Galerias comemoram bons resultados na ArtRio

A ArtRio encerrou sua 11ª edição, realizada em formato presencial, na Marina da Gloria, Rio de Janeiro, e em plataforma online entre os dias 08 e 12 de setembro. Seguindo todos os protocolos de segurança indicados pelos órgãos competentes, a feira foi um dos primeiros eventos a pedir a apresentação da comprovação de vacinação contra a COVID-19 na entrada, garantindo mais segurança para os visitantes e para também todos os profissionais envolvidos. O evento teve público presente total de 14.800 pessoas, divididos entre os cinco dias.

“Realizar a ArtRio no cenário de pandemia, dois anos consecutivos, representa para nós que a arte resiste sempre, a tudo e a todos. A arte é a maneira como vemos o mundo e escrevemos nossa história. Nosso compromisso com toda a cadeia do segmento é muito forte, e a questão do presencial, do olhar, da admiração, é muito importante. Estamos aqui, todos juntos, mirando o futuro”, indica Brenda Valansi, presidente da ArtRio.

Com a participação de 65 galerias e 16 instituições, a feira de arte em 2021 teve, entre os destaques, a apresentação de obras alusivas ao cenário atual do país, tanto social e cultural, como político. Novos artistas também foram destaque, presentes tanto nas galerias jovens como também já em casas já estabelecidas.

Alexandre Roesler, da Galeria Nara Roesler, considerou a feira positiva: “Começou ruim, por conta da queda da Bolsa, mas depois evoluiu, sendo melhor até do que o ano passado. Vendemos obras de vários artistas, dos mais históricos aos mais jovens”. Janaina Torres, da Janaína Torres Galeria, concorda com a fala e destaca a importância do formato presencial para o setor: “A feira foi um sucesso de vendas. Fundamental ter o evento presencial. É uma outra relação que o observador tem com a obra. Muito da delicadeza da obra, a proporção, a estrutura, não conseguimos ver nem sentir no online… Então, para nós, é crucial ter a feira presencial”.

“A arte é uma das mais importantes formas de comunicação que temos, algumas vezes reproduzindo a realidade e outras indicando a realidade que gostaríamos de ter. A produção artística apresentada na ArtRio esse foi muito relevante nesse sentido. Acho muito importante falar sobre diversidade e inclusão. Nomes jovens, de diferentes histórias e trajetórias, estão conquistando relevantes espaços na cena atual, e são valorizados 100% pelo excelente conteúdo artístico produzido”, completa Brenda.

Mais uma vez, a ArtRio estimulou a doação de obras presentes na feira para o acervo do Museu de Arte do Rio – MAR. A equipe de curadoria do museu visitou o evento e marcou as obras de interesse

A ArtRio gerou cerca de 1.200 empregos diretos e indiretos para a montagem e produção do evento, atendimento nos bares e foodtrucks, além das equipes das galerias participantes.

Compartilhar:
Notícias - 17/09/2021

Barbara Kruger e MArk Bradfort integram lista de 100 pessoas mais influentes de 2021 da Revista Time

Os artistas Barbara Kruger e MArk Bradfort figuram na lista de 100 pessoas mais influentes de 2021 da Revista Time. …

Notícias - 17/09/2021

Samsung fecha parceria com grandes museus para serviço de arte na TV

A Samsung Electronics Co. anunciou que assinou uma parceria com o Museu do Louvre para expandir seu serviço de assinatura …

Notícias - 17/09/2021

Professor de história da arte descobre obra do barroco italiano em igreja de Nova York

Um professor de história da arte em Westchester, Nova York, descobriu uma rara pintura barroca italiana em uma igreja local. …

Notícias - 17/09/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2022

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, divulga a …

Notícias - 16/09/2021

Artistas contemporâneos ocupam mobiliário urbano do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro continua lindo e ganhou ainda mais cor com a exposição a céu aberto Arte Atua, que …

Notícias - 16/09/2021

"Ópera é chato", afirma Marina Abramovic na estreia de seu trabalho em Londres

“A ópera é chata”, afirmou Marina Abramovic em uma sala cheia de jornalistas na abertura de uma exposição de suas …

Notícias - 10/09/2021

Bolsa de Fotografia ZUM/IMS seleciona projetos de Castiel Vitorino Brasileiro e Tiago Sant’Ana

O Instituto Moreira Salles anuncia os dois projetos vencedores da 9ª edição da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS: Corpoflor − A …

Notícias - 10/09/2021

evento reúne INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS INSPIRADAS PELO MAIS ANTIGO HOSPITAL PSIQUIÁTRICO DO BRASIL

Em abril de 2021, os nove últimos moradores pacientes do Complexo Hospitalar do Juquery foram transferidos e o hospital encerrou …

Notícias - 09/09/2021

Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia abre chamada

A partir de hoje (8/9), estão abertas as inscrições para a 4ª Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia. Com o …

Notícias - 09/09/2021

Galerias brasileiras marcam presença na feira nova-iorquina The Armory Show

As galerias Lume, Millan, Nara Roesler e Vermelho participam da feira The Armory Show, que acontece entre os dias 9 …

Notícias - 09/09/2021

Funarte lança editais para diferentes linguagens artísticas

A Fundação Nacional de Artes – Funarte publicou cinco diferentes editais nesta semana, para incentivo a projetos relacionados a várias …

Notícias - 09/09/2021

Projeto de fim de curso vira média-metragem biográfico de Frida Kahlo

Frida Kahlo (1907-1954), figura de extrema importância para as artes, está prestes a receber uma biografia nacional produzida por artistas …