Inhotim abre sua quarta exposição online no Google Arts

Obra de Robert Irwin. Foto: William Gomes

O novo contexto global tem forçado a sociedade a repensar e mudar rapidamente suas formas de se relacionar com tudo. Instituições dos mais variados tipos, incluindo as culturais, se veem desafiadas a adaptar as ações que oferecem aos seus públicos. E o Instituto Inhotim, fisicamente localizado em Brumadinho, tem provado que museus também podem ser conectados.

Para os próximos meses, o Inhotim disponibiliza uma série de vídeos, talks e exposições virtuais inéditas que trazem a ideia de que um museu vivo não é necessariamente um museu aberto, mas sim que segue pensando sobre si e o seu tempo.
No dia 22/4 (quarta-feira), o Instituto inaugura mais uma exposição no Google Arts and Culture, que já conta com três mostras on-line imperdíveis. A nova Visão Geral conta com a participação de artistas brasileiros contemporâneos como Laura Vinci, Iran do Espírito Santo e Marcius Galan. Lançada “ao vivo” em novembro de 2019, a versão digital terá uma visita mediada por Douglas de Freitas (curador-associado do Inhotim), vídeos com artistas e depoimentos de Allan Schwartzman (curador e diretor artístico do Inhotim).

Roteiros virtuais no Google Arts

Além da exposição Visão Geral, o visitante virtual pode conferir três outros roteiros, já disponíveis no ar: a exposição Arte ao ar livre, que apresenta obras em grande escala e sua relação com a natureza que as cerca. São trabalhos icônicos do Inhotim, elaborados especialmente para o local por artistas como Dan Graham e Hélio Oiticica.
Também é possível conferir Inhotim: Na Encruzilhada da Mudança Glocal, a primeira exposição internacional da instituição, que reúne obras de quatro artistas presentes no acervo – Iran do Espírito Santo, Luiz Zerbini, Olafur Eliasson e Vik Muniz.
Já em Cildo Meireles no Inhotim: redimensões do olhar, o visitante tem a chance de conhecer (ou revisitar) as obras que fazem parte do acervo do Inhotim de um dos artistas mais relevantes da atualidade.

Séries inéditas

Três séries novinhas em folha estarão disponíveis ao público no canal do Inhotim no YouTube, Facebook e Instagram.
Série Bastidores – O que se passa por trás das coxias de uma instituição museológica? A série Bastidores traz ao público os processos artísticos, de montagem e restauro de obras de arte. O primeiro episódio, já lançado, é uma conversa em ateliê com a artista Laura Vinci, sobre seu processo criativo. Os próximos episódios abordam os trabalhos de Marcius Galan, Sandra Cinto e Robert Irwin.

Série Diálogos – conversas envolvendo artistas, botânicos, curadores e teóricos sobre cultura e meio ambiente. A estreia está prevista para maio, com o curador associado do Inhotim, Douglas de Freitas.

Série Retratos – Veja o processo de montagem de obras de arte e galerias site specific do Inhotim. Para matar sua curiosidade, a primeira delas será a galeria Adriana Varejão.

Obra de Alexandre da Cunha. Foto: William Gomes

Compartilhar:
Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …

Notícias - 02/10/2020

Como a arte inspira o cinema e o cinema inspira a arte?

Como os artistas contemporâneos do cinema conseguiram trazer os temas e técnicas das maiores pinturas para o grande ecrã

O 77º …