Atenção, Artistas!
Pela primeira vez o TAU – Território de Arte Urbana, vai concentrar suas atividades em um único território: a Vila Dias, no bairro Santa Tereza, em BH. Para além da proposta deste espaço imersivo condensado, a 4ª edição do projeto também se torna especial pelo recorte utilizado na escolha das fachadas: a priorização por comércios totalmente liderados por mulheres. As ações vão acontecer de 27 de setembro a 6 de outubro, com realização das obras ao vivo durante 10 dias, permitindo o convívio entre artistas, moradores e visitantes. O TAU – Território Arte Urbana é viabilizado pela Lei de Incentivo Municipal à Cultura de Belo Horizonte.
Como proposição curatorial assinada pela equipe do TAU e as artistas especializadas Bárbara Macedo e Dyana Santos, a 4ª edição da mostra, intitulada Escutas Inventadas: recontando histórias de mulheres da Vila Dias, busca promover discussões imagéticas acerca das inúmeras possibilidades de se existir enquanto mulher e a aproximação de propostas artísticas que dialoguem com as histórias das mulheres que terão seus estabelecimentos contemplados no projeto.
Serão selecionados, por meio de uma convocatória aberta para artistas de todo o Brasil, 10 artistas que vão realizar 10 intervenções na Vila Dias, sendo cinco para as fachadas dos comércios que receberão as obras e cinco para realização de trabalhos no muro da comunidade. A convocatória, para os interessados, vai até o dia 25 de agosto de 2024.
Para se inscrever gratuitamente, o candidato deve preencher a ficha de inscrição disponível AQUI
O edital da convocatória pode ser lido AQUI
Artistas de todo o país, individuais, duplas ou coletivos podem se inscrever para realizarem obras em diferentes técnicas e linguagens como fotografia, instalações, esculturas, pinturas, lambe-lambes, intervenções, bordados, muralismos, grafites, objetos, entre outros, formando um circuito a céu aberto.
A partir das inscrições nesta convocatória, o projeto vislumbra também a possibilidade de um pequeno mapeamento de artistas de Belo Horizonte, Minas Gerais e do Brasil, dedicados a pensar a relação entre a arte e a cidade.