Instituto Cultural Vale lança programa gratuito de formação em Gestão Contemporânea das Artes

O Instituto Cultural Vale lança nesta terça-feira, 30, seu programa de formação em Gestão Contemporânea das Artes. Voltado para profissionais das áreas de música e artes cênicas, o curso será ministrado online e de forma gratuita. O corpo docente conta com nomes de referência no setor [relação abaixo], vindos de diversas partes do país para dar aos alunos um olhar mais amplo sobre o cenário cultural brasileiro. As lives, videoaulas e apostilas podem ser acessadas no site do Instituto Cultural Vale – institutoculturalvale.org.

“O Instituto Cultural Vale ouviu produtores culturais sobre suas maiores necessidades e, a partir dessa troca, criou o programa de formação em Gestão Contemporânea das Artes. É o primeiro programa educativo assinado pelo Instituto e direcionado para o dia a dia dos profissionais criativos da música e das artes cênicas. No ano passado, lançamos a capacitação gratuita em formatação e cadastro de projetos via Lei Federal de Incentivo à Cultura para democratizar o acesso de mais produtores ao mecanismo. Empoderar profissionais do setor é, também, contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva da economia criativa e propiciar mais oportunidades”, afirma Hugo Barreto, diretor presidente do Instituto Cultural Vale.

Estruturado a partir de três módulos, o programa didático tem como foco as principais necessidades da cadeia produtiva criativa hoje e abordagens específicas das áreas de atuação em que é centrado. Os temas dos módulos da formação são: Planejamento para Artistas – driblando as incertezas; Ambientação Digital – os novos desafios; Sustentabilidade e Cultura – abordagens desafiantes. Serão abordados ainda conteúdos fundamentais para a profissionalização e formação crítica de artistas, agentes, gestores e produtores culturais.

O programa tem como objetivo ampliar o repertório conceitual e técnico dos profissionais da cultura para auxiliar em sua atuação autônoma no mercado de trabalho. Para isso, conta com 9 apostilas de cada uma das videoaulas. Todo o material ficará disponível como acervo no site do ICV. Também na agenda do programa estão três lives, uma para cada módulo, para esclarecer dúvidas e para a troca de informações sobre o conteúdo entre alunos e professores.

A live inaugural do programa acontece em 6 de abril e será a palestra “O Futuro das Artes” com a participação de profissionais de peso em suas áreas de atuação: Glória Caputo, idealizadora do projeto Vale Música Belém, Chico Pelúcio, ator, diretor, gestor cultural, idealizador e diretor geral do Centro Cultural Galpão Cine Horto, Deborah Colker, bailarina e coreógrafa brasileira à frente da companhia de dança que leva seu nome. A abertura será feita por Flavia Constant, gerente executiva de Investimento Social, Cultural, Pesquisa e Conhecimento da Vale. A mediação será conduzida pela jornalista Adelaide Oliveira.

Maria Helena Cunha, coordenadora geral e curadora do Gestão Contemporânea das Artes fala sobre o programa: “Quando o Instituto Cultural Vale nos convidou para idealizar esse programa de Gestão Contemporânea das Artes, fomos inspirados pelos princípios de uma educação baseada no auto aprendizado, no compartilhamento de conhecimentos e na busca de processos formativos em gestão sensíveis à lógica de desenvolvimento do campo da arte e da cultura”.

O Instituto Cultural Vale tem iniciativas para fomentar a economia criativa em toda a sua cadeia produtiva. Além do programa de formação em Gestão Contemporânea das Artes – Música e Artes Cênicas, oferece capacitação gratuita em formatação e cadastro de projetos via Lei Federal de Incentivo à Cultura e realizará, ainda neste ano, a segunda edição da Chamada Vale de Patrocínios Culturais, que tem como objetivo fazer chegar a todo o território nacional o incentivo à produção cultural. Em 2020, foram selecionados pelo edital 68 projetos em 24 estados e no Distrito Federal para execução em 2021, somando R$25 milhões incentivados com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Fachada do Museu Vale – Vitória ES | FOTO Gabriel Lordêllo_Mosaico Imagem

Programa de formação em Gestão Contemporânea das Artes

Módulo 1 | Planejamento para artistas: driblando as incertezas, 30/03
O Módulo 1 apresenta as ferramentas de planejamento estratégico para grupos e espaços culturais a partir do desenvolvimento de trabalhos coletivos e colaborativos, considerando a realidade atual. Também trata de aspectos jurídicos da cultura relacionados à institucionalização do setor, processos organizacionais e formalização de grupos e espaços culturais. Apresentação da lógica da legislação cultural no Brasil e os editais para o setor cultural. E elenca as especificidades do planejamento estratégico para as áreas artísticas.

Planejamento para a Cultura: das incertezas à visão de futuro
Maria Helena Cunha (MG)
Aspectos Jurídicos da Cultura
Cris Olivieri (SP)
Planejamento Estratégico voltado para as artes cênicas
Romulo Avelar (MG)
Planejamento Estratégico voltado para o setor da música
Erick Krulikowski (SP)

Live Módulo 1 – Planejamento para artistas – driblando as incertezas – 08/04 às 19h

Módulo 2 | Ambientação digital: os novos desafios, 9/04
O Módulo 2 discute a transformação digital que estamos vivendo e a necessidade de adaptar a rotina diária ao ambiente digital, trazendo modelos e experiência com as especificidades da cultura e da arte. A partir de orientações mais práticas, apresentar as possibilidades de produção de conteúdo virtual. Como utilizar as plataformas virtuais e produzir cultura para seus ambientes e as características de cada área, produção virtual de conteúdo artístico; produção de conteúdo de comunicação para as redes sociais, como gerenciá-las.

Conteúdo Horizontal para um público que quer experiência
Ana Carolina Almeida Souza (Belém)
Produção de Conteúdo para Plataformas Virtuais
Luiz Felipe Fernandes (MG)

Live Módulo 2 – Ambientação digital – os novos desafios, 15/04 às 19h

Módulo 3 | Sustentabilidade e Cultura: abordagens desafiantes, 16/04
O Módulo 3 aborda os desafios da sustentabilidade para o setor cultural: diversificação de fontes de recursos, legislações e editais culturais, financiamento coletivo, estabelecimento de parcerias, desenvolvimento de ações colaborativas, monetização das ações virtuais. Discute as principais experiências sustentáveis a partir da realidade das áreas artísticas – música e artes cênicas e suas características.

Planejando a captação de recursos
João Leiva (SP)
Experiências sustentáveis nas artes cênicas
Fernando Yamamoto (RN)
Desafios à sustentabilidade na cultura: públicos on-line
Daniela Ribas (SP)

Live Módulo 3 – Sustentabilidade e Cultura: abordagens desafiantes, 22/04 às 19h

 

Compartilhar:
Notícias - 20/04/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura valoriza artistas

O ano de 2020 foi desafiador para a classe artística e os trabalhadores da cultura. Prestigiar e valorizar estes profissionais …

Notícias - 20/04/2021

Após 14 anos fechado, MAB reabre e celebra 61 anos de Brasília

Um movimento na orla do Lago Paranoá anuncia novos tempos para a capital federal. Em meio à pandemia da Covid-19, …

Notícias - 19/04/2021

Gagosian apresenta exposição com novos trabalhos de Rachel Whiteread

A Galeria Gagosian apresenta “Internal Objects”, exposição de novos trabalhos de Rachel Whiteread. Whiteread emprega a linguagem formal do minimalismo, …

Notícias - 19/04/2021

Brasileiro vence World Press Photo Award 2021

O fotojornalismo brasileiro foi mais uma vez reconhecido na mais importante competição de jornalismo visual do mundo, promovida pela World …

Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …