Herdeiro denuncia o plano da Fondation Beyeler de vender obras de Dubuffet doadas por colecionador

Foundation Beyeler

Em uma ação que está gerando polêmica, a Fondation Beyeler em Riehen, na Suíça, planeja vender quatro pinturas de Jean Dubuffet doadas ao museu privado pela colecionadora de arte francesa Micheline Renard, esposa do falecido executivo automotivo Claude-Louis Renard, em 2013 .

Os Renard, que acumularam uma vasta coleção de arte moderna, tinham um relacionamento de longa data com os fundadores do museu, um livreiro nascido em Basel que se tornou negociante, Ernst Beyeler e sua esposa, Hildy. As quatro pinturas de Dubuffet fizeram parte de um conjunto de 33 obras com as quais Micheline presenteou o museu. Também foram doados à Fondation Beyeler obras de Jean-Michel Basquiat, Sam Francis e Sigmar Polke. O tesouro foi exibido no museu em 2014.

A filha do doador, Delphine Renard, condenou os planos da Fondation Beyeler de cancelar as obras. Renard disse ao Le Journal des Arts que estava “extremamente desapontada com o que me parece ser um mau uso das intenções dos meus pais”, acrescentando: “Se eles simplesmente quisessem apoiar a fundação financeiramente, eles teriam vendido as pinturas e dado um cheque”.

Em declaração, um porta-voz do conselho da Fondation Beyeler disse que o museu está agindo dentro de seus direitos ao vender as pinturas. Micheline estava ciente dessa possibilidade, disse o porta-voz, e as obras de Dubuffet foram selecionadas porque o artista está amplamente representado em todas as coleções do museu.

Ainda não foi marcada a data de venda das obras de Dubuffet, e os detalhes sobre onde e como as obras seriam vendidas não foram divulgados pelo museu. A Fondation Beyeler também não explicou o motivo da venda das obras. A receita irá para o financiamento do museu para aquisições.

 

FONTE: Artnet News

Compartilhar:
Notícias - 30/07/2021

Artefatos indígenas falsos estão sendo vendidos por museus e galerias canadenses

Um negociante canadense admitiu vender arte indígena fraudulenta a várias lojas de museus e outras empresas de arte na Colúmbia …

Notícias - 30/07/2021

Em chamas: Trágedia atinge a história da Cinemateca Brasileira

Na noite de quinta-feira, 29 de julho de 2021, a Cinemateca Brasileira foi engolida pelas chamas na zona oeste de …

Notícias - 29/07/2021

road-movie de Lúcia Murat investiga artistas latinoamericanas

Livremente inspirado na peça “Há mais futuro que passado” o road-movie “Ana. Sem Título”, da diretora Lúcia Murat (“Praça Paris”, …

Notícias - 29/07/2021

Conheça alguns dos artistas já definidos para a Bienal de Veneza

O fluxo de e-mails anunciando quais artistas estão representando seus respectivos países na Bienal de Veneza de 2022 tem sido …

Notícias - 29/07/2021

Galeria Marília Razuk exibe projeto a partir de diálogo entre artistas

Trazer ao público o processo de uma exposição que se desdobra no espaço e no tempo por meio de módulos …

Notícias - 29/07/2021

Prêmio PIPA anuncia Exposição dos Vencedores de 2020

Com uma trajetória de mais de dez anos no cenário da arte contemporânea, o Prêmio PIPA, uma iniciativa do Instituto …

Notícias - 28/07/2021

Sesc São Paulo promove exposição com obras de artistas indígenas

Encontros Ameríndios, exposição que entra em cartaz no Sesc Vila Mariana a partir do dia 31 de julho, traz um …

Notícias - 27/07/2021

Galeria Arte132 abre em São Paulo com exposição de Alex Flemming

Com foco na produção artística brasileira, a Arte132, galeria comandada por Telmo Porto abre suas portas em Moema, zona sul …

Notícias - 27/07/2021

Conheça os artistas e as obras da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Enquanto a estrela do tênis japonesa Naomi Osaka carregava a tocha olímpica escada acima durante a cerimônia de abertura dos …

Notícias - 27/07/2021

Instituto Artium abre as portas em São Paulo

O Instituto Artium, entidade cultural sem fins lucrativos, fundada em 2019, abre as portas para o público com exposição coletiva …

Notícias - 22/07/2021

Instituições anunciam iniciativa colaborativa para o mundo da arte no combate às mudanças climáticas

Os lobistas da indústria das artes Gallery Climate Coalition (GCC), a casa de leilões global Christie’s (membro do GCC) e …

Notícias - 22/07/2021

Louvre aciona advogados por reconstituições pornográficas de obra

O Pornhub parece realmente empenhado em trabalhar com a História da Arte. Depois de oferecer espécies de “visitas guiadas” por …