“Eu vi e pensei: deve ser Keith Haring!”, exclamou Alejandro Bonilla, um ex-estudante de artes do Bronx que passou pelo famoso mural de Crack Is Wack de Haring pela primeira vez nesta semana. Pintado nos dois lados de uma parede de quadra de handebol de concreto no Harlem River Park, na 127th Street, há mais de três décadas, o mural foi protegido por uma estrutura de proteção e tecido, escondido da vista do público desde o outono de 2015, enquanto o Harlem River Drive fica ao lado rodovia passou por construção. Neste verão, NYC Parks e a Keith Haring Foundation contrataram dois artistas para reformar e repintar o mural, e reabriram ao público esta semana. Um pedaço da história do East Harlem – e da arte – foi restaurado à sua comunidade.
Haring, um onipresente grafiteiro e ativista social, pintou o mural laranja brilhante na face norte da parede da quadra de handebol em 1986, no ápice da epidemia de crack que afetou desproporcionalmente comunidades de cor e de baixa renda nos Estados Unidos e devastou o Harlem. Movido pelas lutas de seu jovem assistente de estúdio e amigo Benny Soto com o vício e irritado pela inação do governo, o artista mobilizou sua linguagem visual reconhecível de formas ousadas e figuras enérgicas para enviar uma mensagem de advertência.
Haring era conhecido por inserir seu trabalho na paisagem urbana da cidade de Nova York sem autorização, etiquetando metrôs e edifícios de maneira rápida e clandestina. “Crack Is Wack” não foi exceção.

A NYC Parks e a Keith Haring Foundation contrataram dois artistas para reformar e repintar o mural de Keith Haring
“Como sempre, não pedi permissão e apenas trouxe minhas escadas e tintas”, lembrou uma vez.
Enquanto ele finalizava os retoques finais, a polícia passou e deu a Haring uma intimação judicial por desfigurar a propriedade pública (embora o artista não tenha cumprido pena na prisão e tenha pago uma pequena multa de US$ 25 ). Nos dias seguintes, o mural ganhou visibilidade à medida que a mídia usava sua imagem na cobertura da crise do crack. Eventualmente, foi vandalizada por alguém do bairro, e o Departamento de Parques de Nova York respondeu pintando-o com um cinza escuro. Mas a essa altura, a existência do mural e a convocação de Haring haviam se tornado de conhecimento público, e o comissário do Departamento de Parques, lamentando seu apagamento, perguntou a Haring se ele o repintaria. Haring concordou, desta vez produzindo um mural de dois lados, soletrando sua mensagem antidrogas em ambas as faces do muro da corte e alterando as imagens originais.
Isso sinalizou a extrema importância da causa para o artista. “Não era de sua natureza recriar a mesma coisa duas vezes”, disse Gil Vazquez, diretor interino e presidente da Fundação Keith Haring.

O “Crack Is Wack” de Haring, que estava sendo restaurado (cortesia do Departamento de Parques de Nova York)