Flávia Junqueira promove intervenções em quadras de escolas de samba

O vazio deixado nas quadras das escolas de samba e no Sambódromo do Rio de Janeiro será preenchido com intervenções artísticas com muito brilho e colorido. A artista plástica paulista Flávia Junqueira começou, na última quarta-feira, a ocupar esses espaços tradicionais do carnaval carioca com balões, serpentinas e outros objetos para devolver parte da alegria da festa e eternizar os momentos em obra fotográfica e de vídeo. A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Junqueira decidiu homenagear as seis escolas do Grupo Especial que tiveram as melhores colocações no desfile do ano passado. A quadra da Grande Rio, em Duque de Caxias, foi a primeira a receber a ocupação. No dia seguinte, foi a vez de Mangueira e Salgueiro e na sexta, a Beija-Flor de Nilópolis foi objeto da intervenção artística. No sábado de carnaval, é a vez da Mocidade Independente de Padre Miguel ter sua quadra ocupada e, no domingo, a campeã Viradouro é o foco desse trabalho artístico.

A contribuição da artista para o atípico carnaval carioca da pandemia será coroada na terça-feira com intervenção na Praça da Apoteose, no Sambódromo. No início da manhã, Junqueira e sua equipe começam a montar o cenário de colorido e beleza que pretende devolver um pouco da graça que o desfile proporciona.

Enquanto as obras nas quadras serão predominantemente nas cores de cada escola, no trabalho do Sambódromo todas se juntam na composição. A artista utiliza materiais variados em cada trabalho, prometendo substituir os balões com gás hélio, comuns nos seus trabalhos, às vezes por serpentinas, papel picado e fumaça colorida. Uma equipe de produção foi contratada especialmente para essas montagens.

“A ideia é que essa intervenção seja documentada para um vídeo para registrar desde a quadra vazia, mostrando a entrada dos objetos e todo o processo. Vamos mostrar a alegria e também a tristeza porque não vai ter ninguém. São espaços que estão silenciosos, desabitados, mas que estarão em festa sendo homenageados nesse momento de tanta privação”, afirma a artista, que exalta a importância do carnaval carioca para a cultura do país.

CONHEÇA O TRABALHO DE FLÁVIA JUNQUEIRA EM MATÉRIA NA REVISTA DASARTES CLICANDO AQUI

Compartilhar:
Notícias - 10/05/2021

Sesc São Paulo retoma visitação presencial a dez exposições

Em conformidade com os protocolos de segurança do estado e de cada município, o Sesc São Paulo retoma algumas atividades …

Notícias - 10/05/2021

Conheça Chakaia Booker e seu trabalho com pneus

O estúdio de Chakaia Booker não tem aquecedor, o telhado vaza e às vezes entram esquilos. Seu piso é arranhado …

Notícias - 10/05/2021

Análise das cartas de Van Gogh revela novos detalhes sobre pinturas

A primeira exposição a explorar os olivais de Vicente tem novas datas. A mostra no Museu Van Gogh de Amsterdã …

Notícias - 07/05/2021

Lista de finalistas do Turner Prize é composta inteiramente por coletivos com engajamento social

Em um ano marcado por dificuldades sem precedentes, colaboração e solidariedade são os temas subjacentes ao Turner Prize deste ano …

Notícias - 07/05/2021

Três coisas que você talvez não saiba sobre "The Child’s Bath", de Mary Cassatt

Quando o Dia das Mães foi proposto como feriado em 1913, a artista franco-americana Mary Cassatt não gostou muito da …

Notícias - 07/05/2021

Galerias brasileiras participam de feiras em Nova York

Em maio a cidade de Nova Iorque abriga algumas feiras de arte contemporânea, como a Frieze New York e a …

Notícias - 06/05/2021

Bienal de Arte Paiz tem início na Guatemala

Intitulada Lost. In Between. Together, pela primeira vez em sua história, a Bienal de Arte Paiz será inteiramente voltada para …

Notícias - 06/05/2021

OCUPAÇÃO IMAGÉTICA SELECIONA ARTISTAS DE REGIÕES PERIFÉRICAS DE SÃO PAULO E ABCD

“Entranhamentos” será uma exposição baseada no conceito de ocupação imagética, cujo principal objetivo é investigar novas possibilidades de exibição e …

Notícias - 06/05/2021

MASP anuncia Hanayrá Negreiros como nova curadora adjunta de moda

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) anuncia Hanayrá Negreiros como nova curadora adjunta de moda. Negreiros …

Notícias - 30/04/2021

Pacaembu terá feira de arte em parceria com galerias

São Paulo vai ganhar uma nova Feira de Arte, num dos locais mais icônicos da cidade, o Complexo Esportivo do …

Notícias - 30/04/2021

Panorama Raft inicia chamada pública de projetos liderados por artistas de todo o Brasil

O Festival Panorama, um dos principais eventos artísticos do Brasil, lançou este ano o Panorama Jangada, um projeto criado no …

Notícias - 30/04/2021

inscrições abertas para o 4º PRÊMIO DE DESIGN INSTITUTO TOMIE OHTAKE LEROY MERLIN

Estão abertas as inscrições do 4º PRÊMIO DE DESIGN INSTITUTO TOMIE OHTAKE LEROY MERLIN, voltado a universitários e recém-formados de …