Inscrições abertas para curso de introdução à arte-educação inclusiva

Já estão abertas as inscrições para a segunda turma do curso Introdução à Arte/Educação, Tecnologia Assistiva e Deficiência, do projeto Um Novo Olhar. As aulas, que acontecerão no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFRJ, terão início em 7 de dezembro. O Um Novo Olhar é uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

O curso é introdutório e faz parte da série Arte/Educação + Acessibilidade + Inclusão, uma das frentes do projeto e que tem por objetivo capacitar educadores do ensino fundamental para trabalhar as artes de forma a integrar crianças com diferentes deficiências e crianças sem deficiência, contribuindo, assim, para a criação de um ambiente mais inclusivo e acolhedor dentro das salas de aula e no ambiente escolar como um todo.

A coordenação de conteúdo deste módulo é dos professores Thelma Alvares e José Antônio Borges, contando ainda com conteúdo das professoras Carla Mauch e Vânia Mefano. Durante as aulas, serão abordados o modelo de Inclusão escolar, a contribuição das artes para uma escola mais acolhedora, os direitos da criança com deficiência no ambiente escolar, o atendimento educacional especializado e recursos multifuncionais e a arte como forma de expressão do indivíduo. A primeira turma do curso, que teve suas atividades entre setembro e outubro últimos, foi um sucesso, com grande procura e participação.

As inscrições poderão ser feitas através do site www.umnovoolhar.art.br. Serão disponibilizadas 120 vagas para cada uma das regiões do país – Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul –, que serão preenchidas por ordem de inscrição, totalizando 600 vagas para o curso. Ao final, haverá emissão de certificado, com carga horária de 48h, para os inscritos que obtiverem aprovação nas avaliações sobre o conteúdo apresentado.

A diversidade é uma característica da vida e os seres humanos apresentam-se em sua essencial e rica perspectiva de se diferenciarem, de não serem iguais uns aos outros (ou de não serem os outros). Mas, na prática, a diferença nem sempre é encarada assim”, afirma Thelma Alvares, coordenadora de conteúdo. “Em nosso curso, pegaremos apenas uma fatia dessa ampla diversidade, discutindo a inclusão escolar de crianças com deficiência. Um grande desafio, mas, sem dúvida, uma oportunidade para desenvolver uma cultura escolar que seja solidária, que respeite o outro e que nos liberte de crenças arraigadas que nos enrijecem e nos tornam cidadãos indiferentes ao sofrimento alheio”, defende.

Sobre os professores:

Thelma Alvares é professora titular da Escola de Música da UFRJ, onde atua nos cursos de Licenciatura em Música e de bacharelado em Musicoterapia, e também no programa de pós-graduação em Educação Musical. É bacharel em Musicoterapia (Conservatório Brasileiro de Música, 1986) e tem especialização em Saúde Mental (Instituto de Psiquiatria, UFRJ,1989), mestrado em Terapias Expressivas (Lesley College, 1993) e doutorado em Educação Musical/Musicoterapia (University of Miami, 2001). Foi coordenadora do Curso de Especialização em Terapia das Artes (formação de arteterapeutas e musicoterapeutas) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

José Antonio dos Santos Borges é Informático pela UFRJ, com mestrado e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE-UFRJ. Trabalha desde 1974 no Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atuou em diversas áreas, como projeto de sistemas operacionais, sistemas CAD para eletrônica e microeletrônica, computação gráfica, multimídia e síntese de voz e computação para pessoas com deficiência. Atualmente, coordena uma série de projetos de acessibilidade no NCE/UFRJ.

Carla Mauch, Coordenadora Geral da Mais Diferenças, é pedagoga, com especialização em Tecnologia Assistiva, e Mestre em Psicologia da Educação pela PUC SP. Desenvolve projetos de educação e cultura inclusivas há mais de 20 anos. Faz parte de várias redes e movimentos em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, educação e cultura.

Vania Mefano é formada em Terapia Ocupacional e Iniciou sua atividade profissional em Centro de Reabilitação conveniado pela LBA que tinha a bandeira da Prevenção e Promoção da Saúde. Atuou como Gestora Pública pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, na Área Técnica da Pessoa com Deficiência (com assento governamental em entidade de Defesa de Direitos das Pessoas com Deficiência-COMDEF/RJ) e na Gerência do NASF Carioca. Trabalha na UFRJ nas Linhas de Pesquisa sobre Educação Inclusiva e Atenção Básica.

Sobre o projeto:

Desenvolvido conjuntamente pela Fundação Nacional de Artes – Funarte e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, por meio da Escola de Música da Universidade, o Um Novo Olhar tem como alvo promover a inclusão e o acesso de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Com a exibição online de performances de artistas e vídeo podcasts (vodcasts) sobre arte e acessibilidade; com lives e uma série de publicações, o projeto tem também o objetivo de ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências.

Inscrições: abertas e gratuitas pelo site do projeto: www.umnovoolhar.art.br

Compartilhar:
Notícias - 22/01/2021

Em sincronia ao aniversário de SP, artista resgata história do bairro da Liberdade

Liberdade. Liberdade. Liberdade. Essas foram as palavras proferidas por uma multidão de pessoas pretas ao verem a corda que enforcava …

Notícias - 20/01/2021

Horrana de Kássia Santoz assume vaga de curadora na Pinacoteca

Pinacoteca do Estado de São Paulo e a Coleção Ivani e Jorge Yunes comemoram a parceria com a chegada de …

Notícias - 20/01/2021

Curso gratuito de Artes Integradas e Acessibilidade abre inscrições

Já estão abertas as inscrições para o curso Artes Integradas + Educação + Acessibilidade, do projeto Um Novo Olhar. A …

Notícias - 11/01/2021

Artista mineira Marina Amaral entra para lista da Forbes

A colorista mineira Marina Amaral entrou para a lista da Forbes dos jovens mais influentes do ano.  A Under 30 …

Notícias - 11/01/2021

Iphan e Polícia Federal resgatam material arqueológico no Acre

Na manhã do dia 5 de janeiro, uma ação conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no …

Notícias - 11/01/2021

Exposição do estilista Tomo Koizumi inicia o Departamento de Moda, Design e Arquitetura da Fundação Iberê

Em 2021, a Japan House São Paulo (JHSP) vai expandir sua presença pelo Brasil, por meio de um projeto de …

Notícias - 11/01/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2021

 

Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, …

Notícias - 28/12/2020

Os universos díspares da Rússia contemporânea pelas lentes de Serguei Maksimishin em “O Último Império”

A exposição “O Último Império – Serguei Maksimishin”, que esteve no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre dezembro de …

Notícias - 20/12/2020

Consciência diante do perigo: as representações do medo ao longo da História da Arte

Quando Susan Sontag fala que fotografia é sobre dor, ela fala sobre Arte. Quando Susan afirma que “fotos são um …

Notícias - 19/12/2020

São Paulo ganha mural em homenagem às comunidades indígenas afetadas pela pandemia

As Nações Unidas e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em São Paulo, se unem …

Notícias - 18/12/2020

Farol Santander abre hoje mostra do artista chileno Iván Navarro

Abre hoje, 18 de dezembro, no Farol Santander São Paulo, a exposição ExFinito, primeira grande mostra individual no país do …

Notícias - 17/12/2020

Conheça os 91 projetos selecionados do Rumos Itaú Cultural 2019/2020

A Dasartes participou na última quarta-feira, 16 de dezembro, na coletiva de imprensa do Itaú Cultural, que anunciou os projetos selecionados …