Inhotim abre sua quarta exposição online no Google Arts

Obra de Robert Irwin. Foto: William Gomes

O novo contexto global tem forçado a sociedade a repensar e mudar rapidamente suas formas de se relacionar com tudo. Instituições dos mais variados tipos, incluindo as culturais, se veem desafiadas a adaptar as ações que oferecem aos seus públicos. E o Instituto Inhotim, fisicamente localizado em Brumadinho, tem provado que museus também podem ser conectados.

Para os próximos meses, o Inhotim disponibiliza uma série de vídeos, talks e exposições virtuais inéditas que trazem a ideia de que um museu vivo não é necessariamente um museu aberto, mas sim que segue pensando sobre si e o seu tempo.
No dia 22/4 (quarta-feira), o Instituto inaugura mais uma exposição no Google Arts and Culture, que já conta com três mostras on-line imperdíveis. A nova Visão Geral conta com a participação de artistas brasileiros contemporâneos como Laura Vinci, Iran do Espírito Santo e Marcius Galan. Lançada “ao vivo” em novembro de 2019, a versão digital terá uma visita mediada por Douglas de Freitas (curador-associado do Inhotim), vídeos com artistas e depoimentos de Allan Schwartzman (curador e diretor artístico do Inhotim).

Roteiros virtuais no Google Arts

Além da exposição Visão Geral, o visitante virtual pode conferir três outros roteiros, já disponíveis no ar: a exposição Arte ao ar livre, que apresenta obras em grande escala e sua relação com a natureza que as cerca. São trabalhos icônicos do Inhotim, elaborados especialmente para o local por artistas como Dan Graham e Hélio Oiticica.
Também é possível conferir Inhotim: Na Encruzilhada da Mudança Glocal, a primeira exposição internacional da instituição, que reúne obras de quatro artistas presentes no acervo – Iran do Espírito Santo, Luiz Zerbini, Olafur Eliasson e Vik Muniz.
Já em Cildo Meireles no Inhotim: redimensões do olhar, o visitante tem a chance de conhecer (ou revisitar) as obras que fazem parte do acervo do Inhotim de um dos artistas mais relevantes da atualidade.

Séries inéditas

Três séries novinhas em folha estarão disponíveis ao público no canal do Inhotim no YouTube, Facebook e Instagram.
Série Bastidores – O que se passa por trás das coxias de uma instituição museológica? A série Bastidores traz ao público os processos artísticos, de montagem e restauro de obras de arte. O primeiro episódio, já lançado, é uma conversa em ateliê com a artista Laura Vinci, sobre seu processo criativo. Os próximos episódios abordam os trabalhos de Marcius Galan, Sandra Cinto e Robert Irwin.

Série Diálogos – conversas envolvendo artistas, botânicos, curadores e teóricos sobre cultura e meio ambiente. A estreia está prevista para maio, com o curador associado do Inhotim, Douglas de Freitas.

Série Retratos – Veja o processo de montagem de obras de arte e galerias site specific do Inhotim. Para matar sua curiosidade, a primeira delas será a galeria Adriana Varejão.

Obra de Alexandre da Cunha. Foto: William Gomes

Compartilhar:
Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …