Instituições anunciam iniciativa colaborativa para o mundo da arte no combate às mudanças climáticas

Os lobistas da indústria das artes Gallery Climate Coalition (GCC), a casa de leilões global Christie’s (membro do GCC) e a instituição de caridade ambiental ClientEarth anunciaram o Artists for ClientEarth: uma nova iniciativa colaborativa histórica projetada para impulsionar o mundo da arte na luta contra as mudanças climáticas. Obras excepcionais de grandes artistas internacionais, incluindo Cecily Brown, Antony Gormley, Rashid Johnson, Beatriz Milhazes e Xie Nanxing, serão colocadas em leilão nas vendas dos séculos 20/21 da Christie em Londres, Nova York e Hong Kong no próximo ano, a partir de doações dos artistas e suas galerias – Hauser & Wirth, Thomas Dane Gallery e White Cube – para arrecadar fundos diretamente em apoio ao ClientEarth. Um programa paralelo de palestras e educação proporcionará aos colecionadores e profissionais do mundo da arte acesso ao trabalho do ClientEarth, que se compromete a criar uma mudança sistêmica para proteger o planeta.

There’ll be bluebirds, de Cecily Brown, 2019, será o primeiro trabalho a ser oferecido nesta série de sete vendas. A pintura, retratando um pássaro enigmático dentro de uma composição  feita de traços barrocos em um furioso “corpo a corpo” de tons carnudos, está sendo colocada no leilão noturno do século 20/21 em Londres em outubro, com uma estimativa de pré-venda de £ 500.000 – 700.000. A obra estreou na exposição individual da artista no Palácio de Blenheim em setembro de 2020. Cada venda oferecerá obras locais na medida do possível, reduzindo assim o envio – uma fonte importante de emissões de carbono pelo mundo da arte.

A Gallery Climate Coalition empreendeu esta iniciativa para ClientEarth em reconhecimento de que, embora o mundo da arte comercial contribua para a crise climática, é também uma fonte potencial principal de mudanças positivas e significativas, tanto por meio da transformação sistêmica das práticas da indústria quanto por meio do apoio a importantes trabalhos que outros estão empreendendo.

ClientEarth aborda a crise climática de uma forma única e sistêmica, usando a lei para desafiar indústrias, empresas e governos que estão envolvidos nas atividades mais poluentes. A equipe de advogados especializados da ClientEarth em centros na Europa, Ásia e Estados Unidos usa suas habilidades e treinamento para, entre outras coisas, impedir a construção de novas usinas de carvão, forçar governos a limpar a poluição do ar e pressionar os principais credores multilaterais a retirarem fundos para combustíveis fósseis. O GCC e a Christie’s se uniram à ClientEarth para arrecadar dinheiro, conscientização e apoio do mundo da arte para este trabalho essencial por meio da iniciativa Artists for ClientEarth.

Antony Gormley diz: ‘A lei deve ser aplicada e reforçada para proteger o que sempre consideramos garantido: as criaturas, as plantas e as pessoas das quais depende o futuro do planeta. Estou muito satisfeito por apoiar a ClientEarth em todo o seu trabalho tenaz e vital”. A brasileira Beatriz Milhazes afirma que a ‘ClientEarth trabalha com grande respeito em cada situação, seja conservando as florestas ou lutando para impedir usinas elétricas a carvão, as comunidades locais estão sempre no centro de seu trabalho. Esta é uma ação essencial que precisa de apoio. ‘

James Thornton, CEO fundador da ClientEarth diz: “Na ClientEarth, usamos o poder da lei para construir um futuro mais brilhante e saudável para que as pessoas e a natureza prosperem juntas. Usamos a lei de forma criativa para impulsionar a mudança sistêmica e reequilibrar o poder entre as pessoas, governos e indústria. A arte e a cultura prosperam quando as pessoas e a natureza são defendidas. Por isso, somos apaixonados por levar a proteção ambiental para o centro do mundo da arte. É por isso que estamos tão entusiasmados com o apoio da Christie’s e da Gallery Climate Coalition para nossa missão por meio do Artists for ClientEarth. É realmente um grande prazer para ClientEarth ser associado e apoiado pelas obras notáveis ​​desses artistas”.

Artists for ClientEarth será lançado com a venda de There’ll be bluebirds, 2019 por Cecily Brown na Christie’s Evening Sale em Londres em 15 de outubro, com Rashid Johnson a ser destaque nas vendas em Nova York, e Xie Nanxing em Hong Kong, ambos em Novembro de 2021. Antony Gormley, Beatriz Milhazes, e outros artistas a serem anunciados em breve, serão apresentados nas vendas de fevereiro e junho de 2022.

Compartilhar:
Notícias - 17/09/2021

Barbara Kruger e MArk Bradfort integram lista de 100 pessoas mais influentes de 2021 da Revista Time

Os artistas Barbara Kruger e MArk Bradfort figuram na lista de 100 pessoas mais influentes de 2021 da Revista Time. …

Notícias - 17/09/2021

Samsung fecha parceria com grandes museus para serviço de arte na TV

A Samsung Electronics Co. anunciou que assinou uma parceria com o Museu do Louvre para expandir seu serviço de assinatura …

Notícias - 17/09/2021

Professor de história da arte descobre obra do barroco italiano em igreja de Nova York

Um professor de história da arte em Westchester, Nova York, descobriu uma rara pintura barroca italiana em uma igreja local. …

Notícias - 17/09/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2022

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, divulga a …

Notícias - 16/09/2021

Artistas contemporâneos ocupam mobiliário urbano do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro continua lindo e ganhou ainda mais cor com a exposição a céu aberto Arte Atua, que …

Notícias - 16/09/2021

"Ópera é chato", afirma Marina Abramovic na estreia de seu trabalho em Londres

“A ópera é chata”, afirmou Marina Abramovic em uma sala cheia de jornalistas na abertura de uma exposição de suas …

Notícias - 15/09/2021

Galerias comemoram bons resultados na ArtRio

A ArtRio encerrou sua 11ª edição, realizada em formato presencial, na Marina da Gloria, Rio de Janeiro, e em plataforma …

Notícias - 10/09/2021

Bolsa de Fotografia ZUM/IMS seleciona projetos de Castiel Vitorino Brasileiro e Tiago Sant’Ana

O Instituto Moreira Salles anuncia os dois projetos vencedores da 9ª edição da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS: Corpoflor − A …

Notícias - 10/09/2021

evento reúne INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS INSPIRADAS PELO MAIS ANTIGO HOSPITAL PSIQUIÁTRICO DO BRASIL

Em abril de 2021, os nove últimos moradores pacientes do Complexo Hospitalar do Juquery foram transferidos e o hospital encerrou …

Notícias - 09/09/2021

Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia abre chamada

A partir de hoje (8/9), estão abertas as inscrições para a 4ª Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia. Com o …

Notícias - 09/09/2021

Galerias brasileiras marcam presença na feira nova-iorquina The Armory Show

As galerias Lume, Millan, Nara Roesler e Vermelho participam da feira The Armory Show, que acontece entre os dias 9 …

Notícias - 09/09/2021

Funarte lança editais para diferentes linguagens artísticas

A Fundação Nacional de Artes – Funarte publicou cinco diferentes editais nesta semana, para incentivo a projetos relacionados a várias …