Homem invade estúdio de animação japonesa, matando 33 e ferindo 36

Um homem gritando “você morre!” incendiou a construção de um estúdio de animação em Kyoto, no Japão, matando 33 pessoas. Outras 36 ficaram feridas, alguns em casos graves. O incendiário, um homem de 41 anos, está detido sob custódia policial. A polícia de Kyoto não forneceu informações imediatas sobre seu reais motivos.

De acordo com relatos na mídia japonesa, moradores que moram perto dos escritórios da Kyoto Animation, um dos mais famosos estúdios de anime do Japão, chamaram a polícia por volta das 10h de hoje, 18 de julho, após ouvirem uma explosão e verem fumaça saindo do prédio.

O alerta iniciou no estúdio de três andares de Kyoto Animation na área Fushimi de Quioto após o atacante entrar na porta da frente do prédio pulverizado um acelerador líquido não identificado. A polícia de Quioto e os bombeiros disseram que o suspeito, que foi ferido no ataque, não tinha ligação com a empresa.

A maioria das vítimas eram funcionários da Kyoto Animation, uma empresa que produz séries e filmes de anime altamente populares. De acordo com a Associated Press (AP), trabalhadores da empresa subiram as escadas em direção ao telhado em tentativas desesperadas de escapar do incêndio. Sobreviventes sairam do prédio sangrando, carbonizados e descalços.

Um oficial do Corpo de Bombeiros de Quioto disse à AP que 20 dos 33 corpos foram encontrados no terceiro andar, incluindo alguns nas escadas que levam ao telhado. Dois trabalhadores foram encontrados mortos no primeiro andar, outros 11 no segundo andar.

A Kyoto Animation, mais conhecida entre os fãs como KyoAni , foi fundada em 1981 como um estúdio de produção de animação e quadrinhos. Seus principais sucessos incluem Lucky Star (2008), K-On! (2011) e Haruhi Suzumiya (2009).

“Meu coração está com muita dor. Por que diabos essa violência tem que ser usada? ” Disse o presidente da empresa, Hideaki Hatta . Hatta disse à AP que a empresa já havia recebido ameaças de morte anônimas por e-mail, mas não conseguiu prever este ataque.

Os fãs da empresa organizaram uma campanha de crowdfunding para dar apoio às vítimas. “Conhecemos a KyoAni através de seus muitos trabalhos que nos inspiraram, influenciaram e nos divertiram ao longo dos anos”, diz a página da campanha. “Eles são verdadeiros mestres de sua arte e um dos tesouros nacionais do Japão”.

Compartilhar:
Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …