Instituto Moreira Salles abre inscrições para 12ª edição da Bolsa ZUM/IMS

Futebol feminino entre os clãs na Aldeia Lapetanha, comunidade do líder Marimop, pai do agora Cacique Geral Almir Suruí. Acervo Coletivo Lakapou.

Com o intuito de incentivar a produção artística contemporânea, a ZUM, revista de fotografia do IMS, promove sua bolsa de fomento. O prêmio chega agora à 12ª edição. As inscrições abrem hoje (6 de junho) e vão até 21 de julho. O edital e o formulário de inscrição já estão disponíveis no site da revista.

Serão selecionados dois projetos inéditos elaborados por artistas ou coletivos brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil. As candidaturas escolhidas receberão bolsas no valor de R$ 80 mil para o desenvolvimento e a entrega das obras. Os projetos devem ser relacionados à fotografia ou vídeo, em suas mais diversas vertentes, sem restrição de tema, perfil ou suporte. Todo o processo de inscrição é digital.

As pessoas ou coletivos contemplados terão um prazo de oito meses para a entrega dos resultados finais, que serão incorporados à Coleção Contemporânea do IMS. A iniciativa se soma aos esforços realizados pelo IMS para ampliar seu acervo, estabelecer diálogos e valorizar as múltiplas vozes que compõem a diversidade cultural do país.

Nas edições passadas, foram contemplados projetos de artistas e coletivos como Musa Michelle Mattiuzzi (2023), Coletivo Lakapoy (2023), Igi Lola Ayedun (2022), Glicéria Tupinambá (2022), Tiago Sant’Ana (2021), Castiel Vitorino Brasileiro (2021), Val Souza (2020), Aleta Valente (2019), Aline Motta (2018), Dias & Riedweg (2018), Tatewaki Nio (2017) e Sofia Borges (2017), entre outros.

As candidaturas são avaliadas por uma comissão constituída por profissionais do IMS e pessoas convidadas com trabalho reconhecido na área. São consideradas a qualidade artística e a viabilidade do projeto. Os projetos vencedores deste ano serão divulgados em agosto no site da ZUM.

Conheça os projetos selecionados em 2023:

Musa Michelle, Série Corpo preta, composições com rosas vermelhas para um arquivo em preto e branco, de Musa Michelle Mattiuzzi | FOTO: Vicente Otávio

Corpo preta, composições com rosas vermelhas para um arquivo em preto e branco, de Musa Michelle Mattiuzzi, é um projeto de performance fotográfica que utiliza a ideia de fabulação crítica para construir novas imagens a partir do estudo de arquivos históricos coloniais de pessoas negras na Bahia. A fotoperformance é pensada como uma rota de fuga da violência colonial, orientada pelos debates propostos pela filosofia contemporânea e pelo pensamento radical negro no Brasil.

Gente de verdade investiga a relação do povo Paiter Suruí com a imagem através da construção de um arquivo de fotografias guardadas pelos próprios Paiter, desde o momento em que começaram a utilizar câmeras, há pouco mais de 50 anos. O projeto também inclui a criação de retratos atuais feitos por Ubiratan Suruí, o primeiro fotógrafo profissional de seu povo, e a construção de um site que disponibilizará o acervo para os Paiter Suruí.

Para saber mais sobre as edições anteriores, acesse: revistazum.com.br/bolsa/.

Compartilhar:
Notícias - 25/06/2024

Vai a leilão uma obra-prima de Ticiano, roubada por Napoleão e encontrada em um ponto de ônibus

Uma pequena pintura do jovem Tiziano Vecellio, conhecido na história como Ticiano, deverá estabelecer um novo recorde em leilão para …

Notícias - 25/06/2024

Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade vai premiar ações que valorizem mulheres e pessoas LGBTQIAPN+

Nesta segunda-feira, (24) o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), lançou …

Notícias - 25/06/2024

Ativistas climáticos jogam tinta laranja no Stonehenge, na Inglaterra

Manifestantes ambientais pulverizaram tinta no famoso monumento Stonehenge, na Inglaterra. Imagens mostraram marcas laranja cobrindo algumas das pedras da mundialmente …

Notícias - 25/06/2024

Instalação de arte homenageia 25 indivíduos que foram escravizados no local

Como muitas pessoas que cresceram no Brooklyn, Adama Delphine Fawundu lembra-se de ter passado grande parte de sua infância e …

Notícias - 25/06/2024

VIA CULTURAL MIX oferece OFICINAS PRESENCIAIS E ONLINE

O projeto VIA CULTURAL MIX abre inscrições para oficinas gratuitas presenciais e online.
Com transmissão on-line para todo o Brasil, no …

Notícias - 25/06/2024

Artista desenterra a história da escravidão em Nova York

Os autorretratos de Nona Faustine são politicamente incisivos, historicamente fundamentados e espiritualmente transcendentes. Colocando o seu próprio corpo abundante e …

Notícias - 21/06/2024

Primeiro ministro canadense pede ao Papa que devolva itens indígenas da coleção do Vaticano

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, instou o Papa Francisco a intensificar os esforços de reconciliação com os povos indígenas …

Notícias - 21/06/2024

artistas quebram a quarta parede de espaços de arte e expõem trabalho precarizado

É uma exposição? É uma instalação? É uma performance? É “Amador e Jr Segurança Patrimonial Ltda, nem profissional, nem sênior”, …

Notícias - 21/06/2024

projeto de arte-educação da Fundação Iberê, atenderá crianças com autismo atingidas pelas enchentes

No dia 24 de junho (segunda-feira), o Programa Iberê nas Escolas inaugura uma nova etapa de sua proposta de envolver …

Notícias - 21/06/2024

Conheça a história da pintura roubada mais valiosa do mundo

O Concerto foi pintado por Johannes Vermeer por volta de 1665 e mostra três figuras da classe alta: uma mulher …

Notícias - 21/06/2024

Triptico de Basquiat será leiloado pela metade do preço de dois anos atrás

No final deste mês, em um leilão moderno e contemporâneo da Sotheby’s em Londres, o tríptico de Jean-Michel Basquiat, Retrato …

Notícias - 21/06/2024

Como um fotógrafo ganhou prêmio de concurso IA com sua foto real?

Uma fotografia real inscrita na categoria de concurso fotográfico de imagens geradas por inteligência artificial ganhou prêmio do júri, mas …