Categories: Notícias

Fotógrafa mostra homens trans grávidos como elegantes criaturas aquáticas

No reino animal, os cavalos-marinhos são as únicas espécies em que os machos carregam bebês. Em sua série “Seahorse Parents”, a fotógrafa Miriam Guttmann mostra homens trans grávidos como elegantes criaturas aquáticas.

A metáfora de um mergulho para a gravidez é certamente uma das mais precisas. Você é lançado de cabeça para um novo estado de agregação, sentindo-se inseguro e com falta de ar. Mas, idealmente, a pessoa também descobre um novo mundo e se sente carregada, enquanto em seu próprio corpo outra criatura também flutua com segurança na água.

 

A fotógrafa e cineasta holandesa Miriam Guttmann capturou esse estado de distanciamento em imagens subaquáticas delicadas, que, com seus fortes contrastes claro-escuro, lembram um pouco as pinturas dos velhos mestres. Mas não só as cores e composições são algo especial, os modelos também confundem ideias tradicionais de gravidez. Para seu projeto “Seahorse Parents”, Guttmann retratou quatro homens trans grávidos e os acompanhou em sua jornada para a paternidade. “É 2022, não só as mulheres podem engravidar, mas os homens também”, diz o protagonista Jerome, que desliza elegantemente pela água em uma das fotos de Guttmann.

Miriam Guttmann, Jerome, Seahorse Parents, 2022

No mundo animal, os cavalos-marinhos são as únicas espécies em que os machos engravidam e dão à luz bebês. A artista Rosemarie Trockel também encenou essa inversão de papéis em sua obra de 1994 “O Indiferente”. Ela reinterpreta um filme sobre a natureza da década de 1930, em que um dos animais solta de forma quase explosiva um cavalo em miniatura na água, como prova de abertura e fluidez.

Não só os cavalos-marinhos, mas também os modelos de Miriam Guttmann deslizam pela água como dançarinos. A série “Seahorse Parents” pode ser vista atualmente no Pride Amsterdam, no centro de exposições Foam, na capital holandesa. O projeto também inclui um filme em que os quatro protagonistas falam sobre sua transição e o sonho de serem pais. “Acho que se trata de mostrar as diferenças entre as pessoas que dão à luz”, diz Alex. “Trata-se de reconhecer que essas diferenças não são inerentemente ruins, elas são lindas”.

Miriam Guttmann, Alex, Seahorse Parents, 2022

Redação

Recent Posts

Busto de bronze de imperador romano é encontrado após 200 anos

Um busto de bronze do imperador romano Calígula foi encontrado 200 anos depois de seu…

3 dias ago

Banksy faz performance sobre imigrantes em festival e é duramente criticado

O secretário do Interior britânico, James Cleverly, classificou a obra de arte do barco de…

3 dias ago

€ 500 milhões? Este seria o valor para mudar Mona Lisa de sala no Louvre

O mundo da arte ficou agitado quando surgiram relatos em abril de que a Mona…

3 dias ago

Item do universo Harry Potter se torna o mais caro vendido em leilão

A pintura original em aquarela que mais tarde foi usada como capa do primeiro livro…

3 dias ago

Seria este o primeiro retrato encomendado de uma americana nascida na escravidão?

Há pouco mais de uma década, Dorita Sewell, da Flórida, e sua falecida mãe Doris…

4 dias ago

Arqueólogos encontram oficina da Idade do Bronze que produzia tinta valiosa do mundo antigo

Embora pequena, a ilha de Egina, no Golfo Sarónico, na Grécia, ostenta uma rica pegada…

4 dias ago