Instituto Inhotim anuncia nova diretoria

A partir de janeiro de 2022, o Instituto Inhotim terá uma nova diretoria executiva e artística. Lucas Pessôa assume a função de diretor-presidente, Paula Azevedo será diretora vice-presidente e Julieta González estará à frente da direção artística do museu.

O objetivo principal da nova diretoria é a ampliação do contato da instituição com a sociedade civil, tornando o Instituto mais aberto e permeável, e também a inclusão de outras formas de conhecimento e saberes em sua programação. A perspectiva ecológica na sua dimensão mais ampla ocupará um lugar central no programa artístico e educativo, que terão como objetivo fomentar a singularização da experiência e o pensamento crítico a partir do espaço da arte.

A mudança surge do desejo do Inhotim – que acaba de completar 15 anos – de institucionalizar a gestão e projetar seu futuro de forma ainda mais sólida e sustentável, ampliando o diálogo com os mais diversos públicos e construindo bases para sua perenidade.

Antonio Grassi ocupa o cargo de diretor-presidente até dezembro de 2021 e partir de janeiro de 2022, baseado em Lisboa, passa a atuar como consultor internacional para o Instituto. Em sua passagem pelo Inhotim, Grassi ampliou a programação cultural, trazendo grandes nomes da música, do teatro e da dança para dialogarem com arte, botânica e arquitetura. A exemplo do Inhotim em Cena, projeto idealizado por ele com objetivo de fomentar a produção artística brasileira.

DIREÇÃO EXECUTIVA

O fortalecimento das bases institucionais, a ampliação do programa e a implementação de uma governança alinhada às melhores práticas de instituições museológicas globais, devem conduzir a gestão de Lucas Pessôa, que conta em sua trajetória profissional com passagens no corpo diretivo de instituições como MASP e Oficina Brennand.

“Inhotim é uma instituição muito prestigiosa e possui uma das coleções de arte contemporânea mais importantes do mundo, inserida num contexto muito singular de integração com a natureza. Esse conjunto único faz de Inhotim uma caixa de ressonância extraordinária, tudo que é pensado e produzido na instituição reverbera enormemente, e devemos tomar proveito desse alcance para participar ativamente das discussões contemporâneas, fomentar o pensamento crítico e fortalecer as bases institucionais para que o museu assegure sua atuação no futuro em plena potência, explica Pessôa.

Com larga experiência na direção de instituições como MAM-SP, IAC e Instituto Tomie Ohtake, Paula Azevedo, nova diretora vice-presidente do Inhotim atuará principalmente nos processos de modernização da gestão, formação de um novo Conselho, no fortalecimento das relações institucionais, captação de recursos e implementação de um novo programa de patronato e amigos do Inhotim, ampliando assim o contato com o público e com os parceiros da instituição.

“Formar um Conselho plural e participativo e aproximar a sociedade civil do Instituto está entre as metas dessa nova gestão. Também desejo me debruçar em pautas ambientais a partir de uma visão integrada entre arte, cultura, ecossistema e sustentabilidade. Além de ser um museu de arte contemporânea, o Inhotim é também um Jardim Botânico, composto de mais de 4,5 mil espécies vindas de todos os continentes. Isso nos dá inúmeras possibilidades!”, conta Paula.

DIREÇÃO ARTÍSTICA

Com mais de 25 anos de experiência na curadoria de instituições como Tate Modern, Museo Tamayo, MASP, Bronx Museum entre outras, a curadora e pesquisadora Julieta González deseja – para o futuro do Instituto – o desenvolvimento de um projeto curatorial que aproxime o Inhotim de artistas e instituições do Sul Global.

“Minha proposta inclui a ampliação do olhar do programa artístico, atento às mudanças discursivas do mundo contemporâneo”, conta Gonzáles. Suas ideias visam, também, a dinamização da exibição do acervo do Instituto por meio de parcerias com instituições nacionais e internacionais, projetos curatoriais que aproximem o diálogo de Inhotim com uma pluralidade de pensamentos culturais e artísticos, e uma maior interface com a sociedade civil por meio de programas públicos.

Compartilhar:
Notícias - 03/12/2021

Jeff Koons e Cicciolina voltam aos holofotes

Um artista que fez a escultura de uma serpente enrolada em uma pedra para a estrela do cinema adulto italiano …

Notícias - 03/12/2021

Lista de mais poderosos da arte contemporânea traz líder surpreendente

ERC-721, a especificação para o “token não fungível” na rede Ethereum, está em primeiro lugar no ranking anual dos mais …

Notícias - 02/12/2021

Fotografiska pretende se tornar o maior museu privado do mundo

Fotografiska, o museu sueco com fins lucrativos, está adicionando três novos locais à sua lista de unidades já existentes: além …

Notícias - 01/12/2021

Restauro de obras de arte do Metrô de São Paulo vira documentário

Em curso desde 2019 e com as primeiras etapas registradas em um documentário disponível no YouTube com aproximadamente …

Notícias - 01/12/2021

Obra icônica de Banksy vai a leilão pela Bolsa de Arte SP

Pela primeira vez, uma obra de Banksy irá a leilão na América Latina – no dia 10 de fevereiro, na …

Notícias - 30/11/2021

Inhotim recebe o Museu de Arte Negra idealizado por Abdias Nascimento

Poeta, escritor, dramaturgo, curador, artista plástico, professor universitário, pan-africanista e parlamentar, Abdias Nascimento (1914-2011), indicado oficialmente ao prêmio Nobel da …

Notícias - 30/11/2021

Museu Judaico de São Paulo é inaugurado

A partir do dia 5 de dezembro de 2021, abre para visitação o Museu Judaico de São Paulo (MUJ), espaço …

Notícias - 29/11/2021

Festival de performances abre convocatória

Festival Atos de Fala completa 10 anos e sua sexta edição – que acontece de 19 de janeiro a 02 …

Notícias - 29/11/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura divulga indicados e retoma cerimônia presencial

Valorizar e premiar nossa cultura e seus artistas em tempos tão difíceis é a missão do Prêmio Arcanjo de Cultura, …

Notícias - 26/11/2021

Steve McCurry e a resiliência da infância em fotos

De meninas enfrentando o Mar de Sulu a crianças em idade escolar no Afeganistão, no novo livro Stories and Dreams …

Notícias - 26/11/2021

Veja resenha de nova biografia de Magritte, um homem de mistério

Ao contrário de seus contemporâneos surrealistas, René Magritte tendia a manter Freud à distância de sua obra – embora poucos artistas ofereçam …

Notícias - 26/11/2021

A 'amizade íntima' de Basquiat e Warhol é explorada em drama

A exposição prometia ser de tirar o fôlego, com os dois artistas usando luvas de boxe no pôster. Mas a ansiosamente …