Galerias brasileiras marcam presença na feira nova-iorquina The Armory Show

Amamentação (2021), do artista Jaider Esbell, da Galeria Millan

As galerias Lume, Millan, Nara Roesler e Vermelho participam da feira The Armory Show, que acontece entre os dias 9 e 12 de setembro, no Javits Center, em Nova Iorque, e promete ser um consolidador do ressurgimento do setor cultural local, iniciado no primeiro semestre de 2021, além de um termômetro para o mercado de arte.

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), as galerias Lume, Millan, Nara Roesler representam o Brasil no setor central da feira, e a Vermelho integra a Focus, seção com apresentações individuais ou duplas e que abordam questões urgentes da atualidade.

A Galeria Lume terá seu espaço inteiramente dedicado às obras da artista-fotógrafa Ana Vitória Mussi, com um solo show que pode ser lido como a construção da opacidade, como se daí pudesse brilhar uma claridade específica. Com matriz de impressão serigráfica, barbante e tinta sintética, a artista assume a difícil tarefa de fotografar a distância entre o que se vê e o que fica velado, entre o olhar e o pensar.

Estreante no evento, a Galeria Millan apresenta o projeto Estruturas Epistemológicas, uma seleção de obras de cinco artistas: Feliciano Centurión, Jaider Esbell, Regina Parra, Thiago Martins de Melo e Tunga. A partir do conceito de epistemologia, que questiona a origem e os limites do conhecimento como um eixo central, a proposta expande os cânones existentes de formação e aquisição de conhecimento para outras formas de consciência.

A Galeria Nara Roesler exibe uma seleção de obras recentes de artistas sul-americanos, pontuadas pela produção de artistas europeus, estabelecendo um diálogo entre práticas de diferentes regiões e gerações. A apresentação coloca em primeiro plano os ecos e divergências presentes nas abordagens desses artistas em sua busca por compreender os limites da abstração, da figuração e da espacialidade, criando uma conversa nos níveis formais e técnicos entre as obras, de modo a explorar os métodos empregados pelos artistas em sua consistente luta para chegar a um equilíbrio com certos pilares dos processos artísticos e seus cânones.

Já a proposta da galeria Vermelho é a apresentação de obras marcantes dos artistas Marcelo Cidade e Cinthia Marcelle, que, entre suas individualidades, têm a utilização de materiais do cotidiano como ponto comum. Destaque para Deus acima de tudo (2020), na qual Marcelo Cidade leva o espectador a se deparar com painéis modulares, vistos em lojas de rua populares no Brasil que comercializam peças de automóveis e outros produtos arranjados. Já em Calendário (2018-2020), Marcelle sugere uma forma alternativa de medir através do ato de contar, fazendo uso tecidos, tintas, vigas de madeira e cadarços em um procedimento repetitivo para a produção de 12 peças.

A The Armory Show 2021 também terá uma seção online, onde todos os trabalhos podem ser acessados de qualquer lugar do mundo. O conteúdo e a programação da feira podem ser acessados em: https://www.thearmoryshow.com/.

Elian Almeida – Maria Auxiliadora da Silva (Vogue Brasil), 2021 – Galeria Nara Roesler

Sobre o Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad

O Latitude é um programa desenvolvido por meio de uma parceria firmada entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, para promover a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea. Criado em 2007, conta hoje com 64 galerias de arte do mercado primário, localizadas em sete estados brasileiros e Distrito Federal, que representam mais de 1800 artistas contemporâneos. Seu objetivo é criar oportunidades de negócios de arte no exterior, fundamentalmente através de ações de capacitação, apoio à inserção internacional e promoção comercial e cultural.

O volume das exportações definitivas e temporárias das galerias do projeto Latitude vem crescendo significativamente. Em 2007, foram exportados US$ 6 milhões e, de acordo com a última Pesquisa Setorial Latitude publicada, em 2018 atingiu-se mais de US$ 65 milhões. As galerias Latitude foram responsáveis por 42% do volume total das exportações do setor no ano.

Desde abril de 2011, quando a ABACT assumiu o convênio com a Apex-Brasil, foram realizadas 48 ações em mais de 26 diferentes feiras internacionais, com aproximadamente 300 apoios concedidos a galerias Latitude. Neste mesmo período, foram trazidos ao Brasil aproximadamente 250 convidados internacionais, entre curadores, colecionadores e profissionais do mercado, em 23 edições de Art Immersion Trips. Além dessas ações, o Latitude realizou cinco edições de sua Pesquisa Setorial, com dados anuais sobre o mercado primário de arte contemporânea brasileira.

Ana Pigosso, pela Galeria Lume

Compartilhar:
Notícias - 17/09/2021

Barbara Kruger e MArk Bradfort integram lista de 100 pessoas mais influentes de 2021 da Revista Time

Os artistas Barbara Kruger e MArk Bradfort figuram na lista de 100 pessoas mais influentes de 2021 da Revista Time. …

Notícias - 17/09/2021

Samsung fecha parceria com grandes museus para serviço de arte na TV

A Samsung Electronics Co. anunciou que assinou uma parceria com o Museu do Louvre para expandir seu serviço de assinatura …

Notícias - 17/09/2021

Professor de história da arte descobre obra do barroco italiano em igreja de Nova York

Um professor de história da arte em Westchester, Nova York, descobriu uma rara pintura barroca italiana em uma igreja local. …

Notícias - 17/09/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2022

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, divulga a …

Notícias - 16/09/2021

Artistas contemporâneos ocupam mobiliário urbano do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro continua lindo e ganhou ainda mais cor com a exposição a céu aberto Arte Atua, que …

Notícias - 16/09/2021

"Ópera é chato", afirma Marina Abramovic na estreia de seu trabalho em Londres

“A ópera é chata”, afirmou Marina Abramovic em uma sala cheia de jornalistas na abertura de uma exposição de suas …

Notícias - 15/09/2021

Galerias comemoram bons resultados na ArtRio

A ArtRio encerrou sua 11ª edição, realizada em formato presencial, na Marina da Gloria, Rio de Janeiro, e em plataforma …

Notícias - 10/09/2021

Bolsa de Fotografia ZUM/IMS seleciona projetos de Castiel Vitorino Brasileiro e Tiago Sant’Ana

O Instituto Moreira Salles anuncia os dois projetos vencedores da 9ª edição da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS: Corpoflor − A …

Notícias - 10/09/2021

evento reúne INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS INSPIRADAS PELO MAIS ANTIGO HOSPITAL PSIQUIÁTRICO DO BRASIL

Em abril de 2021, os nove últimos moradores pacientes do Complexo Hospitalar do Juquery foram transferidos e o hospital encerrou …

Notícias - 09/09/2021

Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia abre chamada

A partir de hoje (8/9), estão abertas as inscrições para a 4ª Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia. Com o …

Notícias - 09/09/2021

Funarte lança editais para diferentes linguagens artísticas

A Fundação Nacional de Artes – Funarte publicou cinco diferentes editais nesta semana, para incentivo a projetos relacionados a várias …

Notícias - 09/09/2021

Projeto de fim de curso vira média-metragem biográfico de Frida Kahlo

Frida Kahlo (1907-1954), figura de extrema importância para as artes, está prestes a receber uma biografia nacional produzida por artistas …