Para celebrar os 35 anos do Polochon criado por Lina Bo Bardi, a Carbono Galeria e o Instituto Bardi têm o prazer de apresentar o lançamento da edição da obra em uma tiragem limitada de 35 exemplares, com escala reduzida.
“O Polochon (ou Porco-chon) é uma figura simpática de duas bundas. Descrito por Alfred Jarry em texto de 1885, foi colocado em cena pela primeira vez por Lina Bo Bardi, exatos cem anos depois. Integrava a cenografia da montagem brasileira de Ubu Rei (Ubu Roi), que a arquiteta criou a convite da companhia Teatro do Ornitorrinco. “ (Sol Camacho, Diretora Cultural – Instituto Bardi / Casa de Vidro).
A edição foi desenvolvida a partir de um escaneamento 3D do trabalho original e reproduzida em resina na escala 1: 0,25. A caixa de madeira que acompanha e acomoda a edição foi inspirada nos desenhos do mobiliário de Lina.
A divulgação do lançamento será apenas digital, devido à pandemia. Um exemplar do Polochon será hospedado por pessoas ligadas às artes, arquitetura e cultura que irão compartilhar em suas redes sociais o seu dia com o simpático porquinho. Será o #PolochonTakeover, a partir do dia 01.12.2020, e alguns dos anfitriões são Alex Atala, Ana Carolina Ralston, Ana Strumpf, Clarissa Schneider, Claudia Moreira Salles Constanza Pascolato Fernanda Marques, Lissa Carmona, Stephanie Wenk e João Paulo Siqueira. A obra ficará exposta e disponível para venda na Carbono (galeria e site) e um exemplar também estará à vista na Casa de Vidro.
“O projeto da edição do Polochon permitirá angariar recursos para dar continuidade às atividades culturais do
Instituto Bardi, além de ajudar na manutenção de sua sede, a Casa de Vidro. Assim, a aquisição de cada uma das
peças é uma forma de contribuir para preservar e ativar o legado dos Bardi, e também de divulgar o pensamento
de Lina, uma das mulheres mais vanguardistas do século 20. “ (Waldick Jatobá, Diretor-executivo – Instituto Bardi /
Casa de Vidro).