Inhotim abre sua quarta exposição online no Google Arts

Obra de Robert Irwin. Foto: William Gomes

O novo contexto global tem forçado a sociedade a repensar e mudar rapidamente suas formas de se relacionar com tudo. Instituições dos mais variados tipos, incluindo as culturais, se veem desafiadas a adaptar as ações que oferecem aos seus públicos. E o Instituto Inhotim, fisicamente localizado em Brumadinho, tem provado que museus também podem ser conectados.

Para os próximos meses, o Inhotim disponibiliza uma série de vídeos, talks e exposições virtuais inéditas que trazem a ideia de que um museu vivo não é necessariamente um museu aberto, mas sim que segue pensando sobre si e o seu tempo.
No dia 22/4 (quarta-feira), o Instituto inaugura mais uma exposição no Google Arts and Culture, que já conta com três mostras on-line imperdíveis. A nova Visão Geral conta com a participação de artistas brasileiros contemporâneos como Laura Vinci, Iran do Espírito Santo e Marcius Galan. Lançada “ao vivo” em novembro de 2019, a versão digital terá uma visita mediada por Douglas de Freitas (curador-associado do Inhotim), vídeos com artistas e depoimentos de Allan Schwartzman (curador e diretor artístico do Inhotim).

Roteiros virtuais no Google Arts

Além da exposição Visão Geral, o visitante virtual pode conferir três outros roteiros, já disponíveis no ar: a exposição Arte ao ar livre, que apresenta obras em grande escala e sua relação com a natureza que as cerca. São trabalhos icônicos do Inhotim, elaborados especialmente para o local por artistas como Dan Graham e Hélio Oiticica.
Também é possível conferir Inhotim: Na Encruzilhada da Mudança Glocal, a primeira exposição internacional da instituição, que reúne obras de quatro artistas presentes no acervo – Iran do Espírito Santo, Luiz Zerbini, Olafur Eliasson e Vik Muniz.
Já em Cildo Meireles no Inhotim: redimensões do olhar, o visitante tem a chance de conhecer (ou revisitar) as obras que fazem parte do acervo do Inhotim de um dos artistas mais relevantes da atualidade.

Séries inéditas

Três séries novinhas em folha estarão disponíveis ao público no canal do Inhotim no YouTube, Facebook e Instagram.
Série Bastidores – O que se passa por trás das coxias de uma instituição museológica? A série Bastidores traz ao público os processos artísticos, de montagem e restauro de obras de arte. O primeiro episódio, já lançado, é uma conversa em ateliê com a artista Laura Vinci, sobre seu processo criativo. Os próximos episódios abordam os trabalhos de Marcius Galan, Sandra Cinto e Robert Irwin.

Série Diálogos – conversas envolvendo artistas, botânicos, curadores e teóricos sobre cultura e meio ambiente. A estreia está prevista para maio, com o curador associado do Inhotim, Douglas de Freitas.

Série Retratos – Veja o processo de montagem de obras de arte e galerias site specific do Inhotim. Para matar sua curiosidade, a primeira delas será a galeria Adriana Varejão.

Obra de Alexandre da Cunha. Foto: William Gomes

Compartilhar:
Notícias - 02/08/2021

Artista transforma boate em um pântano 3D

Parece familiar e estranho ao mesmo tempo. Muitos berlinenses passaram pela Berghain, a casa noturna mais famosa da Alemanha, mas …

Notícias - 30/07/2021

Artefatos indígenas falsos estão sendo vendidos por museus e galerias canadenses

Um negociante canadense admitiu vender arte indígena fraudulenta a várias lojas de museus e outras empresas de arte na Colúmbia …

Notícias - 30/07/2021

Em chamas: Trágedia atinge a história da Cinemateca Brasileira

Na noite de quinta-feira, 29 de julho de 2021, a Cinemateca Brasileira foi engolida pelas chamas na zona oeste de …

Notícias - 29/07/2021

road-movie de Lúcia Murat investiga artistas latinoamericanas

Livremente inspirado na peça “Há mais futuro que passado” o road-movie “Ana. Sem Título”, da diretora Lúcia Murat (“Praça Paris”, …

Notícias - 29/07/2021

Conheça alguns dos artistas já definidos para a Bienal de Veneza

O fluxo de e-mails anunciando quais artistas estão representando seus respectivos países na Bienal de Veneza de 2022 tem sido …

Notícias - 29/07/2021

Galeria Marília Razuk exibe projeto a partir de diálogo entre artistas

Trazer ao público o processo de uma exposição que se desdobra no espaço e no tempo por meio de módulos …

Notícias - 29/07/2021

Prêmio PIPA anuncia Exposição dos Vencedores de 2020

Com uma trajetória de mais de dez anos no cenário da arte contemporânea, o Prêmio PIPA, uma iniciativa do Instituto …

Notícias - 28/07/2021

Sesc São Paulo promove exposição com obras de artistas indígenas

Encontros Ameríndios, exposição que entra em cartaz no Sesc Vila Mariana a partir do dia 31 de julho, traz um …

Notícias - 27/07/2021

Galeria Arte132 abre em São Paulo com exposição de Alex Flemming

Com foco na produção artística brasileira, a Arte132, galeria comandada por Telmo Porto abre suas portas em Moema, zona sul …

Notícias - 27/07/2021

Conheça os artistas e as obras da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Enquanto a estrela do tênis japonesa Naomi Osaka carregava a tocha olímpica escada acima durante a cerimônia de abertura dos …

Notícias - 27/07/2021

Instituto Artium abre as portas em São Paulo

O Instituto Artium, entidade cultural sem fins lucrativos, fundada em 2019, abre as portas para o público com exposição coletiva …

Notícias - 22/07/2021

Instituições anunciam iniciativa colaborativa para o mundo da arte no combate às mudanças climáticas

Os lobistas da indústria das artes Gallery Climate Coalition (GCC), a casa de leilões global Christie’s (membro do GCC) e …