Galeria Estação apresenta individual de José Antônio da Silva na SP Arte – Viewing Room

Sem Título, 1966

A Galeria Estação apresenta na SP Arte – Viewing Room 2021 mostra individual da obra de José Antônio da Silva, composta por uma seleção de 12 pinturas que abrangem sua trajetória entre os anos 1950 e 1970, com um foco especial em suas paisagens e cenas do cotidiano.

O Brasil sempre foi prodigioso em gerar o que se convencionou caracterizar no século XX como artistas forasteiros ou primitivos. Via de regra pessoas auto-didatas e incultas que vieram de classes menos privilegiadas. Talvez um dos mais conhecidos entre eles no Brasil seja José Antônio da Silva. Nascido em 1909, em Sales de Oliveira, interior de São Paulo e falecido em 1996 na cidade de São Paulo. Sua trajetória percorreu toda a segunda metade do século XX, tendo seu auge nas décadas de 50 e 60 quando expôs várias vezes na Bienal de São Paulo, duas vezes na Bienal de Veneza e uma vez no Carnegie International, entre muitos outros locais. Embora seja extensamente colecionado no Brasil, suas pinturas estão nas mais importantes coleções institucionais locais, como o Museu de Arte de São Paulo (MASP), o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC) e a Pinacoteca de São Paulo.

José Antônio da Silva sempre pintou rápido e nos mais diversos estilos, mantendo a capacidade de soluções plásticas originais. Ele se inspirou muito no cotidiano, nas festividades, nos eventos religiosos e na paisagem geral do interior de São Paulo, que foi mudando rapidamente ao longo da segunda metade do século XX. Para alguns, como o crítico de arte Theon Spanudis, “Silva como artista foi tão importante quanto Volpi”, um pintor brasileiro que conquistou nos últimos anos uma melhor reputação internacional.

A nossa seleção de trabalhos centra-se no quotidiano e nos acontecimentos que rodeavam José Antônio, os quais ele retratava tão bem: vaqueiros a pastorear vacas, cenas de cidade, a forma como as árvores eram cortadas para abrir uma vasta área para plantações, e trens a circular na paisagem. Nossa curta seleção enfatiza essa relação entre os humanos e a paisagem em mudança.

Para um melhor entendimento internacional, deve-se entender que, ao contrário dos contemporâneos de José Antônio, artistas urbanos, muito envolvidos na pesquisa da abstração geométrica, suas pinturas estão ligadas a artistas do alto modernismo da primeira metade do século, como Tarsila do Amaral. Seus temas sempre foram os hábitos religiosos e as festividades, o cotidiano dos trabalhadores rurais e das famílias, o humor de quem vem de uma cidade pequena diante do sofisticado estilo de vida das grandes cidades.

A Galeria Estação espera que este projeto contribua para um olhar mais amplo sobre a cultura brasileira do século passado.

A mostra online pode ser conferida neste link: http://www.galeriaestacao.com.br/pt-br/feira-de-arte/121/sp-arte-viewing-room

Sem Título, 1975

Compartilhar:
Notícias - 23/09/2021

Casal gay dentro de carro chama atenção na ArtBasel

Um casal de negociantes de arte dorme aninhado no carro em frente ao salão de exposições. Com sua instalação Outsiders, …

Notícias - 23/09/2021

Frida Kahlo prestes a quebrar recorde (De Rivera!) em leilão

Um autorretrato de Frida Kahlo deve quebrar recordes em um leilão ainda este ano. A Sotheby’s oferecerá Diego y yo …

Notícias - 23/09/2021

Bienal do Mercosul divulga artistas selecionados na Chamada Aberta

Com o objetivo de oferecer uma vivência em arte e novas tecnologias, a 13ª Bienal do Mercosul, apresentada pelo Santander, …

Notícias - 23/09/2021

Paço das Artes abre inscrições para a Temporada de Projetos 2021/2022

Estão abertas as inscrições para a Temporada de Projetos 2021/2022, iniciativa do Paço das Artes, instituição da Secretaria de Cultura …

Notícias - 23/09/2021

Curta!On oferece documentários sobre artes visuais

Quem é apaixonado pelas artes visuais pode conhecer ou se aprofundar na vida, na obra e no processo criativo de …

Notícias - 22/09/2021

Arqueólogos descobrem arte em cavernas mais antiga do que as já registradas

Uma equipe de cientistas internacionais descobriu impressões antigas de mãos e pés que podem mudar nossa compreensão da arte rupestre …

Notícias - 22/09/2021

Edital seleciona artistas brasileiros para ilustrar relatório que será apresentado na ONU

Divulgar artistas brasileiros/as que abordam temas relacionados a direitos humanos em suas obras. Esse é o objetivo do edital Olhares …

Notícias - 22/09/2021

Trabalho póstumo de Christo e Jeanne-Claude é inaugurado em Paris

O sonho final, não realizado em vida, do artista Christo de “empacotar” o Arco do Triunfo em Paris finalmente se …

Notícias - 17/09/2021

Barbara Kruger e MArk Bradfort integram lista de 100 pessoas mais influentes de 2021 da Revista Time

Os artistas Barbara Kruger e MArk Bradfort figuram na lista de 100 pessoas mais influentes de 2021 da Revista Time. …

Notícias - 17/09/2021

Samsung fecha parceria com grandes museus para serviço de arte na TV

A Samsung Electronics Co. anunciou que assinou uma parceria com o Museu do Louvre para expandir seu serviço de assinatura …

Notícias - 17/09/2021

Professor de história da arte descobre obra do barroco italiano em igreja de Nova York

Um professor de história da arte em Westchester, Nova York, descobriu uma rara pintura barroca italiana em uma igreja local. …

Notícias - 17/09/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2022

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, divulga a …