Galeria seleciona para mostra todos os inscritos em edital

A abertura da nova exposição da O’Flaherty’s, galeria co-fundada pelo artista Jamian Juliano-Villani e seus colaboradores de longa data, Billy Grant e Ruby Zarsky, atraiu uma multidão de mais de 1.000 pessoas, segundo algumas estimativas – e foi fechada pela polícia quase imediatamente. A abertura foi concebida em parte como um protesto contra os proprietários do imóvel que se recusaram a renovar o aluguel, afirmam os fundadores. O O’Flaherty’s, batizado em homenagem a um pub irlandês fictício e lançado há menos de um ano, tem apenas um mês em seu espaço na Avenida C.

“Estamos sendo expulsos porque uma loja de tatuagem perdedora assinou um contrato de dez anos”, disse Juliano-Villani.

Na quinta-feira, 14 de julho, a galeria inaugurou The Patriot, a última mostra em seu espaço atual, para uma fila ansiosa que se estendia por vários quarteirões. Meia hora depois, por volta das 20h30, uma fila de carros de patrulha parou e os policiais começaram a dispersar a horda.

O princípio curatorial de O Patriota – ou a falta dele – explica essa participação generosa: a exposição apresenta obras de todos os artistas que se submeteram a uma chamada aberta para arte de pequenos formatos, em um total de 920 peças. Em um estilo de salão, as obras competem por espaço nas paredes da galeria, depósito, banheiro e até no teto. “Nunca usei tantas braçadeiras para pendurar coisas na minha vida”, disse Juliano-Villani.

“Nós literalmente dissemos: ‘Vamos aceitar o que for'”, continuou ela. “Não se trata de gosto, trata-se de um instantâneo no tempo. Queríamos representar o que as pessoas estão fazendo agora, mesmo que seja ruim.” (Apenas um trabalho enviado não foi aceito, uma escultura de metal pesada demais para ser levantada.)

Identificar as obras no espaço é duplamente desafiador, não só pela quantidade, mas pelo fato de que os visitantes devem usar lanternas para navegar na exposição, envolta em escuridão quase total.

Apesar de sua irreverência explícita, O Patriota tem raízes históricas da arte. Uma fonte de inspiração foi uma obra do artista de acumulação e montagem Arman, “Spirit of Yamaha” (1997), que consiste em um piano dividido ao meio por duas motocicletas. Voltando cerca de cem anos no tempo, a presunção de incluir todas as obras submetidas a uma chamada pública lembra o Salon des Indépendants em Paris, e seu mantra ni júri ni récompense – nem júri nem prêmios.

As submissões em si são os maiores sucessos do cânone histórico da arte testado e refeito. “Todo mundo pensa que tem uma ideia original, mas ninguém tem”, disse Juliano-Villani. “Faca enlameada, aerógrafo, besteira minimalista baseada em material, imitações pretas de Ad Reinhardt, retratos preguiçosos, a lista continua. Há um milhão da mesma merda.”

A seção de comentários de um post no blog EV Grieve do East Village, que foi o primeiro a relatar a inauguração da galeria, revela sentimentos contraditórios entre os moradores do bairro de Manhattan.

“Fantástico”, escreveu Lori E. Seid, produtora, gerente de palco e ativista. “O East Village mostrando suas belas raízes.” A artista Lola Sáenz, cujo trabalho foi incluído na exposição, elogiou a mostra. Um comentarista anônimo chamou de “um show de merda total” e outro saudou o NYPD por “finalmente exibir seu trabalho”.

Quer você odeie ou adore, O’Flaherty’s alcançou o sucesso ao desprezar a lógica da maioria das galerias comerciais, que oferecem exposições compactas em ambientes elegantes ou gigantescas “exposições coletivas de verão” sob o disfarce de rótulos temáticos finos como “pintura”.

“É um modelo totalmente único e diferente. Somos como um methy kunsthalle”, disse Juliano-Villani. “Funciona porque só queremos fazer boas mostras, não nos importamos se eles ganham dinheiro e não estamos tentando competir com galerias ou representar pessoas”. Esse modelo pode ficar ameaçado após 10 de agosto, quando o Patriot está programado para fechar, se O’Flaherty’s não conseguir manter seu espaço.

Compartilhar:
Notícias - 09/08/2022

Olafur Eliasson cria impressionante pavilhão de degustação para vinícola na Califórnia

O artista e arquiteto islandês-dinamarquês Sebastian Behmann projetou um pavilhão caleidoscópico para o Donum Estate, um dos principais produtores do …

Notícias - 09/08/2022

Brasileira recebe prêmio internacional de fotografia

A brasileira Verônica Alkmim França é a responsável por uma das 20 imagens vencedoras do British Journal of Photography’s FEMALE …

Notícias - 09/08/2022

Orgia artística de Hermann Nitsch é apresentada na Áustria

O Castelo Prinzendorf em Mistelbach, Baixa Áustria, local idílico do Orgien-Mysterien-Theater de Hermann Nitsch, é um lugar de intenso “ser”. …

Notícias - 09/08/2022

Oferendas de Arte de Jeff Koons a Apolo, Deus do Sol, são expostas em Ilha Grega

A imagem de Apolo é a peça central do espetáculo multissensorial do artista Jeff Koons na ensolarada ilha grega de …

Notícias - 09/08/2022

I Bienal Carioca de Arte Indígena com atrações gratuitas

Artistas indígenas de todo o Brasil relembram as lutas dos povos originários do Brasil na I Bienal Carioca de Arte …

Notícias - 08/08/2022

Quando os esportes imitam a arte

O que uma falta da NBA e uma pintura de Pietà renascentista compartilham em comum? Muito, na verdade.

“A vida imita …

Notícias - 08/08/2022

Andy Warhol: Cars - Exposição combina carros coloridos das pinturas de Warhol com automóveis clássicos que os inspiraram

Foi a encomenda final de Andy Warhol: em 1986, a montadora alemã Mercedes-Benz ficou sabendo das serigrafias do artista pop …

Notícias - 08/08/2022

Lourdes Grobet, icônica fotógrafa mexicana de Lucha Libre, morre aos 81 anos

Lourdes Grobet, a artista mexicana cujas fotografias celebravam o mundo da lucha libre com dignidade e franqueza, morreu em 15 …

Notícias - 08/08/2022

'Falo de três metros': escultura de Antony Gormley cai em desgraça com estudantes universitários

Os planos de instalar uma escultura de Antony Gormley no Imperial College, em Londres, causaram preocupação entre os estudantes da …

Notícias - 08/08/2022

Artista italiano afirma ser Pak, criador do NFT mais caro de todos os tempos

A identidade de um dos criadores mais proeminentes da arte criptográfica foi revelada. Bem, talvez. Em um tweet enigmático , …

Notícias - 08/08/2022

Alemanha registra mais de 1.500 crimes politicamente motivados contra memoriais

Na Alemanha, as autoridades registraram 1.514 crimes politicamente motivados contra memoriais nos últimos cinco anos. Até 26 de julho de …

Notícias - 05/08/2022

Atores de musical apresentam a vida de van Gogh em mostra imersiva

A exposição “Van Gogh Live 8k” chegou à Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Em formato imersivo, são mais de …