Gagosian apresenta exposição com novos trabalhos de Rachel Whiteread

A Galeria Gagosian apresenta “Internal Objects”, exposição de novos trabalhos de Rachel Whiteread. Whiteread emprega a linguagem formal do minimalismo, usando a ênfase na serialidade geométrica, mas adicionando um aspecto emotivo, mantendo uma sensibilidade aguda aos pequenos detalhes dos objetos e marcadores sutis de uso e irregularidade humana. Nas últimas quatro décadas, ela vem usando materiais como concreto, resina, borracha e gesso, bem como outros materiais escultóricos mais tradicionais, como o bronze. Quer tomem a forma de instalações públicas monumentais ou pequenos objetos íntimos, as formas de Whiteread implicam em narrativas ocultas e histórias secretas. Ela emprega artefatos e espaços existentes – incluindo objetos domésticos como cadeiras e colchões, interiores de quartos e até, notoriamente, uma casa inteira com terraço – para evocar e explorar a presença corporal.

Nesta exposição, essa sugestão de assombração, ou fantasmagoria, se manifesta de forma diferente. Em Detached 1, Detached 2 e Detached 3 (todos 2012), que ela instalou na Gagosian London em 2013, Whiteread renderizou os interiores vazios de três galpões de jardim em concreto e aço. Agora, em objetos internos, ela criou novamente estruturas semelhantes a cabines, mas, pela primeira vez, evitou lançar objetos existentes em favor de construir objetos originais. Poltergeist (2020) e Döppelganger (2020–21), que ocuparão as duas salas principais da galeria Grosvenor Hill, são feitos de madeira e metal que foram meticulosamente pintados com tinta doméstica branca.

Enquanto os galpões de Whiteread de uma década atrás foram fechados, as novas esculturas estão abertas, invertendo o sistema formal de seus antecessores. Eles sugerem que algo catastrófico ocorreu, permitindo que a natureza assumisse o controle. Whiteread foi inspirada por sua leitura de John Steinbeck e por sua experiência de dirigir pelo deserto de Mojave e pelo Vale da Morte na Califórnia depois de instalar duas esculturas no Parque Nacional de Joshua Tree em 2017. Embora as novas obras representem um afastamento de seu processo escultórico estabelecido, eles continuam seu projeto geral ao considerar as qualidades íntimas dos espaços que nos cercam.

A exposição também apresenta um novo corpo de esculturas em resina e novos trabalhos em papel, bem como esculturas recentes fundidas em bronze, semelhantes a trabalhos feitos em 2000–10, e exibidos em uma grande retrospectiva na Tate Britain em 2017 .

Um catálogo totalmente ilustrado, incluindo um conto de John Steinbeck e um ensaio de Richard Calvocoressi, será publicado para acompanhar a exposição.

Compartilhar:
Notícias - 07/12/2021

Culturas Indígenas e Favelas são temas de novos museus de São Paulo

O Governador João Doria anunciou nesta segunda-feira (6) um investimento total de R﹩ 40 milhões para ampliação do Museu da …

Notícias - 06/12/2021

Começam as as obras de ampliação da Pinacoteca de São Paulo

O Governo de São Paulo anunciou, nesta terça-feira (23), o início das obras da Pinacoteca Contemporânea, o novo prédio …

Notícias - 03/12/2021

Jeff Koons e Cicciolina voltam aos holofotes

Um artista que fez a escultura de uma serpente enrolada em uma pedra para a estrela do cinema adulto italiano …

Notícias - 03/12/2021

Lista de mais poderosos da arte contemporânea traz líder surpreendente

ERC-721, a especificação para o “token não fungível” na rede Ethereum, está em primeiro lugar no ranking anual dos mais …

Notícias - 02/12/2021

Fotografiska pretende se tornar o maior museu privado do mundo

Fotografiska, o museu sueco com fins lucrativos, está adicionando três novos locais à sua lista de unidades já existentes: além …

Notícias - 01/12/2021

Restauro de obras de arte do Metrô de São Paulo vira documentário

Em curso desde 2019 e com as primeiras etapas registradas em um documentário disponível no YouTube com aproximadamente …

Notícias - 01/12/2021

Obra icônica de Banksy vai a leilão pela Bolsa de Arte SP

Pela primeira vez, uma obra de Banksy irá a leilão na América Latina – no dia 10 de fevereiro, na …

Notícias - 30/11/2021

Inhotim recebe o Museu de Arte Negra idealizado por Abdias Nascimento

Poeta, escritor, dramaturgo, curador, artista plástico, professor universitário, pan-africanista e parlamentar, Abdias Nascimento (1914-2011), indicado oficialmente ao prêmio Nobel da …

Notícias - 30/11/2021

Museu Judaico de São Paulo é inaugurado

A partir do dia 5 de dezembro de 2021, abre para visitação o Museu Judaico de São Paulo (MUJ), espaço …

Notícias - 29/11/2021

Festival de performances abre convocatória

Festival Atos de Fala completa 10 anos e sua sexta edição – que acontece de 19 de janeiro a 02 …

Notícias - 29/11/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura divulga indicados e retoma cerimônia presencial

Valorizar e premiar nossa cultura e seus artistas em tempos tão difíceis é a missão do Prêmio Arcanjo de Cultura, …

Notícias - 26/11/2021

Steve McCurry e a resiliência da infância em fotos

De meninas enfrentando o Mar de Sulu a crianças em idade escolar no Afeganistão, no novo livro Stories and Dreams …