Frida Falsa? A história de uma montagem fotográfica

A foto de uma Frida Kahlo armada e lasciva circula online há anos. O fato de a imagem ser uma fotomontagem não a torna menos atraente.

Outro dia aconteceu de novo: Madonna postou outra foto já conhecida de Frida Kahlo no Instagram, na qual a pintora olha com confiança nos olhos de quem vê, seu decote bem aberto, uma cartucheira na cintura e um revólver dentro dela com mãos abaixadas. A cantora escreveu: “Parabéns a essa vadia malvada! Viva La Revolucion!” Quase 250.000 seguidores curtiram a foto, que é mais curtidas do que a cantora costuma receber em uma selfie. Talvez seja por isso que Madonna não postou a foto pela primeira vez. Tudo se encaixa muito bem: Frida, a mulher forte, erótica e estilosa que sabe se defender, Madonna, que se vê exatamente assim. O único problema com esta imagem é: é uma farsa.

A imagem em sépia carregada de emoção tem circulado na internet há anos, compartilhada e curtida um milhão de vezes. Deveria ter se espalhado que era uma montagem. Na verdade, alguns usuários comentam no post da Madonna com “Fake!” ou “Não, esse nem é o corpo dela”. Acusa-se a cantora de manejo irresponsável de fotos manipuladas.

O resultado foi esta fotomontagem de 2021. O ex-fotógrafo Robert Toren viu uma montagem no Photoshop de uma Frida nua e começou a montar suas próprias fotos e encontrou. Em algum momento, o americano, nascido em 1954, era muito bom nisso e começou uma página do Tumblr – agora excluída – com nus falsos de Frida Kahlo. Para seu grande sucesso, ele adicionou uma cabeça de Frida de uma foto do fotógrafo americano Imogene Cunningham a uma de suas próprias fotos da década de 1980.

“Assim que coloquei a cabeça de Frida em minha foto, fiquei impressionado com a forma como o brinco de Frida se relaciona com o perigo da arma e a sexualidade do vestido aberto”, Toren escreveu certa vez em um e-mail entrevista . “Não existe essa foto de Frida, mas ninguém ficaria surpreso se uma delas existisse. Muitas pessoas pensam que é real, muitos veem as falhas nela e entendem que se fosse real, já seria conhecido há muito tempo. E muitos sabem que é falso e ainda assim gostam.”

A montagem foi posteriormente expandida ainda mais: o artista russo Alexander Djikia combinou Frida com uma foto do poeta futurista soviético Vladimir Mayakovsky – uma imagem que também foi compartilhada viralmente.

Para Madonna, o amor por Frida Kahlo vai muito longe. Em 1990, ela disse à Vogue: “Se você não gosta de suas pinturas, não pode ser minha amiga.” Cristina Kahlo, sobrinha do artista, relatou que Madonna realmente queria ter o papel principal no drama de Julie Taylor “Frida”, que então coube a Salma Hayek. Na capa de seu disco “Rebel Heart”, Madonna teve influência de Frida:

Madonna provavelmente é fã de Frida pelos mesmos motivos de Robert Toren, que enfatizou a verdadeira atratividade de Kahlo com sua farsa. Ele escreve: “Frida me inspira pelas mesmas razões que se aplicam a muitas pessoas: sua pintura notável, seu intelecto, feminismo ‘sem sentido’, simpatias revolucionárias, força pessoal etc., bem como sua beleza física e desafios físicos que ela estava lutando.”

Compartilhar:
Notícias - 15/10/2021

Ruas de São Luís recebem performances

Quando corpo e rua se encontram, muitas histórias podem ser contadas e, mais do que isso, podem ser sentidas e …

Notícias - 15/10/2021

Centro do Rio ganha novo espaço de arte

Os cariocas e o Centro do Rio de Janeiro ganham uma nova opção de cultura com conteúdo e lazer. Com …

Notícias - 12/10/2021

Projeto Latitude apoia participação de galerias brasileiras na Frieze London, FIAC Paris 2021 e SP-Arte 2021

Marcando presença em importantes feiras internacionais, cinco galerias brasileiras figurarão em dois eventos de grande prestígio no mês de outubro, …

Notícias - 12/10/2021

Leilão de fotos em NFT destinará arrecadação para ações do SOS Pantanal

Até o dia 16/10 ocorre, virtualmente, o primeiro leilão de fotos em NFT 100% beneficente para ajudar em ações de …

Notícias - 12/10/2021

Museu em Roterdã inaugura ambicioso projeto e abre sua reserva técnica para visitação

O Depot [depósito] Boijmans Van Beuningen deve abrir suas portas no dia 6 de novembro de 2021 – tornando toda …

Notícias - 08/10/2021

Sotheby's anuncia obra prima de Botticelli em leilão

 

Primeiro, em julho de 2019, houve o especulativo Retrato de um Jovem, catalogado como “No estilo de Botticelli”, que foi …

Notícias - 08/10/2021

Feira em Dubai é acusada de censurar "Davi", de Michelangelo

Uma cópia impressa em 3D do David de Michelangelo está no centro da controvérsia em Dubai, onde expositores obscureceram os …

Notícias - 06/10/2021

Descoberta versão casta da "Madonna" de Munch

Na década de 1890, a representação erótica da Madona por Edvard Munch, retratada com as mãos levantadas atrás das costas …

Notícias - 06/10/2021

Mercado de arte contemporânea se recupera com quase três bilhões em vendas no último ano

O mercado de arte contemporânea arrecadou um recorde de US $ 2,7 bilhões em vendas entre junho de 2020 e …

Notícias - 06/10/2021

Inhotim apresenta obra de Rivane Neuenschwander nas ruas de Belo Horizonte

As ruas de Belo Horizonte foram tomadas por retratos, desenhos daqueles que ocuparam o posto de primeiro amor na vida …

Notícias - 01/10/2021

Artista gera polêmica ao receber verba e devolver telas em branco para museu

O artista Jens Haaning causou polêmica ao enviar telas em branco para o museu de arte na Dinamarca. A nova …

Notícias - 01/10/2021

Após mostras de Van Gogh, vem aí a experiência imersiva de Frida Kahlo

As experiências de imersão de Vincent van Gogh acontecidas recentemente nos Estados Unidos (VEJA AQUI) atraíram milhões de visitantes em …