galerias brasileiras participam da feira Art Basel online viewing room

Laura Lima, Bosch Picotado | A Gentil Carioca

De 16 a 19 de junho acontece mais uma edição online da feira Art Basel. Intitulado Art Basel OVR: Portals, o evento terá como foco práticas de artistas que questionam os parâmetros que moldaram nossa condição contemporânea, através de lentes atuais e históricas. 303 galerias participam da feira e entre elas 6 são brasileiras e fazem parte do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). São elas: A Gentil Carioca, Central Galeria, Galeria Leme, Galeria Luisa Strina, Galeria Vermelho e Mendes Wood DM.

Flavio Cerqueira, Em memórias de mim, 2017 | Galeria Leme

O tema da exposição da A Gentil Carioca é ‘Tempo’ e apresenta obras dos artistas João Modé, Laura Lima e Rodrigo Torres. Em uma das obras expostas, de Laura Lima, intitulada Bosch Picotado, a artista reproduz ‘Tentações de Santo Antão’, de Hieronymus Bosch, pintado entre 1945 e 1500.

A Central Galeria preparou a exposição ‘Documentos da Barbárie’, um projeto solo de Lourival Cuquinha, que propõe uma investigação ao passado que ainda é presente, contando histórias do ponto de vista de atores subjugados e abordando temas como exclusão social, luta dos povos indígenas e meio ambiente. Esta é a estreia do artista pela Central Galeria, e o público pode esperar retratos de uma contemporaneidade violenta do universo de temas urgentes de nosso país, como a deterioração do meio ambiente, a usurpação dos direitos dos povos indígenas e o abandono da população em situação de rua.

Lourival Cuquinha, Transição de fase – moussa | Central Galeria

A Galeria Leme apresenta trabalhos de Sandra Gamarra, Jaime Lauriano e Flávio Cerqueira, na temática ‘As margens ainda estão dentro’. As obras questionam conceitos de hegemonia, especialmente no que se refere à marginalização e à memória. O público poderá mergulhar na história e refletir sobre incertezas do passado relacionadas com raça e identidade, aprendendo com o que já aconteceu para compreender melhor o que estamos vivendo e se preparar melhor para o futuro.

Marcius Galan, Movimento IV | Galeria Luisa Strina

A Galeria Luisa Strina apresenta a exposição ‘La mala hora’, composta por obras dos artistas Jorge Macchi, Magdalena Jitrik, Marcius Galan e Renata Lucas, que trazem a estrutura do espaço-tempo do momento atual. As obras permitem observar instabilidade, fragilidade, deriva e atrito.

A Galeria Vermelho traz um projeto solo da artista Claudia Andujar sobre os povos indígenas Yanomami, que vivem na floresta Amazônica. Desde 1970, a artista luta, através da arte fotográfica, para defender este povo que está ameaçado por conta de atividades ilegais de mineração. Seus registros mostram a cultura xamânica dos Yanomami e, com aplicação de diferentes técnicas, trazem imagens com camadas, movimento, drama e intimidade. A exposição, intitulada ‘A Luta dos Yanomami’, já passou por São Paulo (IMS), Milão (Triennale), Paris (Fondation Cartier), e atualmente está em Londres (Barbican Centre).

Claudia Andujar | Galeria Vermelho

A Mendes Wood DM apresenta oito novas obras do artista franco-argelino Neïl Beloufa, que desconstruiu a linha entre as realidades digital e física. Realidade e ficção, causa e efeito, presença e ausência, são as polaridades que dão forma ao seu trabalho. Desenvolvendo sua reflexão através de esculturas, vídeos, pinturas e instalações, Beloufa consegue desconstruir as crenças do sistema contemporâneo ao se movimentar entre o real e o imaginário.

DM_Neil Beloufa studio visit project | Mendes Wood

Galerias do projeto Latitude ganham mais visibilidade através de plataformas digitais

O meio digital tornou-se imprescindível para galerias de arte de todo mundo divulgarem os trabalhos de seus artistas representados, quebrando fronteiras e alcançando públicos de diversos cantos do globo. Sabendo deste movimento e tendência, o projeto Latitude trabalha cada vez mais para inserir suas galerias em importantes plataformas digitais do mercado de arte contemporânea.

Um dos frutos deste trabalho é a inserção de 14 galerias apoiadas pelo Latitude na ArtNexus OVR com páginas dedicadas a cada uma delas na plataforma. Para ter acesso às obras expostas basta entrar no site, clicar em ‘Viewing Room’ e procurar pelo nome da galeria.

Na plataforma Artsy, uma das mais reconhecidas do mercado, a feature page lançada no mês passado com o tema ‘Brazilian Contemporary Art’ traz também obras de galerias apoiadas pelo projeto Latitude. Na página, o público pode encontrar uma obra de cada uma das 20 galerias apoiadas na plataforma desde o segundo semestre de 2020. Para acessar basta acessar o link https://www.artsy.net/feature/latitude.

Compartilhar:
Notícias - 04/07/2022

FBI confisca e retira de exposição obras falsas de Basquiat

Na sexta-feira, 24 de junho, agentes do FBI entraram no Museu de Arte de Orlando, removendo todas as pinturas de …

Notícias - 04/07/2022

Manifestantes colam a si mesmos em obras de museus

Dois ativistas climáticos se colaram em uma pintura de Vincent van Gogh em um museu de Londres, um dia depois …

Notícias - 04/07/2022

Documentário sobre a trajetória de Claudia Andujar com os Yanomami estreia nos cinemas

A fotógrafa suíça Claudia Andujar, de 90 anos, atravessou a guerra na Hungria, fugiu da perseguição nazista em Viena e, …

Notícias - 01/07/2022

Margaret Keane, pintora de "Big Eyes", morre aos 94 anos

A artista Margaret Keane, cujas pinturas de crianças de olhos grandes eram incrivelmente populares nos anos 50 e 60, morreu …

Notícias - 01/07/2022

Grandes Mestras recebem o Pride of Place, em Londres

Pinturas de mulheres estarão entre as descobertas mais interessantes apresentadas na Masterpiece deste ano. A feira de arte de Londres …

Notícias - 01/07/2022

Banksy recebe cátedra honorária

A BBC informou nesta quinta-feira (30), que o anônimo artista de rua britânico Banksy será premiado com uma cátedra honorária. …

Notícias - 01/07/2022

MARGS lança Projeto de Digitalização de seu Acervo Documental

A Secretaria de Estado da Cultura do RS (Sedac), através do MARGS, anuncia o pré-lançamento do “Projeto de Digitalização do …

Notícias - 30/06/2022

Capa do disco de Beyoncé tem comparações com a famosa pintura de Lady Godiva

Após semelhança com fotografia de performance da artista Berna Reale, na tarde de quinta-feira 30 de junho, Beyoncé revelou a …

Notícias - 30/06/2022

Abre em São Paulo o Museu das Culturas Indígenas

Abriu no último dia 29/6, em São Paulo, o Museu das Culturas Indígenas.

Localizado na capital de São Paulo, o Museu …

Notícias - 30/06/2022

A fotógrafa Sibylle Bergemann ganha retrospectiva na Berlinische Galerie

A fotógrafa Sibylle Bergemann (1941–2010) captou as histórias de pessoas e lugares de uma forma especial. Durante seu período criativo, …

Notícias - 29/06/2022

Museu de Nova York apresenta exposição sobre o universo queer de Machine Dazzle

O Museu de Artes e Design (MAD), em Nova York, apresentará Queer Maximalism x Machine Dazzle, a primeira exposição individual …

Notícias - 29/06/2022

São Paulo ganha novos grafites

Com objetivo de deixar a mobilidade mais fluida e trazer mais cor à capital paulista, Veloe, marca especializada em meios …