feira, 29 de julho de 2021, a Cinemateca Brasileira foi engolida pelas chamas na zona oeste de …

Notícias - 29/07/2021

road-movie de Lúcia Murat investiga artistas latinoamericanas

Livremente inspirado na peça “Há mais futuro que passado” o road-movie “Ana. Sem Título”, da diretora Lúcia Murat (“Praça Paris”, …

Notícias - 29/07/2021

Conheça alguns dos artistas já definidos para a Bienal de Veneza

O fluxo de e-mails anunciando quais artistas estão representando seus respectivos países na Bienal de Veneza de 2022 tem sido …

Notícias - 29/07/2021

Galeria Marília Razuk exibe projeto a partir de diálogo entre artistas

Trazer ao público o processo de uma exposição que se desdobra no espaço e no tempo por meio de módulos …

Notícias - 29/07/2021

Prêmio PIPA anuncia Exposição dos Vencedores de 2020

Com uma trajetória de mais de dez anos no cenário da arte contemporânea, o Prêmio PIPA, uma iniciativa do Instituto …

Notícias - 28/07/2021

Sesc São Paulo promove exposição com obras de artistas indígenas

Encontros Ameríndios, exposição que entra em cartaz no Sesc Vila Mariana a partir do dia 31 de julho, traz um …

Notícias - 27/07/2021

Galeria Arte132 abre em São Paulo com exposição de Alex Flemming

Com foco na produção artística brasileira, a Arte132, galeria comandada por Telmo Porto abre suas portas em Moema, zona sul …

Notícias - 27/07/2021

Conheça os artistas e as obras da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Enquanto a estrela do tênis japonesa Naomi Osaka carregava a tocha olímpica escada acima durante a cerimônia de abertura dos …

Notícias - 27/07/2021

Instituto Artium abre as portas em São Paulo

O Instituto Artium, entidade cultural sem fins lucrativos, fundada em 2019, abre as portas para o público com exposição coletiva …

Notícias - 22/07/2021

Instituições anunciam iniciativa colaborativa para o mundo da arte no combate às mudanças climáticas

Os lobistas da indústria das artes Gallery Climate Coalition (GCC), a casa de leilões global Christie’s (membro do GCC) e …

Notícias - 22/07/2021

Louvre aciona advogados por reconstituições pornográficas de obra

O Pornhub parece realmente empenhado em trabalhar com a História da Arte. Depois de oferecer espécies de “visitas guiadas” por …