Gagosian apresenta exposição com novos trabalhos de Rachel Whiteread

A Galeria Gagosian apresenta “Internal Objects”, exposição de novos trabalhos de Rachel Whiteread. Whiteread emprega a linguagem formal do minimalismo, usando a ênfase na serialidade geométrica, mas adicionando um aspecto emotivo, mantendo uma sensibilidade aguda aos pequenos detalhes dos objetos e marcadores sutis de uso e irregularidade humana. Nas últimas quatro décadas, ela vem usando materiais como concreto, resina, borracha e gesso, bem como outros materiais escultóricos mais tradicionais, como o bronze. Quer tomem a forma de instalações públicas monumentais ou pequenos objetos íntimos, as formas de Whiteread implicam em narrativas ocultas e histórias secretas. Ela emprega artefatos e espaços existentes – incluindo objetos domésticos como cadeiras e colchões, interiores de quartos e até, notoriamente, uma casa inteira com terraço – para evocar e explorar a presença corporal.

Nesta exposição, essa sugestão de assombração, ou fantasmagoria, se manifesta de forma diferente. Em Detached 1, Detached 2 e Detached 3 (todos 2012), que ela instalou na Gagosian London em 2013, Whiteread renderizou os interiores vazios de três galpões de jardim em concreto e aço. Agora, em objetos internos, ela criou novamente estruturas semelhantes a cabines, mas, pela primeira vez, evitou lançar objetos existentes em favor de construir objetos originais. Poltergeist (2020) e Döppelganger (2020–21), que ocuparão as duas salas principais da galeria Grosvenor Hill, são feitos de madeira e metal que foram meticulosamente pintados com tinta doméstica branca.

Enquanto os galpões de Whiteread de uma década atrás foram fechados, as novas esculturas estão abertas, invertendo o sistema formal de seus antecessores. Eles sugerem que algo catastrófico ocorreu, permitindo que a natureza assumisse o controle. Whiteread foi inspirada por sua leitura de John Steinbeck e por sua experiência de dirigir pelo deserto de Mojave e pelo Vale da Morte na Califórnia depois de instalar duas esculturas no Parque Nacional de Joshua Tree em 2017. Embora as novas obras representem um afastamento de seu processo escultórico estabelecido, eles continuam seu projeto geral ao considerar as qualidades íntimas dos espaços que nos cercam.

A exposição também apresenta um novo corpo de esculturas em resina e novos trabalhos em papel, bem como esculturas recentes fundidas em bronze, semelhantes a trabalhos feitos em 2000–10, e exibidos em uma grande retrospectiva na Tate Britain em 2017 .

Um catálogo totalmente ilustrado, incluindo um conto de John Steinbeck e um ensaio de Richard Calvocoressi, será publicado para acompanhar a exposição.

Compartilhar:
Notícias - 14/05/2021

Exposição apresenta obras de artistas que atuam entre Bolívia e Brasil.

Com abertura no dia 13 de maio, na Nube Gallery, em Santa Cruz de La Sierra, a coletiva Quando não …

Notícias - 14/05/2021

Morre o artista Carlito Carvalhosa

Vítima de câncer no intestino que tratava durante 8 anos, morreu na noite do dia 13 de maio de 2021 …

Notícias - 14/05/2021

CONHEÇA OS GANHADORES DO 10º PRIX PHOTO ALIANÇA FRANCESA

A décima edição do Prix Photo Aliança Francesa, concurso nacional de fotografias realizado pela Aliança Francesa, sob o tema “Reflexos” …

Notícias - 14/05/2021

Governo de São Paulo anuncia investimento recorde de R$200 milhões em projetos culturais

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo anuncio um investimento recorde de R﹩ 200 milhões …

Notícias - 13/05/2021

Competição por artistas em ascensão e por Basquiat impulsionam leilão da Sotheby's

A maratona de leilões da Sotheby’s na noite de quarta-feira parecia uma espécie de retorno à normalidade, porque, pela primeira …

Notícias - 13/05/2021

Memorial em homenagem a João Turin é inaugurado com quase 100 obras

O legado que o artista João Turin (1878-1949) deixou para a cultura do Paraná poderá ser apreciado em um grande …

Notícias - 13/05/2021

13ª Bienal do Mercosul lança Chamada Aberta para artistas inovadores

Com o objetivo de oferecer uma vivência imersiva em arte e novas tecnologias, a 13ª Bienal do Mercosul lança o …

Notícias - 12/05/2021

Museu de Arte do Rio hasteia bandeira criada pela artista Sônia Gomes

O Museu de Arte do Rio hasteará, no dia 13 de maio, sua nova bandeira. O trabalho inédito “Andando em …

Notícias - 12/05/2021

Programação cultural 2021 do Inhotim terá superproduções audiovisuais

O Instituto Inhotim apresenta, a partir de 29 de maio, o Inhotim em Cena. Com o patrocínio master do Instituto …

Notícias - 12/05/2021

Historiadores denunciam o plano do Museu de Newark de vender obras na Sotheby's

Mais de 50 historiadores culturais assinaram uma carta aberta denunciando o plano do Museu de Arte de Newark de vender …

Notícias - 10/05/2021

Sesc São Paulo retoma visitação presencial a dez exposições

Em conformidade com os protocolos de segurança do estado e de cada município, o Sesc São Paulo retoma algumas atividades …

Notícias - 10/05/2021

Conheça Chakaia Booker e seu trabalho com pneus

O estúdio de Chakaia Booker não tem aquecedor, o telhado vaza e às vezes entram esquilos. Seu piso é arranhado …