Gerhard Ritchter nega museu em seu nome oferecido pela Alemanha

Gerhard Richter, Korn

Embora o artista vivo mais famoso da Alemanha diga que não quer um museu dedicado a suas pinturas, autoridades em Colônia, a cidade que ele chama há muito tempo de casa, discordam.

Colônia tem oficiosamente alimentado o sonho de abrir um museu Gerhard Richter por anos, na esperança de convencer o artista a endossar uma instituição que irá honrar suas conquistas. Mas o pintor não parece muito entusiasmado com a ideia. Recentemente, Richter disse à estação de rádio alemã  Deutschlandfunk que ele não tem “necessidade” de um espaço dedicado, já que seu trabalho é representado em museus em todo o mundo. “Não há planos concretos para um museu”, disse Richter à rádio, dizendo que ele havia sido abordado pela cidade alemã em várias ocasiões. “Eu não preciso ter um museu solo”, disse ele.

O ex-prefeito de Colônia, Fritz Schramma, enfatizou a urgência de tal instituição em uma coluna de opinião na  última quinta-feira, alegando que o artista não é realmente contra o plano, apesar de ele ter dito isso. A resposta “se adapta ao seu temperamento”, disse Schramma. Ele ressalta que Richter havia expressado oposição antes, apesar de “sempre com um pequeno sorriso”. Schramma advertiu que é a hora certa para a cidade encontrar uma maneira de criar tal museu – antes que outra cidade o faça. De acordo com Schramma, o artista de 87 anos, que nasceu em Dresden, mas vive em Colônia há quatro décadas, está em negociações com outras instituições sobre seu próprio museu, embora nada tenha sido declarado oficialmente sobre o assunto.

A pressão está ligada, especialmente considerando que o nome Richter tem um grande atrativo turístico. O Museu Barberini, nos arredores de Berlim, realizou uma exposição de carreira dedicado a Richter por pouco menos de quatro meses no ano passado, que atraiu mais de 150.000 visitantes. Na catedral de Colônia, a principal atração turística da cidade, Richter projetou uma janela com vitrais pixelados, que atrai uma enorme multidão em qualquer dia da semana.

O vitral de Gerhard Ricther consiste em 72 cores na catedral de Colônia do século 13, um dos monumentos mais famosos da Alemanha. Foto de Ralf Juergens / Getty Images.

A atual prefeita Henriette Rekker disse ao jornal Express  que, embora a discussão sobre a construção ou não de um museu dedicado a Richter esteja em andamento, a cidade e os artistas ainda precisam concordar sobre como essa ideia deve ser realizada. “É claro que seria uma grande honra e enriquecimento para a cidade poder exibir o trabalho de seu cidadão honorário Gerhard Richter de uma maneira especial”, disse Rekker. No entanto, “ainda não foi possível chegar a um acordo sobre as circunstâncias para a concretização dessa ideia”, disse ela, embora a cidade continue tentando.

Mesmo que o artista não tenha endossado o plano, o debate sobre que tipo de museu seria adequado para Richter já começou. Primeiro, a cidade precisa adquirir uma coleção. “Um museu com arquitetura de classe mundial teria que ser construído lá, pelo menos na liga do Museu Guggenheim em Bilbao”, diz o prefeito do centro de Colônia, Andreas Hupke. “Se Colônia só quer uma sugestão de uma chance de trazer uma coleção de Gerhard Richter de tamanho respeitável para Colônia, então a cidade tem que ser séria, e não fazer uma bagunça disso.”

Compartilhar:
Notícias - 28/10/2020

Em fotografia: como a pandemia ressignificou o cotidiano

Por Milena Buarque Lopes Bandeira (Itáu Cultural)
Com o mundo em suspensão, olhares vacilantes e temerosos voltaram-se para dentro. O silêncio …

Notícias - 23/10/2020

Olafur Eliasson projeta 'nossas perspectivas glaciais' como um instrumento astronômico

Artista Olafur Eliasson revela sua última obra de arte pública permanente, ‘nossas perspectivas glaciais’, ao longo da geleira hochjochferner do …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Klimt roubada - enterrada por 20 anos - volta a ser exibida em museu italiano

Descoberto pelo jardineiro da galeria Ricci Oddi no ano passado, o Retrato de uma Senhora será a estrela de uma …

Notícias - 23/10/2020

Vândalos atacaram 70 obras de arte em museus de Berlim em plena luz do dia

Um líquido oleoso foi derramado sobre muitas obras no que foi considerado o pior ataque à arte e antiguidades na …

Notícias - 23/10/2020

Guerra declarada entre museu e herdeiros de Piet Mondrian para recuperação de pinturas no valor de US$ 200 milhões

Como parte de um esforço contínuo de anos para recuperar os direitos de propriedade de várias pinturas criadas pelo modernista …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Jacob Lawrence, desaparecida há décadas, foi encontrada de forma inusitada

O painel do renomado artista negro, parte de sua série “Struggle”, foi visto pela última vez em 1960. Mas alguém …

Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …