Icônico mural de Keith Haring está de volta

Uma versão restaurada do mural de Keith Haring, em 1986, “Crack Is Wack”

“Eu vi e pensei: deve ser Keith Haring!”, exclamou Alejandro Bonilla, um ex-estudante de artes do Bronx que passou pelo famoso mural de Crack Is Wack de Haring pela primeira vez nesta semana. Pintado nos dois lados de uma parede de quadra de handebol de concreto no Harlem River Park, na 127th Street, há mais de três décadas, o mural foi protegido por uma estrutura de proteção e tecido, escondido da vista do público desde o outono de 2015, enquanto o Harlem River Drive fica ao lado rodovia passou por construção. Neste verão, NYC Parks e a Keith Haring Foundation contrataram dois artistas para reformar e repintar o mural, e reabriram ao público esta semana. Um pedaço da história do East Harlem – e da arte – foi restaurado à sua comunidade.

Haring, um onipresente grafiteiro e ativista social, pintou o mural laranja brilhante na face norte da parede da quadra de handebol em 1986, no ápice da epidemia de crack que afetou desproporcionalmente comunidades de cor e de baixa renda nos Estados Unidos e devastou o Harlem. Movido pelas lutas de seu jovem assistente de estúdio e amigo Benny Soto com o vício e irritado pela inação do governo, o artista mobilizou sua linguagem visual reconhecível de formas ousadas e figuras enérgicas para enviar uma mensagem de advertência.

Haring era conhecido por inserir seu trabalho na paisagem urbana da cidade de Nova York sem autorização, etiquetando metrôs e edifícios de maneira rápida e clandestina. “Crack Is Wack” não foi exceção.

A NYC Parks e a Keith Haring Foundation contrataram dois artistas para reformar e repintar o mural de Keith Haring

“Como sempre, não pedi permissão e apenas trouxe minhas escadas e tintas”, lembrou uma vez.

Enquanto ele finalizava os retoques finais, a polícia passou e deu a Haring uma intimação judicial por desfigurar a propriedade pública (embora o artista não tenha cumprido pena na prisão e tenha pago uma pequena multa de US$ 25 ). Nos dias seguintes, o mural ganhou visibilidade à medida que a mídia usava sua imagem na cobertura da crise do crack. Eventualmente, foi vandalizada por alguém do bairro, e o Departamento de Parques de Nova York respondeu pintando-o com um cinza escuro. Mas a essa altura, a existência do mural e a convocação de Haring haviam se tornado de conhecimento público, e o comissário do Departamento de Parques, lamentando seu apagamento, perguntou a Haring se ele o repintaria. Haring concordou, desta vez produzindo um mural de dois lados, soletrando sua mensagem antidrogas em ambas as faces do muro da corte e alterando as imagens originais.

Isso sinalizou a extrema importância da causa para o artista. “Não era de sua natureza recriar a mesma coisa duas vezes”, disse Gil Vazquez, diretor interino e presidente da Fundação Keith Haring.

O “Crack Is Wack” de Haring, que estava sendo restaurado (cortesia do Departamento de Parques de Nova York)

Compartilhar:
De Arte a Z - 06/12/2019

MASP dedicará 2020 às histórias da dança

Todos os anos, o MASP organiza a sua programação em torno de “histórias”, noção que abarca histórias reais, fictícias, relatos …

De Arte a Z - 05/12/2019

Mostra de arte feminista é censurada e diretora de museu renuncia

Uma exposição de arte feminista no Museu Nacional de Belas Artes de Bishkek, Quirguistão, foi censurada pelo governo e resultou …

De Arte a Z - 05/12/2019

Será possível restaurar pintura milionária de De Kooning encontrada depois de 30 anos?

Após 30 anos, uma pintura roubada do expressionista abstrato Willem de Kooning ressurgiu na propriedade de um casal do Novo …

De Arte a Z - 05/12/2019

Em Madri, instalação provoca cúpula de mudança climática

Comemorando o início da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP25), uma bandeira voa na frente do Museo Tyssen-Bornemisza …

De Arte a Z - 05/12/2019

Banana na parede com fita adesiva: o novo trabalho de Cattelan (de US$ 120 mil)

Maurizio Cattelan, o camaleão e, para dizer o mínimo, original, o artista italiano mais bem pago no mundo, volta a …

De Arte a Z - 05/12/2019

Turner Prize será dividido entre todos os quatro indicados

Os quatro indicados ao Turner Prize 2019 compartilharão o prêmio deste ano depois de pedirem coletivamente aos juízes que não …

De Arte a Z - 13/11/2019

MASP recebe prêmio pela exposição "Histórias Indígenas"

O MASP foi contemplado, neste mês, com o Sotheby’s Prize 2019, prêmio que reconhece projetos de excelência curatorial e apoia …

De Arte a Z - 07/11/2019

4ª edição da Art Weekend agita São Paulo

O Art Weekend São Paulo celebra sua 4ª edição entre os dias 8, 9 e 10 de novembro, com uma …

De Arte a Z - 07/11/2019

Novo museu dedicado a Picasso e Giacometti será aberto em Pequim

Dois dos artistas mais famosos da Europa – Picasso e Giacometti – serão alvo de um novo museu inaugurado em …

De Arte a Z - 07/11/2019

Parque de esculturas no Reino Unido fecha por problemas financeiros

Um dos principais parques de esculturas do Reino Unido fechou abruptamente. O Cass Sculpture, sem fins lucrativos, fundada há mais …

De Arte a Z - 07/11/2019

Artistas do Iraque são impedidos de entrar nos EUA para abertura de exposição

Neste fim de semana, o MoMA PS1, em Nova York, abriu o Theatre of Operations: The Gulf Wars, 1991–2011, uma …

De Arte a Z - 07/11/2019

Obra-prima de Bruegel é encontrada dividida em duas

A obra não se parecia muito com o trabalho de um velho mestre: um painel sujo quebrado limpo em dois, …