A galeria Uffizi, na Itália, planeja exibir várias de suas obras-primas para destacar o papel que os negros e a cultura tiveram no Renascimento.
Sob a iniciativa Presença Negra, imagens de obras como o Retrato do rei da Abissínia, de Cristofano dell’Altissimo, serão publicadas on-line pela galeria para uma série de discussões e outros eventos.
O projeto faz parte do programa do Mês da História Negra de Florença, na cidade italiana.
Os eventos de abertura no sábado incluem um concerto em frente ao Perseus Freeing Andromeda, de Piero di Cosimo, que apresenta um músico negro tocando em primeiro plano.
A equipe disse que uma série de oito conversas em vídeo será publicada no Facebook todas as semanas durante o verão.
Perseu libera Andrômeda por Piero di Cosimo é visto na galeria Uffizi, uma das obras de arte apresentadas em seu projeto “Presença Negra”. Galeria degli Uffizi / Reuters
“As obras-primas (da galeria Uffizi) falam uma linguagem universal que nos ajuda não apenas a entender melhor sua própria era, mas também a entender o futuro que queremos construir”, disse o diretor da uffizi, Eike Schmidt.
Outras pinturas apresentadas no projeto incluem Adoração dos Reis Magos de Albrecht Durer.
Além do tour on-line, a galeria reabriu seu primeiro e segundo andares para visitantes com novas medidas para proteger as pessoas de contrair o coronavírus. As máscaras faciais são obrigatórias, as regras de direção unidirecional estão em vigor e os corredores que não permitem o distanciamento social permanecem fechados.
Fonte e tradução: The National