Icônico mural de Keith Haring está de volta

Uma versão restaurada do mural de Keith Haring, em 1986, “Crack Is Wack”

“Eu vi e pensei: deve ser Keith Haring!”, exclamou Alejandro Bonilla, um ex-estudante de artes do Bronx que passou pelo famoso mural de Crack Is Wack de Haring pela primeira vez nesta semana. Pintado nos dois lados de uma parede de quadra de handebol de concreto no Harlem River Park, na 127th Street, há mais de três décadas, o mural foi protegido por uma estrutura de proteção e tecido, escondido da vista do público desde o outono de 2015, enquanto o Harlem River Drive fica ao lado rodovia passou por construção. Neste verão, NYC Parks e a Keith Haring Foundation contrataram dois artistas para reformar e repintar o mural, e reabriram ao público esta semana. Um pedaço da história do East Harlem – e da arte – foi restaurado à sua comunidade.

Haring, um onipresente grafiteiro e ativista social, pintou o mural laranja brilhante na face norte da parede da quadra de handebol em 1986, no ápice da epidemia de crack que afetou desproporcionalmente comunidades de cor e de baixa renda nos Estados Unidos e devastou o Harlem. Movido pelas lutas de seu jovem assistente de estúdio e amigo Benny Soto com o vício e irritado pela inação do governo, o artista mobilizou sua linguagem visual reconhecível de formas ousadas e figuras enérgicas para enviar uma mensagem de advertência.

Haring era conhecido por inserir seu trabalho na paisagem urbana da cidade de Nova York sem autorização, etiquetando metrôs e edifícios de maneira rápida e clandestina. “Crack Is Wack” não foi exceção.

A NYC Parks e a Keith Haring Foundation contrataram dois artistas para reformar e repintar o mural de Keith Haring

“Como sempre, não pedi permissão e apenas trouxe minhas escadas e tintas”, lembrou uma vez.

Enquanto ele finalizava os retoques finais, a polícia passou e deu a Haring uma intimação judicial por desfigurar a propriedade pública (embora o artista não tenha cumprido pena na prisão e tenha pago uma pequena multa de US$ 25 ). Nos dias seguintes, o mural ganhou visibilidade à medida que a mídia usava sua imagem na cobertura da crise do crack. Eventualmente, foi vandalizada por alguém do bairro, e o Departamento de Parques de Nova York respondeu pintando-o com um cinza escuro. Mas a essa altura, a existência do mural e a convocação de Haring haviam se tornado de conhecimento público, e o comissário do Departamento de Parques, lamentando seu apagamento, perguntou a Haring se ele o repintaria. Haring concordou, desta vez produzindo um mural de dois lados, soletrando sua mensagem antidrogas em ambas as faces do muro da corte e alterando as imagens originais.

Isso sinalizou a extrema importância da causa para o artista. “Não era de sua natureza recriar a mesma coisa duas vezes”, disse Gil Vazquez, diretor interino e presidente da Fundação Keith Haring.

O “Crack Is Wack” de Haring, que estava sendo restaurado (cortesia do Departamento de Parques de Nova York)

Compartilhar:
Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …

Notícias - 31/03/2021

Instituto Cultural Vale lança programa gratuito de formação em Gestão Contemporânea das Artes

O Instituto Cultural Vale lança nesta terça-feira, 30, seu programa de formação em Gestão Contemporânea das Artes. Voltado para profissionais …