Frida Falsa? A história de uma montagem fotográfica

A foto de uma Frida Kahlo armada e lasciva circula online há anos. O fato de a imagem ser uma fotomontagem não a torna menos atraente.

Outro dia aconteceu de novo: Madonna postou outra foto já conhecida de Frida Kahlo no Instagram, na qual a pintora olha com confiança nos olhos de quem vê, seu decote bem aberto, uma cartucheira na cintura e um revólver dentro dela com mãos abaixadas. A cantora escreveu: “Parabéns a essa vadia malvada! Viva La Revolucion!” Quase 250.000 seguidores curtiram a foto, que é mais curtidas do que a cantora costuma receber em uma selfie. Talvez seja por isso que Madonna não postou a foto pela primeira vez. Tudo se encaixa muito bem: Frida, a mulher forte, erótica e estilosa que sabe se defender, Madonna, que se vê exatamente assim. O único problema com esta imagem é: é uma farsa.

A imagem em sépia carregada de emoção tem circulado na internet há anos, compartilhada e curtida um milhão de vezes. Deveria ter se espalhado que era uma montagem. Na verdade, alguns usuários comentam no post da Madonna com “Fake!” ou “Não, esse nem é o corpo dela”. Acusa-se a cantora de manejo irresponsável de fotos manipuladas.

O resultado foi esta fotomontagem de 2021. O ex-fotógrafo Robert Toren viu uma montagem no Photoshop de uma Frida nua e começou a montar suas próprias fotos e encontrou. Em algum momento, o americano, nascido em 1954, era muito bom nisso e começou uma página do Tumblr – agora excluída – com nus falsos de Frida Kahlo. Para seu grande sucesso, ele adicionou uma cabeça de Frida de uma foto do fotógrafo americano Imogene Cunningham a uma de suas próprias fotos da década de 1980.

“Assim que coloquei a cabeça de Frida em minha foto, fiquei impressionado com a forma como o brinco de Frida se relaciona com o perigo da arma e a sexualidade do vestido aberto”, Toren escreveu certa vez em um e-mail entrevista . “Não existe essa foto de Frida, mas ninguém ficaria surpreso se uma delas existisse. Muitas pessoas pensam que é real, muitos veem as falhas nela e entendem que se fosse real, já seria conhecido há muito tempo. E muitos sabem que é falso e ainda assim gostam.”

A montagem foi posteriormente expandida ainda mais: o artista russo Alexander Djikia combinou Frida com uma foto do poeta futurista soviético Vladimir Mayakovsky – uma imagem que também foi compartilhada viralmente.

Para Madonna, o amor por Frida Kahlo vai muito longe. Em 1990, ela disse à Vogue: “Se você não gosta de suas pinturas, não pode ser minha amiga.” Cristina Kahlo, sobrinha do artista, relatou que Madonna realmente queria ter o papel principal no drama de Julie Taylor “Frida”, que então coube a Salma Hayek. Na capa de seu disco “Rebel Heart”, Madonna teve influência de Frida:

Madonna provavelmente é fã de Frida pelos mesmos motivos de Robert Toren, que enfatizou a verdadeira atratividade de Kahlo com sua farsa. Ele escreve: “Frida me inspira pelas mesmas razões que se aplicam a muitas pessoas: sua pintura notável, seu intelecto, feminismo ‘sem sentido’, simpatias revolucionárias, força pessoal etc., bem como sua beleza física e desafios físicos que ela estava lutando.”

Compartilhar:
Notícias - 20/04/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura valoriza artistas

O ano de 2020 foi desafiador para a classe artística e os trabalhadores da cultura. Prestigiar e valorizar estes profissionais …

Notícias - 20/04/2021

Após 14 anos fechado, MAB reabre e celebra 61 anos de Brasília

Um movimento na orla do Lago Paranoá anuncia novos tempos para a capital federal. Em meio à pandemia da Covid-19, …

Notícias - 19/04/2021

Gagosian apresenta exposição com novos trabalhos de Rachel Whiteread

A Galeria Gagosian apresenta “Internal Objects”, exposição de novos trabalhos de Rachel Whiteread. Whiteread emprega a linguagem formal do minimalismo, …

Notícias - 19/04/2021

Brasileiro vence World Press Photo Award 2021

O fotojornalismo brasileiro foi mais uma vez reconhecido na mais importante competição de jornalismo visual do mundo, promovida pela World …

Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …