Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente à mente Ed Ruscha.

Mas a imagem acima é, na verdade, do artista brasileiro Vik Muniz, e habilmente presta homenagem a Ruscha e dá uma nova vida ao mestre americano e à cultura automobilística americana em geral.

Até 22 de outubro a fotografia está a venda pela Artnet Auctions, com o título Estação Padrão de Muniz (Noite) após Ed Ruscha (da série Pictures of Cars) (2008) continua a exploração do artista de ver e representar.

Vik Muniz costuma usar materiais efêmeros, como algodão, açúcar, lixo e calda de chocolate, para recriar imagens famosas da história da arte, incluindo obras de Leonardo da Vinci, Claude Monet, Gustave Courbet e Andy Warhol. Após fotografar suas intrincadas construções, o artista as descarta, deixando sua fotografia como registro único de sua criação.

A série Pictures of Cars de Muniz é fiel ao título: o artista literalmente usou peças de automóveis para criar as reproduções, incluindo os materiais usados ​​em Standard Station (Night) após Ed Ruscha.

A série completa inclui recriações de duas outras obras de Ruscha e representa uma mudança no uso típico de materiais efêmeros e perecíveis por Muniz. Ao incorporar peças de carros às imagens, Muniz faz referência à história da cultura automotiva de Los Angeles, bem como ao próprio interesse de Ruscha pela arquitetura e paisagem do oeste americano.

Os holofotes que emanam da parte de trás da estação da Standard Oil também remetem sutilmente à história de Hollywood, outro assunto notável de Ruscha.

Trabalho de Muniz no Petersen Automotive Museum em Los Angeles. Imagem cortesia do Museu Petersen.

Nos últimos anos, as obras de Vik Muniz alcançaram preços próximos a US$ 300.000 em leilão. Este é um feito especialmente notável para um artista conhecido principalmente por sua fotografia, um mercado que tende a ver preços um pouco mais baixos dada a natureza do trabalho.

Muniz continua sendo um artista extremamente colecionável, especialmente na esteira do documentário aclamado pela crítica, Waste Land, que narra seu processo criativo.

Suas obras também estão nas coleções permanentes do Centre Pompidou, Paris; Museu Solomon R. Guggenheim, Nova York; Museu Irlandês de Arte Moderna, Dublin; Museu de Arte do Condado de Los Angeles; Instituto Itau Cultural, São Paulo; o Museu Nacional de Arte de Osaka; e o Gana Art Center, Seul, entre outros.

A obra é estimada em $ 30.000–40.000.

Compartilhar:
Notícias - 25/11/2020

Estátua de Marilyn Monroe gera polêmica em Palm Springs

Uma escultura de Marilyn Monroe segurando sua saia desobediente é fonte de um debate acalorado em Palm Springs, Califórnia. O …

Notícias - 25/11/2020

Bicicleta desaparece de obra de Banksy

Uma bicicleta sem uma das rodas que acompanhava um mural de Banksy em Nottingham desapareceu, provocando tristeza e frustração na …

Notícias - 24/11/2020

Em meio a pico de casos de coronavírus, museus começam a fechar nos EUA

Em meio a uma onda de paralisações dos museus dos EUA, todas as oito instalações reabertas da Instituição Smithsonian na …

Notícias - 24/11/2020

7° Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel - Conheça os premiados

O Instituto Tomie Ohtake, com o apoio da AkzoNobel, divulga os três projetos premiados, via vídeo em suas redes sociais, …

Notícias - 24/11/2020

EAV Parque Lage lança edital para curso on-line com bolsas

Em resposta à pandemia de Covid-19, a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV) atua de forma propositiva e …

Notícias - 24/11/2020

Escavação revela restos preservados de homens envoltos em cinzas vulcânicas

Arqueólogos da cidade romana de Pompéia recorreram a uma técnica centenária para conservar os corpos de dois homens recentemente desenterrados …

Notícias - 24/11/2020

Desenho recém-descoberto é um verdadeiro da Vinci, afirma especialista

Um desenho que esteve em uma coleção privada por anos foi atribuído a Leonardo da Vinci. O jornal italiano La …

Notícias - 23/11/2020

Virgínia Di Lauro aborda feminino e ancestralidade na galeria Simone Cadinelli

Simone Cadinelli Arte Contemporânea apresenta “Em Suspensão”, ocupação feita pela artista Virgínia Di Lauro em sua vitrine voltada para a …

Notícias - 23/11/2020

4º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea apresenta mostra com finalistas

Na terça-feira, 24 de novembro, às 19h, acontece a inauguração virtual da Mostra Coletiva do 4º Prêmio Aliança Francesa de …

Notícias - 19/11/2020

Bruno Barbey, Fotógrafo da Magnum Photos, morre aos 79 anos

Bruno Barbey, fotógrafo francês da agência Magnum Photos que produziu trabalhos poderosos e empáticos em zonas de guerra, bem como …

Notícias - 19/11/2020

Arqueólogos egípcios fazem a 'maior descoberta de 2020'

Arqueólogos egípcios anunciaram a descoberta de mais de 100 caixões pintados na antiga necrópole de Saqqara, ao sul do Cairo. …

Notícias - 19/11/2020

Sonia Gomes figura na lista de artistas da Bienal de Gwangju, na Coreia do Sul

A Bienal de Gwangju, na Coreia do Sul, revelou a lista completa de artistas participantes de sua 13ª edição, programada …