Galeria está vendendo esta escultura de cera de Da Vinci por US$ 100 milhões
Uma galeria de arte de Las Vegas venderá em breve o molde de bronze de Cavalo e Cavaleiro, a única escultura de cera sobrevivente conhecida feita pelo mestre renascentista Leonardo da Vinci
O molde foi feito pela American Fine Arts Foundry em 2012 a partir de um molde de látex retirado da escultura original de cera de abelha feita por Leonardo no início dos anos 1500.
Acredita-se que a escultura de cera de abelha seja um estudo de modelo em escala para um monumento maior ao amigo e patrono de Leonardo, Charles d’Amboise, o governador francês de Milão que é retratado na escultura a cavalo, de acordo com pesquisas sobre a escultura. Mas o trabalho maior nunca foi concluído.
D’Amboise morreu em 1511, e Leonardo o seguiu alguns anos depois, em 1519, deixando a escultura de cera para seu protegido Francesco Melzi. Pesquisadores de proveniência acreditam que a escultura passou com outros desenhos, cadernos e obras inacabadas de Leonardo por Melzi para seu filho, Orazio, cujos próprios herdeiros começaram a vender as obras inacabadas de Leonardo.
A maneira exata como mudou de mãos ao longo do tempo não é totalmente conhecida, mas foi registrado mais tarde como incluído na Coleção Sangiorgi em Roma no final dos anos 1800. Na década de 1920, seu proprietário italiano removeu a escultura de cera da Itália devastada pela guerra e a colocou em um cofre de banco na Suíça.
O último proprietário italiano do Cavalo e Cavaleiro de cera foi um homem chamado Arturo Bassi, que compartilhou informações sobre ele e fotos com seu amigo, o estudioso de Leonardo, Carlo Pedretti, que então ajudou a facilitar sua venda para um grupo de investidores por meio do negociante de antiguidades Mallet, na Bourdon House, em Londres.