Categories: Notícias

Impressionante: Arqueólogos descobrem um ‘cartaz eleitoral’ em Pompéia

Arqueólogos encontraram novas inscrições em uma casa em Pompéia convidando os eleitores a eleger um homem chamado Aulo Rustius Verus para o cargo. A descoberta foi feita na área de Regio IX, onde elaborados afrescos com temática alimentar foram descobertos em outra casa no início deste ano.

Os resultados foram publicados em 28 de setembro na Pompeii Scavi, a revista científica online do Parque Arqueológico de Pompéia.

“Rogo-vos que façais de Aulo Rustius um verdadeiro édilo, digno do Estado”, lê-se em parte da inscrição traduzida do latim. O texto latino foi decifrado apesar da falta de letras e abreviaturas.

Vero concorria ao cargo de Édilo, um cargo eletivo no Império Romano que tinha poderes para manter edifícios públicos e infraestrutura, regular festas públicas e fazer cumprir a ordem pública.

Uma inscrição é vista no larário da parede sul, um santuário para os espíritos guardiões da casa romana. Foto gentilmente cedida pelo Parque Arqueológico de Pompeia

Arqueólogos e historiadores já estabeleceram que Verus passaria a ocupar o cargo mais alto de duumvir – um cargo que ele ocupou junto com um homem chamado Giulio Polibio. O resultado preciso de Vero não é conhecido, mas é possível que ele tenha morrido quando o Monte Vesúvio entrou em erupção em 79 d.C.

Normalmente, tais anúncios políticos eram escritos na parte externa dos edifícios, mas as inscrições eram encontradas dentro de uma sala contendo o larário, ou santuário doméstico. Acredita-se que a casa tenha pertencido a um amigo ou a um liberto Verus, uma classe de ex-escravos que permaneceram em um patrocínio socialmente obrigatório com seu antigo senhor.

Os pesquisadores sugerem que a presença das inscrições na casa, que abrigava uma padaria e estava em reforma no momento da erupção vulcânica, mostra um exemplo da prática de campanha de organizar eventos e jantares nas casas dos candidatos e seus amigos.

A presença da padaria mostra ainda como Verus entendia que “o eleitor vive de pão” e sugeria que os políticos estavam se envolvendo em práticas eleitorais questionavelmente legítimas.

Os arqueólogos também descobriram o sacrifício final feito em um altar na casa onde a inscrição foi encontrada. Foto gentilmente cedida pelo Parque Arqueológico de Pompeia

Arqueólogos disseram que quase todos os textos de apoio aos candidatos, essencialmente cartazes eleitorais, são visíveis ao longo das ruas de Pompeia.

Dasartes

Recent Posts

Busto de bronze de imperador romano é encontrado após 200 anos

Um busto de bronze do imperador romano Calígula foi encontrado 200 anos depois de seu…

3 dias ago

Banksy faz performance sobre imigrantes em festival e é duramente criticado

O secretário do Interior britânico, James Cleverly, classificou a obra de arte do barco de…

3 dias ago

€ 500 milhões? Este seria o valor para mudar Mona Lisa de sala no Louvre

O mundo da arte ficou agitado quando surgiram relatos em abril de que a Mona…

3 dias ago

Item do universo Harry Potter se torna o mais caro vendido em leilão

A pintura original em aquarela que mais tarde foi usada como capa do primeiro livro…

3 dias ago

Seria este o primeiro retrato encomendado de uma americana nascida na escravidão?

Há pouco mais de uma década, Dorita Sewell, da Flórida, e sua falecida mãe Doris…

4 dias ago

Arqueólogos encontram oficina da Idade do Bronze que produzia tinta valiosa do mundo antigo

Embora pequena, a ilha de Egina, no Golfo Sarónico, na Grécia, ostenta uma rica pegada…

4 dias ago