Galerias brasileiras marcam presença na feira nova-iorquina The Armory Show

Amamentação (2021), do artista Jaider Esbell, da Galeria Millan

As galerias Lume, Millan, Nara Roesler e Vermelho participam da feira The Armory Show, que acontece entre os dias 9 e 12 de setembro, no Javits Center, em Nova Iorque, e promete ser um consolidador do ressurgimento do setor cultural local, iniciado no primeiro semestre de 2021, além de um termômetro para o mercado de arte.

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), as galerias Lume, Millan, Nara Roesler representam o Brasil no setor central da feira, e a Vermelho integra a Focus, seção com apresentações individuais ou duplas e que abordam questões urgentes da atualidade.

A Galeria Lume terá seu espaço inteiramente dedicado às obras da artista-fotógrafa Ana Vitória Mussi, com um solo show que pode ser lido como a construção da opacidade, como se daí pudesse brilhar uma claridade específica. Com matriz de impressão serigráfica, barbante e tinta sintética, a artista assume a difícil tarefa de fotografar a distância entre o que se vê e o que fica velado, entre o olhar e o pensar.

Estreante no evento, a Galeria Millan apresenta o projeto Estruturas Epistemológicas, uma seleção de obras de cinco artistas: Feliciano Centurión, Jaider Esbell, Regina Parra, Thiago Martins de Melo e Tunga. A partir do conceito de epistemologia, que questiona a origem e os limites do conhecimento como um eixo central, a proposta expande os cânones existentes de formação e aquisição de conhecimento para outras formas de consciência.

A Galeria Nara Roesler exibe uma seleção de obras recentes de artistas sul-americanos, pontuadas pela produção de artistas europeus, estabelecendo um diálogo entre práticas de diferentes regiões e gerações. A apresentação coloca em primeiro plano os ecos e divergências presentes nas abordagens desses artistas em sua busca por compreender os limites da abstração, da figuração e da espacialidade, criando uma conversa nos níveis formais e técnicos entre as obras, de modo a explorar os métodos empregados pelos artistas em sua consistente luta para chegar a um equilíbrio com certos pilares dos processos artísticos e seus cânones.

Já a proposta da galeria Vermelho é a apresentação de obras marcantes dos artistas Marcelo Cidade e Cinthia Marcelle, que, entre suas individualidades, têm a utilização de materiais do cotidiano como ponto comum. Destaque para Deus acima de tudo (2020), na qual Marcelo Cidade leva o espectador a se deparar com painéis modulares, vistos em lojas de rua populares no Brasil que comercializam peças de automóveis e outros produtos arranjados. Já em Calendário (2018-2020), Marcelle sugere uma forma alternativa de medir através do ato de contar, fazendo uso tecidos, tintas, vigas de madeira e cadarços em um procedimento repetitivo para a produção de 12 peças.

A The Armory Show 2021 também terá uma seção online, onde todos os trabalhos podem ser acessados de qualquer lugar do mundo. O conteúdo e a programação da feira podem ser acessados em: https://www.thearmoryshow.com/.

Elian Almeida – Maria Auxiliadora da Silva (Vogue Brasil), 2021 – Galeria Nara Roesler

Sobre o Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad

O Latitude é um programa desenvolvido por meio de uma parceria firmada entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, para promover a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea. Criado em 2007, conta hoje com 64 galerias de arte do mercado primário, localizadas em sete estados brasileiros e Distrito Federal, que representam mais de 1800 artistas contemporâneos. Seu objetivo é criar oportunidades de negócios de arte no exterior, fundamentalmente através de ações de capacitação, apoio à inserção internacional e promoção comercial e cultural.

O volume das exportações definitivas e temporárias das galerias do projeto Latitude vem crescendo significativamente. Em 2007, foram exportados US$ 6 milhões e, de acordo com a última Pesquisa Setorial Latitude publicada, em 2018 atingiu-se mais de US$ 65 milhões. As galerias Latitude foram responsáveis por 42% do volume total das exportações do setor no ano.

Desde abril de 2011, quando a ABACT assumiu o convênio com a Apex-Brasil, foram realizadas 48 ações em mais de 26 diferentes feiras internacionais, com aproximadamente 300 apoios concedidos a galerias Latitude. Neste mesmo período, foram trazidos ao Brasil aproximadamente 250 convidados internacionais, entre curadores, colecionadores e profissionais do mercado, em 23 edições de Art Immersion Trips. Além dessas ações, o Latitude realizou cinco edições de sua Pesquisa Setorial, com dados anuais sobre o mercado primário de arte contemporânea brasileira.

Ana Pigosso, pela Galeria Lume

Compartilhar:
Notícias - 07/12/2021

Culturas Indígenas e Favelas são temas de novos museus de São Paulo

O Governador João Doria anunciou nesta segunda-feira (6) um investimento total de R﹩ 40 milhões para ampliação do Museu da …

Notícias - 06/12/2021

Começam as as obras de ampliação da Pinacoteca de São Paulo

O Governo de São Paulo anunciou, nesta terça-feira (23), o início das obras da Pinacoteca Contemporânea, o novo prédio …

Notícias - 03/12/2021

Jeff Koons e Cicciolina voltam aos holofotes

Um artista que fez a escultura de uma serpente enrolada em uma pedra para a estrela do cinema adulto italiano …

Notícias - 03/12/2021

Lista de mais poderosos da arte contemporânea traz líder surpreendente

ERC-721, a especificação para o “token não fungível” na rede Ethereum, está em primeiro lugar no ranking anual dos mais …

Notícias - 02/12/2021

Fotografiska pretende se tornar o maior museu privado do mundo

Fotografiska, o museu sueco com fins lucrativos, está adicionando três novos locais à sua lista de unidades já existentes: além …

Notícias - 01/12/2021

Restauro de obras de arte do Metrô de São Paulo vira documentário

Em curso desde 2019 e com as primeiras etapas registradas em um documentário disponível no YouTube com aproximadamente …

Notícias - 01/12/2021

Obra icônica de Banksy vai a leilão pela Bolsa de Arte SP

Pela primeira vez, uma obra de Banksy irá a leilão na América Latina – no dia 10 de fevereiro, na …

Notícias - 30/11/2021

Inhotim recebe o Museu de Arte Negra idealizado por Abdias Nascimento

Poeta, escritor, dramaturgo, curador, artista plástico, professor universitário, pan-africanista e parlamentar, Abdias Nascimento (1914-2011), indicado oficialmente ao prêmio Nobel da …

Notícias - 30/11/2021

Museu Judaico de São Paulo é inaugurado

A partir do dia 5 de dezembro de 2021, abre para visitação o Museu Judaico de São Paulo (MUJ), espaço …

Notícias - 29/11/2021

Festival de performances abre convocatória

Festival Atos de Fala completa 10 anos e sua sexta edição – que acontece de 19 de janeiro a 02 …

Notícias - 29/11/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura divulga indicados e retoma cerimônia presencial

Valorizar e premiar nossa cultura e seus artistas em tempos tão difíceis é a missão do Prêmio Arcanjo de Cultura, …

Notícias - 26/11/2021

Steve McCurry e a resiliência da infância em fotos

De meninas enfrentando o Mar de Sulu a crianças em idade escolar no Afeganistão, no novo livro Stories and Dreams …