Galerias brasileiras expõem na SOUTH SOUTH VEZA

Os visitantes da SOUTH SOUTH VEZA, o primeiro evento online da plataforma SOUTH SOUTH, focada em propagar a arte contemporânea do sul global, podem encontrar obras de cinco galerias brasileiras que fazem parte do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de Arte Contemporânea) e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). São elas: A Gentil Carioca, Galeria Jaqueline Martins, Galeria Luisa Strina, Fortes D’Aloia & Gabriel e Sé Galeria. As galerias brasileiras estão entre as 50 galerias e instituições culturais, de diversos países, que estão com exposições no evento online no formato de OVR (online viewing rooms), que acontece até domingo, dia 7 de março.

A Gentil Carioca apresenta um projeto intitulado ‘A viagem da Criança’, uma coletânea com 10 obras de autoria de sete artistas: Arjan Martins, Jarbas Lopes, João Modé, Marcela Cantuária, Maria Nepomuceno, Rodrigo Torres e Vivian Caccuri.

Integrando a seção MAIN, a exposição traz uma reflexão para superação de marcas históricas pós-coloniais, reivindicação do papel cultural e estrutural de uma diversidade necessária e sobre como algumas das maiores enfermidades estão relacionadas às crises ambientais e urbanas. Essa reflexão é feita através de uma história, que tem uma criança da América do Sul como personagem, fazendo uma longa viagem. As obras que ela leva consigo na bagagem trazem a diversidade de elementos simbólicos, encontrados pelo sul global, vindos dos povos indígenas, africanos e europeus.

Projeto Terra, Escultura da Tapera, 1982

A Galeria Jaqueline Martins apresenta o trabalho de Juraci Dórea, artista que tem como foco fazer arte sem referências urbanas, mostrando-a no ambiente que a inspirou: o sertão.
Ao apresentar seus trabalhos em feiras livres, em varais à sombra de umbuzeiros, ou pintando murais em muros de adobe no sertão, Juraci Dórea realiza, à sua maneira, arte pública ou museus ao ar livre.

A Galeria Luisa Strina participa da SOUTH SOUTH VEZA expondo obras do costa-riquenho Federico Herrero, da argentina Magdalena Jitrik e dos brasileiros Marep e Clarissa Tossin. A galeria integra também a seção FILM, programa de vídeos do evento com curadoria de Rodrigo Moura com a obra ‘Nature’s being natural 181123’, do artista brasileiro Marcellvs L.

A Sé Galeria e a Fortes D’Aloia & Gabriel participam do evento com apresentações solo. Obras recentes do artista Gabriel Speridião fazem parte da apresentação da Sé Galeria. Já o projeto da galeria Fortes D’Aloia & Gabriel traz trabalhos inéditos bem como uma obra de 2002, de Efrain Almeida, artista que aborda através de esculturas e aquarela temas como sexualidade, religião, humanidade e identidade pessoal.

Para visualizar as exposições, basta entrar na plataforma do evento: https://south-south.art/south-south-veza/

Efrain Almeida, Uma coisa linda

Sobre o Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad

O Latitude é um programa desenvolvido por meio de uma parceria firmada entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, para promover a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea. Criado em 2007, conta hoje com 58 galerias de arte do mercado primário, localizadas em sete estados brasileiros e Distrito Federal, que representam mais de 1000 artistas contemporâneos. Seu objetivo é criar oportunidades de negócios de arte no exterior, fundamentalmente através de ações de capacitação, apoio à inserção internacional e promoção comercial e cultural.

O volume das exportações definitivas e temporárias das galerias do projeto Latitude vem crescendo significativamente. Em 2007, foram exportados US$ 6 milhões e, de acordo com a última Pesquisa Setorial Latitude publicada, em 2017 atingiu-se mais de US$ 65 milhões. As galerias Latitude foram responsáveis por 42% do volume total das exportações do setor no ano.

Desde abril de 2011, quando a ABACT assume o convênio com a Apex-Brasil, foram realizadas 48 ações em mais de 26 diferentes feiras internacionais, com aproximadamente 300 apoios concedidos a galerias Latitude. Neste mesmo período, foram trazidos ao Brasil aproximadamente 250 convidados internacionais, entre curadores, colecionadores e profissionais do mercado, em 23 edições de Art Immersion Trips. Além dessas ações, o Latitude realizou cinco edições de sua Pesquisa Setorial, com dados anuais sobre o mercado primário de arte contemporânea brasileira.

Marepe – FOTO: EdouardFraipont

Compartilhar:
Notícias - 20/04/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura valoriza artistas

O ano de 2020 foi desafiador para a classe artística e os trabalhadores da cultura. Prestigiar e valorizar estes profissionais …

Notícias - 20/04/2021

Após 14 anos fechado, MAB reabre e celebra 61 anos de Brasília

Um movimento na orla do Lago Paranoá anuncia novos tempos para a capital federal. Em meio à pandemia da Covid-19, …

Notícias - 19/04/2021

Gagosian apresenta exposição com novos trabalhos de Rachel Whiteread

A Galeria Gagosian apresenta “Internal Objects”, exposição de novos trabalhos de Rachel Whiteread. Whiteread emprega a linguagem formal do minimalismo, …

Notícias - 19/04/2021

Brasileiro vence World Press Photo Award 2021

O fotojornalismo brasileiro foi mais uma vez reconhecido na mais importante competição de jornalismo visual do mundo, promovida pela World …

Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …