Instituto Artium abre as portas em São Paulo

O Instituto Artium, entidade cultural sem fins lucrativos, fundada em 2019, abre as portas para o público com exposição coletiva inédita intitulada “Semana de 21”.

Localizado na Rua Piauí, no bairro Higienópolis, o instituto ocupa uma edificação de 1500 m2 centenária que passou por um minucioso trabalho de restauro visando a manutenção e recuperação do patrimônio. O Instituto foi fundado com o intuito de ser um espaço cultural com programação anual de atividades, viabilizando projetos e ações educativas envolvendo artes visuais e cênicas.

O Palacete:

O Palacete Stahl de arquitetura eclética, foi construído no estilo Luis XVI modernizado, entre 1920 e 1921. Seu desígnio era hospedar o primeiro consulado da Coroa Sueca, em São Paulo, e servir de residência ao Cônsul-Geral, o Comendador Gustav Stahl. Depois disso, recebeu diferentes funções, até que , por volta de 1980 perdeu seu uso e passou por décadas de severa deterioração, até ser tombado, em 2005, pelo Conpresp. O palacete Stahl é reconhecido como patrimônio histórico.

A partir de janeiro de 2020, o Instituto Artium transferiu sua sede para o palacete e tem início o cumprimento da determinação do Conpresp de restaurar sua fachada com a remoção da pintura e massa acrílica acrescidas, revelando sua textura original recoberta por massa cimentícia áspera, colorida por velatura especial, que remete ao limestone francês, característico das construções da época. Além disto, são restauradas algumas características ornamentais e decorativas internas, originais de sua construção.

Adaptando o imóvel para os compromissos ambientais assumidos pelo Instituto Artium, estão em curso estudos para instalar sistema de coleta de água pluvial para reuso de painéis solares para geração própria de energia renovável. O Instituto Artium pratica a coleta seletiva de todo o resíduo que produz e incentiva seus prestadores de serviço a fazerem o mesmo.

Exposição “Semana de 21”

Thomaz Rosa, Sem título, 2020

Com curadoria do artista plástico e fotógrafo Alberto Simon, “Semana de 21”, é uma exposição coletiva que reúne um apanhado da produção atual de artistas de diversas gerações que vivem e atuam em São Paulo. O projeto curatorial e expositivo não é orientado por um tema propriamente dito, mas pelas circunstâncias temporais e espaciais nas quais a mostra acontece.

As obras, assim como o projeto expositivo, não pretendem “dialogar” com o espaço, porém tornar evidente e de forma visível o contraste que signifique os 100 anos que separam a construção do consulado até sua reabertura como Instituto Artium, às vésperas do centenário da Semana de Arte Moderna de 22.

Tanto a arquitetura exterior quanto a interior do palacete são condizentes com a época em que foi construído. Nessa época, São Paulo já era um local que criava uma atmosfera propícia para que manifestações modernistas pudessem despontar, uma vez que a industrialização da capital já estava a todo vapor e ainda se expandia vertiginosamente nas décadas seguintes. Por outro lado, essa mesma São Paulo ainda não havia sido capaz de tornar sua modernidade visível, fosse nas manifestações artísticas, na arquitetura ou na sua absorção de “novos costumes”. Foi a partir da década de 20 que se viram as primeiras construções em estilo modernista assim como a seminal Semana de Arte Moderna, um marco na história da cidade e do país.

Fazendo conexão com todas as mudanças desses tempos passados, 2020 e 2021 foram marcados por acontecimentos que não se conheciam e caminhamos para um mundo que em muitos aspectos será diferente daquele que conhecíamos, por isso, o Instituto Artium acredita ser oportuno inaugurar um novo espaço voltado às artes visuais, com uma exposição que celebra a diversidade de linguagens e mídias, sem uma proposta de coesão visual ou de conteúdo, mas que com obras de 18 artistas possa de forma explícita representar a enorme complexidade do mundo atual e trazer um horizonte de retorno à normalidade em um mundo pós pandêmico.

A exposição tem início dia 7 de agosto de 2021, gratuita, e aberta ao público. O espaço está com a capacidade reduzida seguindo as orientações do governo estadual em relação à pandemia de Covid-19.

Erika Verzutti, Casa, 2008

Compartilhar:
Notícias - 17/09/2021

Barbara Kruger e MArk Bradfort integram lista de 100 pessoas mais influentes de 2021 da Revista Time

Os artistas Barbara Kruger e MArk Bradfort figuram na lista de 100 pessoas mais influentes de 2021 da Revista Time. …

Notícias - 17/09/2021

Samsung fecha parceria com grandes museus para serviço de arte na TV

A Samsung Electronics Co. anunciou que assinou uma parceria com o Museu do Louvre para expandir seu serviço de assinatura …

Notícias - 17/09/2021

Professor de história da arte descobre obra do barroco italiano em igreja de Nova York

Um professor de história da arte em Westchester, Nova York, descobriu uma rara pintura barroca italiana em uma igreja local. …

Notícias - 17/09/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2022

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, divulga a …

Notícias - 16/09/2021

Artistas contemporâneos ocupam mobiliário urbano do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro continua lindo e ganhou ainda mais cor com a exposição a céu aberto Arte Atua, que …

Notícias - 16/09/2021

"Ópera é chato", afirma Marina Abramovic na estreia de seu trabalho em Londres

“A ópera é chata”, afirmou Marina Abramovic em uma sala cheia de jornalistas na abertura de uma exposição de suas …

Notícias - 15/09/2021

Galerias comemoram bons resultados na ArtRio

A ArtRio encerrou sua 11ª edição, realizada em formato presencial, na Marina da Gloria, Rio de Janeiro, e em plataforma …

Notícias - 10/09/2021

Bolsa de Fotografia ZUM/IMS seleciona projetos de Castiel Vitorino Brasileiro e Tiago Sant’Ana

O Instituto Moreira Salles anuncia os dois projetos vencedores da 9ª edição da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS: Corpoflor − A …

Notícias - 10/09/2021

evento reúne INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS INSPIRADAS PELO MAIS ANTIGO HOSPITAL PSIQUIÁTRICO DO BRASIL

Em abril de 2021, os nove últimos moradores pacientes do Complexo Hospitalar do Juquery foram transferidos e o hospital encerrou …

Notícias - 09/09/2021

Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia abre chamada

A partir de hoje (8/9), estão abertas as inscrições para a 4ª Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia. Com o …

Notícias - 09/09/2021

Galerias brasileiras marcam presença na feira nova-iorquina The Armory Show

As galerias Lume, Millan, Nara Roesler e Vermelho participam da feira The Armory Show, que acontece entre os dias 9 …

Notícias - 09/09/2021

Funarte lança editais para diferentes linguagens artísticas

A Fundação Nacional de Artes – Funarte publicou cinco diferentes editais nesta semana, para incentivo a projetos relacionados a várias …