Instituto Moreira Salles abre inscrições para 12ª edição da Bolsa ZUM/IMS

Futebol feminino entre os clãs na Aldeia Lapetanha, comunidade do líder Marimop, pai do agora Cacique Geral Almir Suruí. Acervo Coletivo Lakapou.

Com o intuito de incentivar a produção artística contemporânea, a ZUM, revista de fotografia do IMS, promove sua bolsa de fomento. O prêmio chega agora à 12ª edição. As inscrições abrem hoje (6 de junho) e vão até 21 de julho. O edital e o formulário de inscrição já estão disponíveis no site da revista.

Serão selecionados dois projetos inéditos elaborados por artistas ou coletivos brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil. As candidaturas escolhidas receberão bolsas no valor de R$ 80 mil para o desenvolvimento e a entrega das obras. Os projetos devem ser relacionados à fotografia ou vídeo, em suas mais diversas vertentes, sem restrição de tema, perfil ou suporte. Todo o processo de inscrição é digital.

As pessoas ou coletivos contemplados terão um prazo de oito meses para a entrega dos resultados finais, que serão incorporados à Coleção Contemporânea do IMS. A iniciativa se soma aos esforços realizados pelo IMS para ampliar seu acervo, estabelecer diálogos e valorizar as múltiplas vozes que compõem a diversidade cultural do país.

Nas edições passadas, foram contemplados projetos de artistas e coletivos como Musa Michelle Mattiuzzi (2023), Coletivo Lakapoy (2023), Igi Lola Ayedun (2022), Glicéria Tupinambá (2022), Tiago Sant’Ana (2021), Castiel Vitorino Brasileiro (2021), Val Souza (2020), Aleta Valente (2019), Aline Motta (2018), Dias & Riedweg (2018), Tatewaki Nio (2017) e Sofia Borges (2017), entre outros.

As candidaturas são avaliadas por uma comissão constituída por profissionais do IMS e pessoas convidadas com trabalho reconhecido na área. São consideradas a qualidade artística e a viabilidade do projeto. Os projetos vencedores deste ano serão divulgados em agosto no site da ZUM.

Conheça os projetos selecionados em 2023:

Musa Michelle, Série Corpo preta, composições com rosas vermelhas para um arquivo em preto e branco, de Musa Michelle Mattiuzzi | FOTO: Vicente Otávio

Corpo preta, composições com rosas vermelhas para um arquivo em preto e branco, de Musa Michelle Mattiuzzi, é um projeto de performance fotográfica que utiliza a ideia de fabulação crítica para construir novas imagens a partir do estudo de arquivos históricos coloniais de pessoas negras na Bahia. A fotoperformance é pensada como uma rota de fuga da violência colonial, orientada pelos debates propostos pela filosofia contemporânea e pelo pensamento radical negro no Brasil.

Gente de verdade investiga a relação do povo Paiter Suruí com a imagem através da construção de um arquivo de fotografias guardadas pelos próprios Paiter, desde o momento em que começaram a utilizar câmeras, há pouco mais de 50 anos. O projeto também inclui a criação de retratos atuais feitos por Ubiratan Suruí, o primeiro fotógrafo profissional de seu povo, e a construção de um site que disponibilizará o acervo para os Paiter Suruí.

Para saber mais sobre as edições anteriores, acesse: revistazum.com.br/bolsa/.

Compartilhar:
Notícias - 28/11/2024

Pesquisa mostra que antigos egípcios bebiam coquetel alucinógeno neste recipiente

O recipiente de 2.000 anos presta homenagem ao deus Bes

No Mito do Olho Solar, uma antiga história egípcia, Hathor, a …

Notícias - 28/11/2024

Artista Nan Goldin é denunciada por políticos alemães após discurso sobre Gaza

Depois que a artista Nan Goldin fez um discurso fervoroso sobre a guerra de Israel em Gaza na abertura de sua exposição …

Notícias - 28/11/2024

Ativistas climáticos que vandalizaram a National Gallery of Art são condenados à prisão

Dois ativistas do grupo Declare Emergency foram condenados por um juiz federal após atos de vandalismo na Galeria Nacional de …

Notícias - 28/11/2024

Galeria está vendendo esta escultura de cera de Da Vinci por US$ 100 milhões

Uma galeria de arte de Las Vegas venderá em breve o molde de bronze de Cavalo e Cavaleiro, a única escultura …

Notícias - 28/11/2024

Bienal de Gaza é aberta em meio a destruição e ruína

Mais de 50 artistas de Gaza anunciaram sua decisão de formar sua própria versão do festival de arte contemporânea: a …

Notícias - 28/11/2024

Organização contra a fome protesta contra venda de banana de Maurizio Cattelan em frente a casa de leilões

Uma organização sem fins lucrativos que defende medidas para acabar com a crise global de fome e a insegurança alimentar …

Notícias - 28/11/2024

Nicole Kidman recria a icônica série do artista Robert Longo

No sexto e último volume da W Magazine de 2024, a atriz australiana Nicole Kidman é destaque em novas fotografias do artista nova-iorquino …

Notícias - 28/11/2024

Projeto Águas Abertas abre exposição com proposições artísticas para o Rio Pinheiros

A exposição traz sete projetos concebidos por artistas e arquitetos especialmente para o Parque Linear Bruno Covas
Entre 7 e 22 …

Notícias - 28/11/2024

INSCREVA-SE AQUI. CASABLOCO E REVISTA PHILOS PROMOVEM 1º CONCURSO DE ARTES CARNAVALESCAS

O tema Amores, Cores, Carnavais poderá ser retratado em duas categorias: Texto e Imagem
O festival CasaBloco se uniu à revista Philos …

Notícias - 28/11/2024

CONHEÇA PROJETO DO NOVO EDIFÍCIO DO MASP

 NOVO EDIFÍCIO PIETRO MARIA BARDI, SERÁ ABERTO AO PÚBLICO EM MARÇO DE 2025  
Com mais cinco galerias expositivas, espaços multiúso, salas …

Notícias - 28/11/2024

Curadoria do Pavilhão do Brasil na Bienal de Arquitetura de Veneza 2025 é anunciado

Luciana Saboia, Eder Alencar e Matheus Seco, do grupo Plano Coletivo, são responsáveis pela representação brasileira com foco na identificação …

Notícias - 28/11/2024

Instituto Pintora Djanira (IPD) lançará projeto de catalogação e digitalização de acervo da artista

Instituto Pintora Djanira inicia atividades públicas com projeto de catalogação e digitalização de um conjunto de 200 itens provenientes, em …