Fundação Iberê lança aplicativo para o público infantil

Na próxima sexta, 29, a Fundação Iberê lança um aplicativo totalmente voltado para o público infantil sobre a obra de Iberê Camargo. Tendo como guia o gato Martim, Iberê para Crianças apresenta ferramentas de interação, reflexão e conteúdo pedagógico sobre o universo da pintura, do desenho, da gravura e de processos de criação em artes visuais a partir da obra do artista gaúcho. Sua criação foi baseada nos conjuntos de suas obras mais célebres, que incluem os Carretéis, os Ciclistas, as Idiotas e os Manequins.

O evento contará com a participação de dezesseis alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, da EMEF David Riegel Neto, de Eldorado do Sul. Gustavo Possamai, responsável pelo Acervo da Fundação Iberê, idealizou e coordena o projeto, contribuindo com os raros produtos digitais brasileiros que apresentam arte para o público infantil. Sem a pretensão de substituir a leitura ou a visita às exposições, o aplicativo pode ser um instrumento de apoio para pais, professores e cuidadores que desejam introduzir as crianças no campo das artes.

Fábio Zimbres assina as ilustrações. Paulistano radicado em Porto Alegre, Zimbres conheceu a obra de Iberê por meio da grande amizade com Eduardo Haesbaert e Gelson Radaelli, com quem criou a Casa do Desenho, uma experiência coletiva de desenho a seis mãos que resultou em várias exposições.

A produção de conteúdo envolveu a equipe do Educativo da Fundação. A versão para computador (beta) foi realizada em parceria com a Dell Technologies. “Acreditamos que a tecnologia tem, cada vez mais, um papel de inclusão social. E a partir dessa parceria com a Fundação Iberê, reforçamos esse propósito, ao permitir que crianças tenham acesso a obras do artista e a conteúdos pedagógicos sobre o universo das artes”, comenta Diego Puerta, líder da Dell Technologies Brasil. A iniciativa foi liderada por Gustavo Federizzi e contou com os desenvolvedores Fabrício Montenegro, Fernando Dalpiaz, Francielle Castilhos, Jeferson Golfetto, Lucas Gullaci e Luiz Henrique Minozzo Alexandretti.

A Dell participou da iniciativa por meio de convite da Tecnopuc, e as empresas de games Painful Smile e Mr. Dev Studio, comandadas por Bruno Pilgrim e por Guilherme Heckel, respectivamente, desenvolveram o aplicativo para tablets e celulares, com programação de Leandro Michel e desenho de som especialmente criado por Lair Raupp. A versão para computador pode ser acessada através do site da Fundação Iberê (http://crianca.iberecamargo.org.br/). Já o aplicativo para tablets e celulares estará disponível em breve, gratuitamente, na loja da Google Play.

O gato Martim

Adotado por Iberê e Maria Coussirat Camargo, Martim vivia na rua, mas era tratado como filho do casal, como lembra o artista Eduardo Haesbaert: “Comecei a trabalhar diariamente com Iberê, no ateliê da Nonoai, e estabelecemos uma troca: ele me passava material e conhecimento e eu, a mão de obra, preparando matrizes, gravando com mordentes e fazendo edições. Logo veio o primeiro convite para jantar após a jornada de trabalho. Ao entrar na sala de jantar, reparei a mesa redonda com quatro lugares. Não sabia de quem era o quarto lugar. Sentamos eu, dona Maria e Iberê. Quando fomos servidos com um perfumado peixe, saltou na cadeira um gato que se apoiou com as duas patas dianteiras em volta do prato colocado especialmente para ele. Iberê fez uma saudação e o gato respondeu com um rosnado e miado forte. Parecia que os dois se entendiam muito bem”.

Compartilhar:
Notícias - 01/12/2021

Restauro de obras de arte do Metrô de São Paulo vira documentário

Em curso desde 2019 e com as primeiras etapas registradas em um documentário disponível no YouTube com aproximadamente …

Notícias - 01/12/2021

Obra icônica de Banksy vai a leilão pela Bolsa de Arte SP

Pela primeira vez, uma obra de Banksy irá a leilão na América Latina – no dia 10 de fevereiro, na …

Notícias - 30/11/2021

Inhotim recebe o Museu de Arte Negra idealizado por Abdias Nascimento

Poeta, escritor, dramaturgo, curador, artista plástico, professor universitário, pan-africanista e parlamentar, Abdias Nascimento (1914-2011), indicado oficialmente ao prêmio Nobel da …

Notícias - 30/11/2021

Museu Judaico de São Paulo é inaugurado

A partir do dia 5 de dezembro de 2021, abre para visitação o Museu Judaico de São Paulo (MUJ), espaço …

Notícias - 29/11/2021

Festival de performances abre convocatória

Festival Atos de Fala completa 10 anos e sua sexta edição – que acontece de 19 de janeiro a 02 …

Notícias - 29/11/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura divulga indicados e retoma cerimônia presencial

Valorizar e premiar nossa cultura e seus artistas em tempos tão difíceis é a missão do Prêmio Arcanjo de Cultura, …

Notícias - 26/11/2021

Steve McCurry e a resiliência da infância em fotos

De meninas enfrentando o Mar de Sulu a crianças em idade escolar no Afeganistão, no novo livro Stories and Dreams …

Notícias - 26/11/2021

Veja resenha de nova biografia de Magritte, um homem de mistério

Ao contrário de seus contemporâneos surrealistas, René Magritte tendia a manter Freud à distância de sua obra – embora poucos artistas ofereçam …

Notícias - 26/11/2021

A 'amizade íntima' de Basquiat e Warhol é explorada em drama

A exposição prometia ser de tirar o fôlego, com os dois artistas usando luvas de boxe no pôster. Mas a ansiosamente …

Notícias - 26/11/2021

Imagem da semana: Um espírito emerge de um depósito de lixo no Senegal

Outside Dakar, capital do Senegal, é um depósito de lixo com seu próprio nome: Mbeubeuss. O terreno onde fica situado foi …

Notícias - 26/11/2021

A moda esquisita de Helmut Newton - em imagens

As sessões inusitadas do fotógrafo para revistas como Vogue e Vanity Fair tiveram uma influência duradoura nas artes visuais – …

Notícias - 18/11/2021

Frida Kahlo bate recorde em leilão da Sotheby's

Três lágrimas escorrem pelo rosto de Kahlo, seu cabelo solto sobre os ombros, enquanto a imagem de seu marido, o …