Homem invade estúdio de animação japonesa, matando 33 e ferindo 36

Um homem gritando “você morre!” incendiou a construção de um estúdio de animação em Kyoto, no Japão, matando 33 pessoas. Outras 36 ficaram feridas, alguns em casos graves. O incendiário, um homem de 41 anos, está detido sob custódia policial. A polícia de Kyoto não forneceu informações imediatas sobre seu reais motivos.

De acordo com relatos na mídia japonesa, moradores que moram perto dos escritórios da Kyoto Animation, um dos mais famosos estúdios de anime do Japão, chamaram a polícia por volta das 10h de hoje, 18 de julho, após ouvirem uma explosão e verem fumaça saindo do prédio.

O alerta iniciou no estúdio de três andares de Kyoto Animation na área Fushimi de Quioto após o atacante entrar na porta da frente do prédio pulverizado um acelerador líquido não identificado. A polícia de Quioto e os bombeiros disseram que o suspeito, que foi ferido no ataque, não tinha ligação com a empresa.

A maioria das vítimas eram funcionários da Kyoto Animation, uma empresa que produz séries e filmes de anime altamente populares. De acordo com a Associated Press (AP), trabalhadores da empresa subiram as escadas em direção ao telhado em tentativas desesperadas de escapar do incêndio. Sobreviventes sairam do prédio sangrando, carbonizados e descalços.

Um oficial do Corpo de Bombeiros de Quioto disse à AP que 20 dos 33 corpos foram encontrados no terceiro andar, incluindo alguns nas escadas que levam ao telhado. Dois trabalhadores foram encontrados mortos no primeiro andar, outros 11 no segundo andar.

A Kyoto Animation, mais conhecida entre os fãs como KyoAni , foi fundada em 1981 como um estúdio de produção de animação e quadrinhos. Seus principais sucessos incluem Lucky Star (2008), K-On! (2011) e Haruhi Suzumiya (2009).

“Meu coração está com muita dor. Por que diabos essa violência tem que ser usada? ” Disse o presidente da empresa, Hideaki Hatta . Hatta disse à AP que a empresa já havia recebido ameaças de morte anônimas por e-mail, mas não conseguiu prever este ataque.

Os fãs da empresa organizaram uma campanha de crowdfunding para dar apoio às vítimas. “Conhecemos a KyoAni através de seus muitos trabalhos que nos inspiraram, influenciaram e nos divertiram ao longo dos anos”, diz a página da campanha. “Eles são verdadeiros mestres de sua arte e um dos tesouros nacionais do Japão”.

Compartilhar:
Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …