Galeria em Vancouver se dedica à obra de Joseph Kyle

A palavra “sinóptico” (uma adaptação para “synoptic”) deriva de uma raiz grega e significa “ver completamente”. O artista canadense Joseph Kyle, que desenvolveu uma síntese única de abstração e cor, procurou encapsular essa visão unificada em sua arte, desenvolvendo um estilo singular que ele chamou de sin-óptica.

Nascido em Belfast em 1923, Kyle emigrou para Saskatchewan, Canadá, em 1930, mais tarde se mudando para Vancouver, onde se tornou parte da dinâmica cena artística da cidade na década de 1960. Influenciado pela arte op, Kyle tinha como objetivo fundir cores vibrantes com padrões pulsantes em seu trabalho. Mas, em vez de criar ilusões ópticas associadas à Op-Art, Kyle tinha como objetivo produzir pinturas que funcionassem como um todo interativo, em vez de uma montagem de dispositivos composicionais individuais.

Suas pinturas caleidoscópicas quase têm o visual de vitrais, com formas geométricas de cor em forma de fragmentos para tornar uma forma singular. “Notamos que, apesar das bordas nítidas, a forma não tem limites”, escreveu a galeria de Vancouver Elan Fine Art em uma descrição do trabalho de Kyle. “Ele se move através da tela como um dançarino se move através do palco. A forma e a cor funcionam como um — um casamento, onde nenhum deles é subserviente ao outro, mas depende um do outro para a experiência essencial da pintura.”

Paul Kyle, filho do artista e dono da Elan Fine Art, se dedica a preservar o legado do pai. “Ele aproveitou todas as breves oportunidades para pintar sozinho em seu estúdio, mas nunca expulsou nenhum de nós”, disse Paul. “Foi observando e conversando com ele que passei a amar a arte e me tornei um negociante há cerca de 45 anos, representando ele e seu trabalho.”

Kyle provou ter uma influência duradoura na cena artística canadense da Costa Oeste, particularmente por sua ênfase na prática interdisciplinar. Ajudou a pioneira da Intermedia Society com Victor Doray e Jack Shadbolt, que incentivaram práticas de arte experimentais e interdisciplinares que colocaram novas tecnologias elétricas nas mãos dos artistas e deram origem a uma nova geração de criadores.

Além disso, Kyle fundou o Victoria College of Art e serviu como diretor e professor lá por 25 anos enquanto mantinha sua própria prática. Seu mandato teve um tremendo impacto nas práticas de inúmeros jovens artistas.

“Até hoje, artistas visitantes de todo o mundo vêm à galeria para estudar as pinturas de Kyle”, diz a galeria. “Suas formas estruturadas, simétricas e composição são tudo menos restritivas — há uma sensação de liberdade e exaltação de dentro.”

 

FONTE: artnet.com

Compartilhar:
Notícias - 25/02/2021

Carlos Bracher fará retrato ao vivo e à distância com exibição online

Dando continuidade ao projeto Ateliê Casa Bracher, no dia 27 de fevereiro, o pintor mineiro Carlos Bracher fará uma pintura …

Notícias - 25/02/2021

ArtRio abre inscrições para edição 2021

A ArtRio confirma sua 11ª edição, em 2021, e abre inscrições para as galerias nacionais e internacionais que desejarem participar …

Notícias - 24/02/2021

Obras de artistas contemporâneos estão com valores especiais em ação da ABACT

A Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) começa o ano com uma oportunidade única para colecionadores e amantes de arte …

Notícias - 24/02/2021

Obras de arte de Edvard Munch ganham novo museu em Oslo

A primavera foi uma fonte recorrente de inspiração para Edvard Munch, e agora a estação marca um começo especialmente novo …

Notícias - 24/02/2021

O Realismo Mágico em exposição do Georgia Museum of Art

Há muito obscurecido pela ascensão do expressionismo abstrato na década de 1950, o realismo mágico está em alta novamente. O …

Notícias - 24/02/2021

Desenhos não publicados de Dalí lançam luz sobre as conexões dos surrealistas com obras de antigos mestres

Uma nova pesquisa revelou uma estreita ligação entre Salvador Dalí e Leonardo da Vinci. De acordo com um relatório do …

Notícias - 23/02/2021

Série do Inhotim mostra os bastidores do restauro de obra de Hélio Oiticica

Um episódio especial da série Bastidores, do Inhotim, entrou no ar no último sábado, dia 20. Nele, você fica sabendo …

Notícias - 23/02/2021

Eduardo Kobra cria obra com cilindro de oxigênio para arrecadar fundos para o Amazonas

O UniãoBR, movimento de voluntários de todo o Brasil, realizou uma parceria inédita com o artista urbano Eduardo Kobra. Conhecido …

Notícias - 23/02/2021

Espetáculo online apresenta inventário sobre José Leonilson

O espetáculo Ser José Leonilson ganha versão audiovisual ao vivo para ser transmitida em tempos de teatros fechados e programações …

Notícias - 23/02/2021

MIS Experience: destaques da mostra de Leonardo da Vinci

O MIS Experience está novamente aberto para visitas presenciais, e agora com preços reduzidos. Até o dia 28 deste mês …

Notícias - 18/02/2021

Documentários sobre artistas em nova série televisiva

A cineasta Malu de Martino estréia, na próxima quinta-feira, dia 18 de fevereiro, a primeira temporada da série de documentários …

Notícias - 13/02/2021

Flávia Junqueira promove intervenções em quadras de escolas de samba

O vazio deixado nas quadras das escolas de samba e no Sambódromo do Rio de Janeiro será preenchido com intervenções …