Durante o período colonial, a câmera tornou-se uma espécie de dispositivo imperial, pois as imagens ocidentais definiam narrativas sobre a história, cultura e identidade do continente africano. Agora, em sua primeira grande exposição de fotografia africana contemporânea, a Tate Modern em Londres está exibindo o trabalho de uma nova geração de artistas africanos usando o meio em seus próprios termos.
“ A World in Common: Contemporary African Photography ” apresenta 36 artistas – trabalhando em fotografia, vídeo e instalação – que representam diferentes gerações e uma ampla extensão geográfica. Cada um oferece suas próprias perspectivas únicas sobre a África e sua relação com o resto do mundo, informados pela história enquanto olham para o futuro com esperança.
A exposição tem curadoria do curador de arte internacional do museu, Osei Bonsu, juntamente com os curadores assistentes Jess Baxter e Genevieve Barton e a ex-curadora assistente Katy Wan.
“Não é uma pesquisa fotográfica tradicional. Eu realmente não acho que a África possa ser resumida ou destilada em uma grande exposição”, disse Bonsu. “Esta foi mais uma tentativa de contar histórias muito específicas sobre a África através das lentes de artistas que viviam e trabalhavam no continente, ou prestavam homenagem a muitas das tradições e práticas visuais que, na minha opinião, melhor refletiam o maneira como vemos a fotografia na África”.

Khadija Saye, Ragal , “neste espaço respiramos” (2017).
A mostra apresenta cerca de 100 obras apresentadas em sete seções temáticas por artistas como Leonce Raphael Agbodjélou, Edson Chagas, Zohra Opoku, Kudzanai Chiurai, Wura-Natasha Ogunji e Zina Saro-Wiwa.
Algumas fotografias imaginam histórias alternativas para o continente e sua diáspora global, incluindo a recriação de um passado real pré-colonial, com reinos africanos governados por dinastias antigas.
Com base no passado mais recente, outros fotógrafos se envolvem com as tradições da fotografia de estúdio, que se tornou popular na África nas décadas de 1950 e 1960, quando muitas nações alcançaram a independência. Esses estúdios permitiram que as famílias africanas tirassem seus retratos, muitas vezes pela primeira vez – e os laços de parentesco capturados nessas imagens ainda ressoam em suas contrapartes contemporâneas.
Há também fotografias que mostram duras verdades sobre nossa realidade atual e a crescente emergência climática, documentando o rápido crescimento dos espaços urbanos da África – bem como a imaginação esperançosa de utopias pós-coloniais.
Juntos, os artistas recuperam a história africana e convidam os espectadores a reconsiderar o lugar do continente no mundo, ressaltando a importância da memória e da identidade cultural.

George Osodi, HRM Agbogidi Obi James Ikechukwu Anyasi ll, Obi de Idumuje Unor (no Palácio) 2012, “Monarcas da Nigéria.”

Khadija Saye, Andichurai , “neste espaço respiramos” (2017).

Zina Saro-Wiwa, de “O Homem Invisível” (2015).

Sabelo Mlangeni, Miss Gay Dez Anos de Democracia, Bheki Mndebele no salão comunitário de Wesselton (2003), “Country Girls”.

Dawit L. Petros, Untitled Epilogue II Catania Italy (2016), “The Stranger’s Notebook.”
“A World in Common: Contemporary African Photography” está em exibição na Tate Modern, Bankside, Londres SE1 9TG, 6 de julho de 2023 a 14 de janeiro de 2024.