Galeria GC36 é comandada por e para mulheres

Vanessa Lara, Três Rosas

Com o intuito de construir novas referências na arte, a GC36 – galeria de arte colaborativa que reúne fotógrafos e artistas independentes, com o objetivo de levar ao público criações autorais, negócio comandado pela designer e artista visual, Mari K Neves, conta em seu portfólio com obras de 16 artistas mulheres independentes. “Somos mulheres, independentes e artistas”, comenta Mari.

Com o slogan “Arte é para todos” e a fim de contribuir com o empreendedorismo feminino por meio da arte, a GC36 conta em seu portfólio com as artistas Bruna Sturzbecher, Camila Véras, Debbie Villela, Denise Zinetti, Fernanda D’Angelo, Helena de Cortez, Isabela Quintes, Katharina Giglio, Luisa Clauson, Mari K Neves, Marina Basthos, Paula Calderón, Piw, Thalita Teglas, Vanessa Lara, e Yumi Muranaka. “Como mulheres, buscamos acima de tudo a representatividade do feminino em nosso negócio, é muito importante que estejamos unidas, assim somos mais fortes”, reforça Neves.

Multifacetada, a artista visual e designer Mari K Neves, a frente da GC36, conta com o background na área de design que influencia diretamente em seu processo de trabalho como ilustradora. A forma racional de seu trabalho, certas vezes quase matemático, se mistura com leveza às técnicas que trabalha. Desenhando em papéis, paredes e madeiras, a artista busca a todo momento desconstruir as barreiras que a limitam.

As obras de todas as artistas têm opções de impressão à laser, fotográfica e fine art, com um cuidado extremo na produção, diversidade de tamanhos, formatos e molduras, e em tiragem limitada.

LISTA DE ARTISTAS MULHERES

BRUNA STURZBECHER: Bruna diz que a fotografia a ajudou a curar seus medos mais escondidos e as viagens a ajudaram a superar uma depressão. Desde então, o intuito de seu trabalho é trazer os mesmos sentimentos para as pessoas: um pouco de calmaria em cada paisagem, cada cidade, cada lugar.

CAMILA VÉRAS: Designer de moda de formação, a gaúcha trabalhou com estamparia por muito tempo, mas decidiu que era hora de começar um trabalho mais autoral e transpor o que admira, o que gosta de ver por aí e que lhe remete algum sentimento. Camila retrata o universo feminino e a natureza com leveza em suas obras.

DEBBIE VILLELA: Pós-graduada em Artes e Comunicação pela Emerson College, Boston, Ma. Eterna escritora de palavras vindas da alma do seu coração. Débora diz que sua vida é um livro aveludado e narrado com emoções intensas de amor e fé. “Fé é o que sentimos na pele do coração.”

DENISE ZINETTI: Denise trabalhou 17 anos como designer e percebeu que precisava se expressar de outra forma. Acredita que design é falar do outro com sua alma e ela queria falar dela. Então se voltou para a pintura e para o desenho. Seu trabalho fala dessa do imperfeito, da natureza, do que é orgânico.

FERNANDA D’ANGELO: ​Artista visual desde 2012, Fernanda D’Angelo utiliza conceitos de cor goethianos para a realização de seus trabalhos. Como ferramenta, utiliza lápis colorido e brinca com processos digitais e analógicos. Seu interesse é retratar o contemporâneo e imaginário com cores vibrantes.

HELENA DE CORTEZ: Mineira de Belo Horizonte, Helena de Cortez é artista plástica e ilustradora. Faz uso da arte como uma extensão de si mesma, transmitindo sentimentos através da fluidez de suas pinceladas. Já participou de exposições individuais e coletivas, na sua cidade natal e também em São Paulo, onde reside atualmente.

ISABELA QUINTES: Formada em desenho de moda, a artista hoje vive em Barcelona. A mudança a motivou a provar novas áreas das belas artes e, de forma autodidata, começou a se aprofundar em desenho, pintura e ilustração, tanto analógica como digital. Hoje trabalha como ilustradora com foco especialmente na pintura botânica.

KATHARINA GIGLIO: Formada em Relações Públicas, a fotografia sempre esteve presente em sua vida – a paixão que foi chegando de mansinho, disfarçada de hobby. Inicialmente, fotografando em filme o que seus olhos namoravam, confessa que o esperar para finalmente ver os cliques também foi um trabalho de cura. O agora nunca foi tão vívido.

LUISA CLAUSON: Luisa busca, em seus retratos surrealistas, respostas para as perguntas: O que dói? O que traz prazer? Utiliza da fotografia, artes plásticas e edição digital para traduzir o que é difícil de entender a olhos nus.

MARI K NEVES: O background na área de design tem grande influência em seu processo de trabalho como ilustradora. A forma racional de seu trabalho, certas vezes quase matemático, se mistura com leveza às técnicas que trabalha. Desenhando em papéis, paredes e madeiras, a artista busca a todo momento desconstruir as barreiras que a limitam.

MARINA BASTHOS: Atriz e iluminadora, desenvolveu forte vínculo também com a dança, deixando-se influenciar por essas áreas de expressão na fotografia que faz. Marina aplica um olhar atento diante da vida cotidiana e ressignifica as imagens a nossa volta, gerando sensações, sentidos, percepções e significados outros que não aqueles.

PAULA CALDERÓN: Sempre encantada pelas cores, Paula cria obras minimalistas, trazendo para a pintura elementos da natureza. Nos retratos femininos, conta histórias de personagens fortes, do nosso presente, passado e imaginário e traz a representação do sagrado, do poder e da presença da pura e forte energia feminina.

PIW: Paula Iwata traz na bagagem formas orgânicas fluidas provenientes de muita experimentação, pesquisa e mão na massa. A natureza, fauna e flora, são suas principais inspirações, por vezes incorporada à anatomia humana, com objetivo de transmitir a reconexão da natureza humana com a Terra e lembrar, valorizar e amar nossas origens.

THALITA TEGLAS: Designer e ilustradora, Thalita explora o artesanato e o design vernacular em peças coloridas muito ligadas à sua própria trajetória, em que explora técnicas que expressem seu desejo criativo. Tatuagem, caligrafia e lettering, xilogravura, lápis de cor e a tinta acrílica se unem em seu universo particular numa mistura colorida e brasileira.

VANESSA LARA: No desenho, na gravura e na tatuagem, Vanessa trata do emocional, do íntimo e do sensível, que às vezes é sutil e às vezes é transbordante, para atingir onde os sentimentos são guardados, em si mesma e nos outros. O uso do vermelho – referência sanguínea ao corpo e aos afetos -, a desconstrução da anatomia e hibridização de seres são recorrentes em sua produção.

YUMI MURANAKA: Designer gráfico de formação, Yumi busca explorar novas formas e acabamentos a cada desenho que produz, sempre tentando unir isso à representatividade da sua ascendência. Trazer obras que possibilitam a expressão de sentimentos de felicidade e nostalgia tem sido o seu foco desde então.

Compartilhar:
Notícias - 20/04/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura valoriza artistas

O ano de 2020 foi desafiador para a classe artística e os trabalhadores da cultura. Prestigiar e valorizar estes profissionais …

Notícias - 20/04/2021

Após 14 anos fechado, MAB reabre e celebra 61 anos de Brasília

Um movimento na orla do Lago Paranoá anuncia novos tempos para a capital federal. Em meio à pandemia da Covid-19, …

Notícias - 19/04/2021

Gagosian apresenta exposição com novos trabalhos de Rachel Whiteread

A Galeria Gagosian apresenta “Internal Objects”, exposição de novos trabalhos de Rachel Whiteread. Whiteread emprega a linguagem formal do minimalismo, …

Notícias - 19/04/2021

Brasileiro vence World Press Photo Award 2021

O fotojornalismo brasileiro foi mais uma vez reconhecido na mais importante competição de jornalismo visual do mundo, promovida pela World …

Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …