Inhotim lança projeto de comissionamento de obras em espaços digitais

Foto: Carolina Lopes/Inhotim

Marilá Dardot é a primeira a ocupar painéis de LED em Belo Horizonte

 Sempre colocando a arte no papel de refletir sobre os tempos em que vivemos, o Instituto Inhotim lança o projeto 15 Segundos, para comissionamento de obras de artistas de seu acervo em espaços digitais.

Seis intervenções artísticas serão comissionadas e desenvolvidas especialmente para painéis de Led Full HD espalhados pela cidade de Belo Horizonte, com o suporte da empresa parceira FrediZAk. Serão trabalhos inéditos, propondo aos artistas a criação de obras para suportes digitais em interface com o público: além dos publicitários painéis – que hoje cumprem a função dos antigos outdoors – os trabalhos ocupam ainda o Instagram do Instituto. As peças entram em circulação a partir desta sexta (2/10).

Inhotim, conhecido mundialmente por suas obras site specific comissionadas a artistas icônicos da história da arte contemporânea, reafirma com 15 Segundos sua vocação de comissionar obras para espaços específicos, nesse caso, um espaço publicitário inserido na paisagem da cidade, e o próprio Instagram, expandindo a reflexão artística extrapolando os limites físicos do museu. “É um projeto que não se impõe sobre a cidade, ele se apropria dos meios de comunicação já existentes nela e responde a esse suporte e às condições impostas por ele”, explica o curador associado Douglas de Freitas.

Segundo a gerente de Comunicação do Inhotim, Lorena Vicini, a ação surpreende o público oferecendo reflexão e outra forma de experienciar a arte na paisagem urbana. “O projeto lança mão do efêmero, mas também da repetição, tomando a cidade como espaço expositivo, convertendo o transeunte distraído em público inesperado de obras de arte”, pontua Lorena.

Além dos painéis de Led espalhados em pontos como as movimentadas avenidas Afonso Pena e Raja Gabaglia, a ação prevê outras adaptações para os meios de comunicação, como vídeos para o Instagram do Inhotim (@inhotim) e livretos que representem ou se desdobrem a partir da intervenção feita nos luminosos da cidade.

Foto: Carolina Lopes/Inhotim

A palavra e a linguagem

A primeira artista comissionada pelo Inhotim no projeto 15 Segundos é Marilá Dardot, presente no acervo do Instituto com a obra site specific “A Origem da Obra de Arte”. Para o novo trabalho, “Primeira Página”, Marilá expõe manchetes dos principais jornais do país, reafirmando seu interesse pela escrita como princípio de seu trabalho. A obra dá sequência a uma série de colagens de revistas que iniciou em 2018.

“Recebi o convite para estrear o projeto 15 Segundos com muito entusiasmo pela possibilidade de atingir um público que vai além do ainda restrito circuito museológico. As palavras recortadas retratam as forças coletivas que movem a história do país: aquelas que permanecem, as que retornam e as que surgem a cada dia. Ao retirar esses personagens dos contextos noticiosos e deixá-los explícitos enquanto sujeitos históricos, espero suscitar uma reflexão sobre os seus papéis na construção de nossa sociedade”, afirma.

A artista ocupa os painéis de Led em edições diárias de 2 de outubro a 1º de novembro, mapeando e destacando esses coletivos que foram notícia ao longo do mês.

Marilá também estará no próximo episódio da série Diálogos, que entra no ar neste sábado (3), às 11h nas redes sociais do Inhotim (YouTubeFacebook e Instagram). Ela conversa com Douglas de Freitas sobre aspectos importantes de sua produção artística.

Compartilhar:
Notícias - 11/01/2021

Artista mineira Marina Amaral entra para lista da Forbes

A colorista mineira Marina Amaral entrou para a lista da Forbes dos jovens mais influentes do ano.  A Under 30 …

Notícias - 11/01/2021

Iphan e Polícia Federal resgatam material arqueológico no Acre

Na manhã do dia 5 de janeiro, uma ação conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no …

Notícias - 11/01/2021

Exposição do estilista Tomo Koizumi inicia o Departamento de Moda, Design e Arquitetura da Fundação Iberê

Em 2021, a Japan House São Paulo (JHSP) vai expandir sua presença pelo Brasil, por meio de um projeto de …

Notícias - 11/01/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2021

 

Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, …

Notícias - 28/12/2020

Os universos díspares da Rússia contemporânea pelas lentes de Serguei Maksimishin em “O Último Império”

A exposição “O Último Império – Serguei Maksimishin”, que esteve no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre dezembro de …

Notícias - 20/12/2020

Consciência diante do perigo: as representações do medo ao longo da História da Arte

Quando Susan Sontag fala que fotografia é sobre dor, ela fala sobre Arte. Quando Susan afirma que “fotos são um …

Notícias - 19/12/2020

São Paulo ganha mural em homenagem às comunidades indígenas afetadas pela pandemia

As Nações Unidas e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em São Paulo, se unem …

Notícias - 18/12/2020

Farol Santander abre hoje mostra do artista chileno Iván Navarro

Abre hoje, 18 de dezembro, no Farol Santander São Paulo, a exposição ExFinito, primeira grande mostra individual no país do …

Notícias - 17/12/2020

Conheça os 91 projetos selecionados do Rumos Itaú Cultural 2019/2020

A Dasartes participou na última quarta-feira, 16 de dezembro, na coletiva de imprensa do Itaú Cultural, que anunciou os projetos selecionados …

Notícias - 17/12/2020

REGINA BONI ANUNCIA INAUGURAÇÃO DA GALERIA SÃO PAULO FLUTUANTE EM 2021

Para quem afrontou militares e a extrema direita em plena ditadura nos anos 60, não seria uma pandemia em escala …

Notícias - 17/12/2020

Itaú Cultural lança publicação com trabalhos de artes visuais selecionados em edital

No dia 15 de dezembro entrou no ar, no site do Itaú Cultural, www.itaucultural.org.br, uma publicação virtual que reúne as …

Notícias - 17/12/2020

CASA FIAT DE CULTURA DIVULGA SELECIONADOS PARA EXPOR NA PICCOLA GALLERIA

O 4º Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura já tem os nomes dos artistas selecionados …