Galeria Simone Cadinelli faz uma seleção de obras especiais

Jeane Terra, “Sem título” (2018)

Desde o dia 30 de março de 2020, a galeria Simone Cadinelli Arte Contemporânea publica em suas mídias digitais – Instagram, Facebook e site – uma seleção especial de obras de quinze artistas: Claudio Tobinaga, Fernanda Sattamini, Gabriela Noujaim, Isabela Sá Roriz, Jeane Terra, Jimson Vilela, Kammal João, Leandra Espírito Santo, Patrizia D’Angello, Roberta Carvalho, Sani Guerra, Stella Margarita, Urbano Iglesias, Ursula Tautz e Yoko Nishio.

“A galeria pretende possibilitar que os colecionadores, assim como os demais admiradores da arte contemporânea, tenham acesso maior às produções de nossos artistas e ao nosso vasto catálogo. É uma maneira de contornarmos este período grave, e oferecer uma janela, uma aproximação para se conhecer trabalhos em diferentes conceitos e linguagens. A seleção foi pensada para mostrar obras que dialogassem com as sutilezas e tensões das relações humanas e sociais, a paisagem e a memória”, destaca Érika Nascimento, gestora artística da galeria.

Nesta exibição virtual, serão três obras por semana, acompanhadas de sua descrição e de uma minibiografia do artista. Sempre às segundas, quartas e sextas-feiras os seguidores da página da Simone Cadinelli Arte Contemporânea verão uma nova obra de arte. Semanalmente, a galeria enviará para seu público a newsletter com as obras divulgadas no período. Os interessados em receber a newsletter da galeria podem se cadastrar no site https://www.simonecadinelli.com/contato.

Estas ações mantêm a galeria ativa para os amantes da arte, face ao seu fechamento temporário em virtude das medidas para se conter o COVID-19.

Na semana de 30 de março a 5 de abril as obras selecionadas são:

Stella Margarita, “Sem Título #8” (“No me he ido”, 2019)

• Stella Margarita (Uruguai, 1957)
“Sem Título #8” (“No me he ido”, 2019)
Acrílica, óleo e carvão sobre tela; 70 x 90 cm
Influenciada pelas imagens dos filmes de Ingmar Bergman, Stella Margarita desenvolve pinturas com pinceladas marcantes de corpos anônimos, revelando forças e tensões humanas.

Kammal João, “Série Limiar 2” (2018)

• Kammal João
“Série Limiar 2” (2018)
Desenho em pirografia e parafina sobre papel
30 x 40 cm
Na série Limiar, Kammal, utiliza a técnica de pirografia para criar desenhos, que são imersos em parafina. Estabelece contornos e atravessamentos de um corpo que extrapola os seus limites espaciais.

Jeane Terra, “Sem título” (2018)

• Jeane Terra
“Sem título” (2018)
Escombro, linha e pele de tinta
24 x 29 cm
Jeane cria “peles” de tinta, produzidas a partir de finas camadas de pintura em uma superfície lisa. Essas peles são costuradas em um pedaço de escombro. Uma costura de memórias, corpo e matéria.

MINIBIOS

• Stella Margarita (Uruguai, 1957)
Nascida no Uruguai em 1957, vive e trabalha no Rio de Janeiro.
Entrou em contato com a pintura em 2006, em Caracas. De 2010 a 2016 passou frequentar a Escola de Artes Visuais Parque Lage no Rio de Janeiro, participando de diversos cursos de pintura, desenho e teorias da arte. Suas pinturas de corpos anônimos próximos da escala real são marcadas pelas sutilezas e tensões das relações humanas.

Exposições individuais destacadas:
“Só tenho o sentimento suspenso de tudo”, 2019, Galeria de Arte UFF, Niterói;“Antebraços” (2018), Galeria de Arte IBEU, Rio de Janeiro.

Principais exposições coletivas:
“Limiares”, 2017, Paço Imperial, Rio de Janeiro; “Nosotros”, 2017, Instituto Cervantes, Rio de Janeiro; e “Intersubjetividades“, Espaço Cultural dos Correios, Niterói, 2018.

Em 2019, fez residência artística no LIA (Leipzig International Art Programme), Alemanha.

• Kammal João (Rio de Janeiro, 1988)
Vive e trabalha no Rio de Janeiro.
Graduado em comunicação visual pela PUC Rio, com pós-graduação em Psicomotricidade somática pelo instituto Anthropos, Rio de Janeiro. É professor no Parquinho Lage, na EAV Parque Lage, onde também participou de formações e cursos livres.

Suas pinturas e desenhos se relacionam com o corpo e o espaço, e a figuração e abstração estão presentes e atravessam o plano bidimensional, ocupando outros espaços.
Exposições individuais:
2018 – “Alegria da matéria” (Espaço Z42, Rio), com curadoria de João Paulo Quintella, e “Encenação menor” (Galeria IBEU RJ), com curadoria do Cesar Kiraly.

Exposições coletivas:
“Abre Alas” (Galeria A gentil Carioca, 2017); “Salão Novíssimos” (Galeria IBEU RJ, 2016); projeto “Permanências e destruições com a ação com tijolos” (Praça XV, Rio, 2015); e “Arte Pará” (Belém do Pará, 2013).

Em 2012, participou da residência do ID-Pool na fábrica de porcelana de Vista Alegre, Ílhavo, Portugal. Possui obras na coleção do Museu da Porcelana de Vista Alegre, em Portugal, e no Museu de Arte do Rio (MAR).

• Jeane Terra (Minas Gerais, 1975)
Artista mineira (1975) radicada no Rio de Janeiro, Jeane Terra frequentou diversos cursos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, e cursou por dois anos o bacharelado em artes plásticas na Escola Guignard, em Belo Horizonte, entre outros cursos na área. Desde 2010 trabalha como assistente da artista plástica Adriana Varejão. Sua pesquisa está atrelada à memória e suas subjetividades, investigando fragmentos e nuances da transitoriedade das cidades, do apagamento urbano, do crescimento desenfreado das urbes e de sua ocupação. Muitas vezes autorreferente, seu trabalho gravita a usina ruidosa de onde vem a substância de sua memória. Trabalhando com diferentes suportes, se dedica especialmente à pintura, escultura, fotografia e videoarte.

Com doze anos de trajetória, participou de mostras individuais e coletivas no Brasil e no exterior, das quais se destacam: “O ovo e a Galinha”, Galeria Simone Cadinelli, Rio de Janeiro, “Exposição 360”, Museu da República, no Rio de Janeiro, “Brasil Arte Contemporânea”, Museu Ettore Fico, Turim, Itália, “Abre Alas”, A Gentil Carioca, Rio de Janeiro (2019); “Projeto Montra”, em Lisboa, em 2013; “Nova Escultura Brasileira- Herança e Diversidade”, na Caixa Cultural Rio de Janeiro, em 2011; e, Biwako Biennale, Japão, em 2010; individual “Um olhar Invisível”, no Centro Cultural dos Correios, Rio de Janeiro, e a individual “Inventário”, na Cidade das Artes, Rio de Janeiro, em 2018.

Compartilhar:
Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …

Notícias - 31/03/2021

Instituto Cultural Vale lança programa gratuito de formação em Gestão Contemporânea das Artes

O Instituto Cultural Vale lança nesta terça-feira, 30, seu programa de formação em Gestão Contemporânea das Artes. Voltado para profissionais …