Galerias brasileiras marcam presença na Frieze e TEFAF New York 2023

Marcos Siqueira, Sem título, 2023

Anualmente, renomadas feiras, exposições e inaugurações artísticas movimentam o mercado de arte e cultura de Nova Iorque. Lá, desembarcam no mês de maio importantes galerias brasileiras e grandes nomes da cena de arte do Brasil, rumo à Frieze e à TEFAF New York 2023.

Com o apoio do Projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), as galerias brasileiras Fortes D’Aloia & Gabriel, Luisa Strina, Mendes Wood DM, Mitre e Vermelho integram o grupo de expositores vindos de 27 países, que estarão na Frieze New York 2023, uma das mais importantes feiras de arte do circuito internacional, que acontece no The Shed ,de 17 a 21 de maio,

Além disso, a Galeria Nara Roesler garante presença na TEFAF, de 11 a 16 de maio, no Park Avenue Armory, e representará o Brasil entre as 91 galerias.

Para a Frieze New York, a Fortes D’Aloia & Gabriel reúne uma seleção de trabalhos de Iran do Espírito Santo, Lucia Laguna, Jac Leirner e Mauro Restiffe, que acionam uma investigação sobre janelas, em dimensões tanto físicas quanto conceituais. Indo além da tradicional noção da obra de arte como janela para o mundo, Iran do Espírito Santo e Mauro Restiffe enfatizam reflexos e espelhamentos como obstáculos para a visibilidade, desafiando noções prévias de representação espacial. Em contraste, Lucia Laguna opera no campo do visível, pintando a paisagem movediça que vê da janela no seu ateliê do subúrbio do Rio de Janeiro, que ela então justapõe a fragmentos de monografias de arte e outros elementos de seu imaginário. Em um subsequente desdobramento da analogia, as coleções e arranjos de objetos cotidianos de Jac Leirner abrem um ponto de vista para seus hábitos, compulsões e procedimentos.

A Galeria Luisa Strina apresenta um grupo de artistas de diferentes gerações, cujas obras marcaram significativamente sua trajetória. O projeto também busca enfatizar o papel cada vez mais influente desempenhado por artistas mulheres nos últimos anos, como Leonor Antunes, Fernanda Gomes e Anna Maria Maiolino. Nas últimas cinco décadas, Luisa Strina se manteve como uma das principais referências da arte no Brasil, fomentando a carreira de artistas que hoje são fundamentais para a compreensão da arte latino-americana. As obras dos brasileiros Alexandre da Cunha, Bruno Baptistelli, Cildo Meireles, Cinthia Marcelle, Clarissa Tossin, Marepe, Panmela Castro, Renata Lucas, Tonico Lemos Auad, entre outros nomes internacionais, também fazem parte da seleção de artistas para a feira.

Estreante na Frieze New York, a Mitre Galeria propõe um projeto solo de Marcos Siqueira, artista que vive e trabalha na Serra do Cipó, no estado de Minas Gerais. Siqueira sempre viveu no bioma do cerrado mineiro, trabalhando diretamente com o solo, pesquisando seus fenômenos naturais e envolvido diretamente com práticas de preservação ambiental. É a energia e os elementos que habitam o seu território que estão presentes em sua obra, bem como a singularidade da linha do horizonte, a vegetação característica, os bichos, o povo, as festividades, as atividades laborais, as brincadeiras, e também as dinâmicas subjetivas de transformação da natureza e dos sujeitos. No traço simples, mas elegante, nos densos blocos matéricos, e na atmosfera vespertina, surge a invenção que desdobra o exuberante mundo de fora no sensível mundo de dentro, interior, intangível.

Já a Vermelho leva uma seleção de trabalhos de Claudia Andujar, Rosângela Rennó, Edgard de Souza, Ivan Argote e Monica Nador + Jamac. A apresentação foca nas múltiplas e variadas práticas exploradas pelo grupo de artistas, apresentando fotografia, bordado, têxtil, serigrafia, e colagem.

Na TEFAF New York, a Galeria Nara Roesler apresenta uma curadoria de obras de marcantes mestres abstratos do século: Tomie Ohtake, Lygia Pape, Abraham Palatnik, Heinz Mack e Sérgio Camargo. Todos esses artistas se destacaram, dentro de seus contextos, por sua inovação, engenhosidade e prática pouco ortodoxa. Em vez de seguir um caminho programático, sua abstração era aberta para enriquecer conexões permeáveis, evitando restrições e polaridades mutuamente exclusivas como óptico/háptico, geométrico/orgânico, cinética/paralática. Sua seleção de diferentes práticas no campo abstrato apontam para muitos possíveis caminhos onde todos os mencionados acima colidem frutiferamente.

Compartilhar:
Sesc Pinheiros_20240424_Exposicao Um Defeito de Cor_FT Andreia Beltrao Notícias - 17/01/2025

SESC SÃO PAULO DESTACA O TEMA DA NEGRITUDE COM PRORROGAÇÃO DE DUAS EXPOSIÇÕES ATÉ FEVEREIRO

SESC VILA MARIANA E BOITEMPO CELEBRAM A CULTURA AMEFRICANA E FESTAS POPULARES NO BRASIL ENQUANTO SESC PINHEIROS RECEBE A GRANDIOSA …

Notícias - 20/12/2024

Conheça a programação de exposições 2025 nas principais instituições culturais

Começaram a pipocar as programações de exposições para 2025 nas principais instituições culturais pelo Brasil e você confere aqui, em …

Notícias - 12/12/2024

Museu d'Orsay está de cabeça para baixo

A dupla de artistas Elmgreen & Dragset é conhecida por desmontar habilmente os cubos brancos do mundo da arte
O Museu …

Notícias - 12/12/2024

Por que a cor Pantone do Ano 2025 é o Mocha Mousse?

Aprendemos todo mês de dezembro o que mais está escondido em um único tom de cor quando o Pantone Color …

Notícias - 12/12/2024

Esculturas icônicas de Roy Lichtenstein são restauradas

Se você estiver dirigindo pela Montauk Highway, que conecta a cidade de Nova York à costa sul de Long Island, …

Notícias - 12/12/2024

Três objetos surpreendentes foram encontrados em reforma do Notre-Dame

Depois de quase três anos removendo escombros e garantindo que a catedral do século XII estivesse estruturalmente segura após um …

Notícias - 12/12/2024

Bolsa Pampulha abre mostra com artistas da sua 9ª edição

Com abertura marcada para o dia 18 de dezembro, a partir das 10h, nas Galerias do Térreo do Centro Cultural …

Notícias - 12/12/2024

Agnès Varda, Luiz Braga e outros. Veja programação 2025 do IMS

Em 2025, Instituto Moreira Salles apresenta exposições de Zanele Muholi, Gordon Parks, Agnès Varda, Luiz Braga e do povo Paiter …

Notícias - 12/12/2024

Jovem artista acusa ex-assistente de Louise Bourgeois de abuso sexual

Jerry Gorovoy, assistente de longa data da famosa artista franco-americana Louise Bourgeois e figura do mundo das artes de Nova …

Notícias - 12/12/2024

Botticelli de US$ 12,6 milhões lidera vendas de antigos mestres em leilão

A Sotheby’s saiu na frente na Semana de Clássicos de Londres graças a The Virgin and Child Enthroned, uma das …

Notícias - 12/12/2024

Pintura de um futuro papa do mestre Caravaggio é revelada em Roma

Maffeo Barberini correspondeu às elevadas expectativas de seus pais aristocráticos ao ser eleito papa em 1623. Além de expandir os …

Notícias - 12/12/2024

MASP se destaca em lista do Google com as instituições mais buscadas do ano

O Google acaba de divulgar sua lista anual “Year in Search”, que oferece uma chance de refletir sobre o que …