Galerias brasileiras participam da ARCOmadrid 2021

Héctor Zamora, “Photokinetic”, 2020 | Luciana Brito Galeria

A ARCOmadrid, uma das principais feiras de arte do mundo, celebra sua 40ª edição entre os dias 7 e 11 de junho, com a participação de 131 galerias de 27 países. Entre elas estão as brasileiras Luciana Brito Galeria e Galeria Luisa Strina, que contam com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Neste ano, a presença de galerias da América Latina ganha um novo protagonismo com a inclusão de uma seção especial, produzida junto a Mariano Mayer, que traz a possibilidade de exibição de obras que não precisam necessariamente ser transportadas, ação necessária frente às restrições de circulação impostas pela pandemia.

Com um cenário de melhora dos índices da pandemia e altos índices de vacinação na Europa, a feira acontecerá de forma híbrida com seção online ARCO E-XHIBITIONS, recebendo em seus três primeiros dias exclusivamente profissionais do setor de arte contemporânea, mas abrindo ao público durante o final de semana.

A Luciana Brito Galeria participa da seção especial dedicada à América Latina “Remitente. Arte Latinoamericano”, e na seção online ARCO E-XHIBITIONS, apresentando os vídeos “Campo” (1977), de Regina Silveira, e “Photokinetic” (2020), de Héctor Zamora. “Campo” é o primeiro projeto em vídeo de Regina Silveira (1939, Brasil), e um dos primeiros em videoarte no Brasil, realizado com o apoio do MAC-USP no final dos anos 1970. O vídeo foi produzido em uma única tomada, sem qualquer edição, e apresenta o gesto simples de percorrer os limites da tela com a ponta de um dedo.

“Photokinetic”, 2020, de Héctor Zamora (1974, México) traz a interpretação audiovisual do artista para a sua instalação site specific “Lattice Detour” (2020), comissionada pelo Metropolitan Museum of Art de Nova York para o roof garden do museu. Com a câmera estática, o vídeo apresenta a cadência dos movimentos gerados pelas sombras dos visitantes do outro lado do muro de blocos de cobogó, durante o pôr do sol.

A Galeria Luisa Strina, que participa da seção online ARCO E-XHIBITIONS, apresenta os trabalhos de Fernanda Gomes e Jarbas Lopes. O trabalho de Jarbas Lopes transita entre pintura, escultura, desenho, livros de artista e performance. Muitos de seus trabalhos são participativos ou sensoriais, e o artista encoraja os participantes a tocarem, segurarem, movimentarem e virarem páginas.

Já Fernanda Gomes lida com uma ampla gama de processos e procedimentos, articula uma linguagem de extenso vocabulário, sempre em expansão. A paleta de brancos e dos materiais crus assumem uma visão radical da cor, que inclui a luz como matéria. A reunião dos trabalhos no espaço é tratada como obra em si, em exposições irrepetíveis, que reagem a contextos diversos. Ainda assim, a artista acredita em obras de arte autônomas, em seu sentido mais primitivo de objeto vivo. Os materiais modestos, a escala humana, a dimensão lúdica, contribuem para uma significação aberta e pessoal para cada observador.

Fernanda Gomes | FOTO: Edouard Fraipont | Galeria Luisa Strina

Sobre o Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad

O Latitude é um programa desenvolvido por meio de uma parceria firmada entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, para promover a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea. Criado em 2007, conta hoje com 58 galerias de arte do mercado primário, localizadas em sete estados brasileiros e Distrito Federal, que representam mais de 1000 artistas contemporâneos. Seu objetivo é criar oportunidades de negócios de arte no exterior, fundamentalmente através de ações de capacitação, apoio à inserção internacional e promoção comercial e cultural.

O volume das exportações definitivas e temporárias das galerias do projeto Latitude vem crescendo significativamente. Em 2007, foram exportados US$ 6 milhões e, de acordo com a última Pesquisa Setorial Latitude publicada, em 2017 atingiu-se mais de US$ 65 milhões. As galerias Latitude foram responsáveis por 42% do volume total das exportações do setor no ano.

Desde abril de 2011, quando a ABACT assumiu o convênio com a Apex-Brasil, foram realizadas 48 ações em mais de 26 diferentes feiras internacionais, com aproximadamente 300 apoios concedidos a galerias Latitude. Neste mesmo período, foram trazidos ao Brasil aproximadamente 250 convidados internacionais, entre curadores, colecionadores e profissionais do mercado, em 23 edições de Art Immersion Trips. Além dessas ações, o Latitude realizou cinco edições de sua Pesquisa Setorial, com dados anuais sobre o mercado primário de arte contemporânea brasileira.

Jarbas Lopes, Shock | FOTO: Rafael Adorján | Galeria Luisa Strina

Compartilhar:
Notícias - 23/09/2021

Paço das Artes abre inscrições para a Temporada de Projetos 2021/2022

Estão abertas as inscrições para a Temporada de Projetos 2021/2022, iniciativa do Paço das Artes, instituição da Secretaria de Cultura …

Notícias - 23/09/2021

Curta!On oferece documentários sobre artes visuais

Quem é apaixonado pelas artes visuais pode conhecer ou se aprofundar na vida, na obra e no processo criativo de …

Notícias - 22/09/2021

Arqueólogos descobrem arte em cavernas mais antiga do que as já registradas

Uma equipe de cientistas internacionais descobriu impressões antigas de mãos e pés que podem mudar nossa compreensão da arte rupestre …

Notícias - 22/09/2021

Edital seleciona artistas brasileiros para ilustrar relatório que será apresentado na ONU

Divulgar artistas brasileiros/as que abordam temas relacionados a direitos humanos em suas obras. Esse é o objetivo do edital Olhares …

Notícias - 22/09/2021

Trabalho póstumo de Christo e Jeanne-Claude é inaugurado em Paris

O sonho final, não realizado em vida, do artista Christo de “empacotar” o Arco do Triunfo em Paris finalmente se …

Notícias - 17/09/2021

Barbara Kruger e MArk Bradfort integram lista de 100 pessoas mais influentes de 2021 da Revista Time

Os artistas Barbara Kruger e MArk Bradfort figuram na lista de 100 pessoas mais influentes de 2021 da Revista Time. …

Notícias - 17/09/2021

Samsung fecha parceria com grandes museus para serviço de arte na TV

A Samsung Electronics Co. anunciou que assinou uma parceria com o Museu do Louvre para expandir seu serviço de assinatura …

Notícias - 17/09/2021

Professor de história da arte descobre obra do barroco italiano em igreja de Nova York

Um professor de história da arte em Westchester, Nova York, descobriu uma rara pintura barroca italiana em uma igreja local. …

Notícias - 17/09/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2022

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, divulga a …

Notícias - 16/09/2021

Artistas contemporâneos ocupam mobiliário urbano do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro continua lindo e ganhou ainda mais cor com a exposição a céu aberto Arte Atua, que …

Notícias - 16/09/2021

"Ópera é chato", afirma Marina Abramovic na estreia de seu trabalho em Londres

“A ópera é chata”, afirmou Marina Abramovic em uma sala cheia de jornalistas na abertura de uma exposição de suas …

Notícias - 15/09/2021

Galerias comemoram bons resultados na ArtRio

A ArtRio encerrou sua 11ª edição, realizada em formato presencial, na Marina da Gloria, Rio de Janeiro, e em plataforma …