Inscrições abertas para curso de introdução à arte-educação inclusiva

Já estão abertas as inscrições para a segunda turma do curso Introdução à Arte/Educação, Tecnologia Assistiva e Deficiência, do projeto Um Novo Olhar. As aulas, que acontecerão no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFRJ, terão início em 7 de dezembro. O Um Novo Olhar é uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

O curso é introdutório e faz parte da série Arte/Educação + Acessibilidade + Inclusão, uma das frentes do projeto e que tem por objetivo capacitar educadores do ensino fundamental para trabalhar as artes de forma a integrar crianças com diferentes deficiências e crianças sem deficiência, contribuindo, assim, para a criação de um ambiente mais inclusivo e acolhedor dentro das salas de aula e no ambiente escolar como um todo.

A coordenação de conteúdo deste módulo é dos professores Thelma Alvares e José Antônio Borges, contando ainda com conteúdo das professoras Carla Mauch e Vânia Mefano. Durante as aulas, serão abordados o modelo de Inclusão escolar, a contribuição das artes para uma escola mais acolhedora, os direitos da criança com deficiência no ambiente escolar, o atendimento educacional especializado e recursos multifuncionais e a arte como forma de expressão do indivíduo. A primeira turma do curso, que teve suas atividades entre setembro e outubro últimos, foi um sucesso, com grande procura e participação.

As inscrições poderão ser feitas através do site www.umnovoolhar.art.br. Serão disponibilizadas 120 vagas para cada uma das regiões do país – Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul –, que serão preenchidas por ordem de inscrição, totalizando 600 vagas para o curso. Ao final, haverá emissão de certificado, com carga horária de 48h, para os inscritos que obtiverem aprovação nas avaliações sobre o conteúdo apresentado.

A diversidade é uma característica da vida e os seres humanos apresentam-se em sua essencial e rica perspectiva de se diferenciarem, de não serem iguais uns aos outros (ou de não serem os outros). Mas, na prática, a diferença nem sempre é encarada assim”, afirma Thelma Alvares, coordenadora de conteúdo. “Em nosso curso, pegaremos apenas uma fatia dessa ampla diversidade, discutindo a inclusão escolar de crianças com deficiência. Um grande desafio, mas, sem dúvida, uma oportunidade para desenvolver uma cultura escolar que seja solidária, que respeite o outro e que nos liberte de crenças arraigadas que nos enrijecem e nos tornam cidadãos indiferentes ao sofrimento alheio”, defende.

Sobre os professores:

Thelma Alvares é professora titular da Escola de Música da UFRJ, onde atua nos cursos de Licenciatura em Música e de bacharelado em Musicoterapia, e também no programa de pós-graduação em Educação Musical. É bacharel em Musicoterapia (Conservatório Brasileiro de Música, 1986) e tem especialização em Saúde Mental (Instituto de Psiquiatria, UFRJ,1989), mestrado em Terapias Expressivas (Lesley College, 1993) e doutorado em Educação Musical/Musicoterapia (University of Miami, 2001). Foi coordenadora do Curso de Especialização em Terapia das Artes (formação de arteterapeutas e musicoterapeutas) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

José Antonio dos Santos Borges é Informático pela UFRJ, com mestrado e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE-UFRJ. Trabalha desde 1974 no Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atuou em diversas áreas, como projeto de sistemas operacionais, sistemas CAD para eletrônica e microeletrônica, computação gráfica, multimídia e síntese de voz e computação para pessoas com deficiência. Atualmente, coordena uma série de projetos de acessibilidade no NCE/UFRJ.

Carla Mauch, Coordenadora Geral da Mais Diferenças, é pedagoga, com especialização em Tecnologia Assistiva, e Mestre em Psicologia da Educação pela PUC SP. Desenvolve projetos de educação e cultura inclusivas há mais de 20 anos. Faz parte de várias redes e movimentos em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, educação e cultura.

Vania Mefano é formada em Terapia Ocupacional e Iniciou sua atividade profissional em Centro de Reabilitação conveniado pela LBA que tinha a bandeira da Prevenção e Promoção da Saúde. Atuou como Gestora Pública pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, na Área Técnica da Pessoa com Deficiência (com assento governamental em entidade de Defesa de Direitos das Pessoas com Deficiência-COMDEF/RJ) e na Gerência do NASF Carioca. Trabalha na UFRJ nas Linhas de Pesquisa sobre Educação Inclusiva e Atenção Básica.

Sobre o projeto:

Desenvolvido conjuntamente pela Fundação Nacional de Artes – Funarte e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, por meio da Escola de Música da Universidade, o Um Novo Olhar tem como alvo promover a inclusão e o acesso de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Com a exibição online de performances de artistas e vídeo podcasts (vodcasts) sobre arte e acessibilidade; com lives e uma série de publicações, o projeto tem também o objetivo de ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências.

Inscrições: abertas e gratuitas pelo site do projeto: www.umnovoolhar.art.br

Compartilhar:
Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …