Incêndios na Amazônia destruíram raras obras pré-históricas da arte rupestre boliviana

Arte rupestre em Vallegrande em Santa Cruz, Bolívia. Foto cortesia da Sociedade Boliviana de Pesquisa em Arte Rupestre.

Não é apenas a Amazônia brasileira que está pegando fogo. A Bolívia Oriental também está sendo devastada por incêndios florestais, que assolaram florestas, pradarias e, os arqueólogos acabaram de anunciar, raros locais de arte rupestre antiga em Santa Cruz, que foram destruídos nas chamas de uma semana.

“Acreditamos que o dano é grande e amplo em termos de nossa herança da arte rupestre”, disse Danilo Drakic, arqueólogo-chefe da região, à Agence France Presse. Na cidade oriental de Robore, “uma camada escura de fuligem cobriu todas as pinturas” e o calor das chamas “fez com que as pedras se quebrassem, até desmoronassem”.

Santa Cruz possui numerosos exemplos de arte rupestre antiga, com pinturas e gravuras que datam de milhares de anos. Em maio de 2017, funcionários do governo declararam Robore, lar de gravuras criadas por volta de 1.500 aC, a “capital departamental da arte rupestre”.

A Sociedade de Investigação da Arte Rupestre da Bolívia , fundada em 1987 para investigar e documentar os muitos petroglifos e pinturas rupestres do país, manifestou preocupação com a arte rupestre de Robore, solicitando no Facebook uma atualização de status sobre os efeitos dos incêndios na arte antiga.

Pelo menos alguns sítios arqueológicos escaparam ilesos até agora, com um relatório da CNN Español mostrando pinturas rupestres intactas no El Parque el Manantial. No entanto, os arqueólogos não saberão conhecer toda a extensão dos danos até que os incêndios tenham sido extintos.

Os incêndios florestais em 2019 no país começaram em maio e tiveram um forte aumento em agosto. Estimativas conservadoras dizem que os incêndios destruíram 3,2 milhões de acres de florestas e pastagens bolivianas até agora, e o risco para o patrimônio cultural boliviano continua a crescer.

Segundo o ministério da cultura da Bolívia, os incêndios também representam um risco significativo para o Patrimônio Mundial da UNESCO nas Missões Jesuítas de Chiquitos , assentamentos religiosos construídos pela ordem nos séculos XVII e XVIII.

Fonte: Artnet news

Compartilhar:
Notícias - 26/11/2021

Steve McCurry e a resiliência da infância em fotos

De meninas enfrentando o Mar de Sulu a crianças em idade escolar no Afeganistão, no novo livro Stories and Dreams …

Notícias - 26/11/2021

Veja resenha de nova biografia de Magritte, um homem de mistério

Ao contrário de seus contemporâneos surrealistas, René Magritte tendia a manter Freud à distância de sua obra – embora poucos artistas ofereçam …

Notícias - 26/11/2021

A 'amizade íntima' de Basquiat e Warhol é explorada em drama

A exposição prometia ser de tirar o fôlego, com os dois artistas usando luvas de boxe no pôster. Mas a ansiosamente …

Notícias - 26/11/2021

Imagem da semana: Um espírito emerge de um depósito de lixo no Senegal

Outside Dakar, capital do Senegal, é um depósito de lixo com seu próprio nome: Mbeubeuss. O terreno onde fica situado foi …

Notícias - 26/11/2021

A moda esquisita de Helmut Newton - em imagens

As sessões inusitadas do fotógrafo para revistas como Vogue e Vanity Fair tiveram uma influência duradoura nas artes visuais – …

Notícias - 18/11/2021

Frida Kahlo bate recorde em leilão da Sotheby's

Três lágrimas escorrem pelo rosto de Kahlo, seu cabelo solto sobre os ombros, enquanto a imagem de seu marido, o …

Notícias - 18/11/2021

artistas se unem em projeto pela descriminalização do aborto

“Eu acho que a arte sintetiza uma maneira de falar as coisas que atinge o coração das pessoas de um …

Notícias - 17/11/2021

Revelado o comprador do Giacometti de US$ 78,4 milhões

O chinês Justin Sun, de 31 anos, bilionário em tecnologia e fundador da plataforma de criptomoeda TRON, anunciou-se como o …

Notícias - 17/11/2021

Casa Fiat de Cultura abre seleção para a Piccola Galleria

A Casa Fiat de Cultura está com inscrições abertas para o 5º Programa de Seleção da Piccola Galleria. Artistas brasileiros …

Notícias - 17/11/2021

Artistas cubanos boicotam a Bienal de Havana

Antes da abertura da Bienal de Havana deste ano, artistas e ativistas cubanos estão fazendo um apelo veemente ao boicote …

Notícias - 12/11/2021

4ª Bienal recebe Maria Gadú e BNegão em ativação de obra

Um dos destaques da programação pública da 34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto são as …

Notícias - 12/11/2021

Galerias brasileiras marcam presença na Artissima XYZ e na Paris Photo

Os eventos de arte continuam em alta pelo mundo e a participação de galerias brasileiras nesse circuito internacional artístico ganha …