Estabelecida por Tarini Jindal Handa como a primeira galeria de design colecionável da Índia, a æquō celebra a rica herança artesanal da Índia através de colaborações com designers contemporâneos globais, com curadoria da diretora criativa Florence Louisy.
Durante quatro décadas, os irmãos Humberto e o falecido Fernando Campana traduziram cenas da vida cotidiana em extraordinárias peças escultóricas em homenagem à sua terra natal. Celebrando a visão compartilhada do Estúdio Campana e da æquō de homenagear a cultura de seu país através do design, a galeria convidou Humberto Campana para mergulhar na história das técnicas e matérias-primas da Índia, criando uma obra-prima impregnada da cultura indiana.
O gabinete Atuxuá é uma peça solo exclusiva idealizada por Humberto Campana e criada em Jaipur com a oficina parceira de æquō, Frozen Music. Nomeado em homenagem às máscaras indígenas brasileiras usadas em rituais de cura, conhecidas por seu intrincado artesanato e significado simbólico, o gabinete Atuxuá mostra a beleza intrínseca do capim Sabai – uma fibra crua nativa da Índia, encontrada principalmente nas regiões leste e nordeste do país, combinando significado histórico com design contemporâneo.
Inspirando-se na paisagem da Índia e na forma dos tradicionais objetos de bambu locais, este armário de grama que cobre uma sólida estrutura de latão é meticulosamente amarrado com fios de latão tão delicados quanto a própria fibra, emulando fielmente a técnica tradicional usada para agrupar a grama para o comércio. O casaco selvagem cobre uma sólida estrutura de latão que brilha na escuridão quando a porta do armário se abre. Semanas de trabalho artesanal dedicado e detalhado foram gastas costurando cada folha de grama em uma treliça de bambu para recriar a massa impressionante que a grama Sabai representa durante sua colheita.
Humberto Campana fala sobre o design: “Para esta colaboração, quis trabalhar com matéria-prima e levar em consideração um artesanato tradicional da Índia, por isso a peça Atuxuá é feita com fibra natural e latão. A metalurgia representa um paralelo entre a espiritualidade, os rituais e o sincretismo religioso que podemos encontrar tanto na Índia quanto no Brasil”.
Florence Louisy comenta: “Antes de trabalhar com Tarini, passei um tempo em São Paulo trabalhando com os irmãos Campana, onde desenvolvi ainda mais minha paixão pelo artesanato e suas origens. O respeito do Estúdio Campana pela cultura e pelo artesanato foi muito inspirador e minha experiência com eles está no meu trabalho hoje. É importante compreender a cultura local, os materiais e as complexidades do artesanato fino para projetar bem – isto está no cerne das nossas criações – e Humberto entende isso instintivamente”.
Tarini Jindal Handa afirma: “Estamos interessados em trabalhar com designers que apreciam o artesanato, a materialidade e as possibilidades criativas de uma verdadeira colaboração. Humberto Campana abraçou nosso ethos que compartilha profunda sinergia com os princípios do Estúdio Campana. O resultado da nossa primeira colaboração é uma peça verdadeiramente única com alma que celebra a terra da Índia, o seu povo e tradições, mas que parece completamente contemporânea”.
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