Flávia Junqueira promove intervenções em quadras de escolas de samba

O vazio deixado nas quadras das escolas de samba e no Sambódromo do Rio de Janeiro será preenchido com intervenções artísticas com muito brilho e colorido. A artista plástica paulista Flávia Junqueira começou, na última quarta-feira, a ocupar esses espaços tradicionais do carnaval carioca com balões, serpentinas e outros objetos para devolver parte da alegria da festa e eternizar os momentos em obra fotográfica e de vídeo. A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Junqueira decidiu homenagear as seis escolas do Grupo Especial que tiveram as melhores colocações no desfile do ano passado. A quadra da Grande Rio, em Duque de Caxias, foi a primeira a receber a ocupação. No dia seguinte, foi a vez de Mangueira e Salgueiro e na sexta, a Beija-Flor de Nilópolis foi objeto da intervenção artística. No sábado de carnaval, é a vez da Mocidade Independente de Padre Miguel ter sua quadra ocupada e, no domingo, a campeã Viradouro é o foco desse trabalho artístico.

A contribuição da artista para o atípico carnaval carioca da pandemia será coroada na terça-feira com intervenção na Praça da Apoteose, no Sambódromo. No início da manhã, Junqueira e sua equipe começam a montar o cenário de colorido e beleza que pretende devolver um pouco da graça que o desfile proporciona.

Enquanto as obras nas quadras serão predominantemente nas cores de cada escola, no trabalho do Sambódromo todas se juntam na composição. A artista utiliza materiais variados em cada trabalho, prometendo substituir os balões com gás hélio, comuns nos seus trabalhos, às vezes por serpentinas, papel picado e fumaça colorida. Uma equipe de produção foi contratada especialmente para essas montagens.

“A ideia é que essa intervenção seja documentada para um vídeo para registrar desde a quadra vazia, mostrando a entrada dos objetos e todo o processo. Vamos mostrar a alegria e também a tristeza porque não vai ter ninguém. São espaços que estão silenciosos, desabitados, mas que estarão em festa sendo homenageados nesse momento de tanta privação”, afirma a artista, que exalta a importância do carnaval carioca para a cultura do país.

CONHEÇA O TRABALHO DE FLÁVIA JUNQUEIRA EM MATÉRIA NA REVISTA DASARTES CLICANDO AQUI

Compartilhar:
Notícias - 06/07/2022

Hong Kong ganha novo museu

O mais novo marco cultural e artístico de Hong Kong, o Hong Kong Palace Museum (HKPM), localizado no West Kowloon …

Notícias - 06/07/2022

Afrescos renascentistas são descobertos no Palácio do Príncipe de Mônaco

O Palácio do Príncipe de Mônaco acaba de reabrir ao público após um período de restauração, ostentando uma série de …

Notícias - 06/07/2022

Marina Abramović assume a cátedra Pina Bausch

A artista performática Marina Abramović assumirá a primeira cátedra Pina Bausch na Folkwang University of the Arts em Essen no …

Notícias - 06/07/2022

Prêmio PIPA anuncia vencedores de 2022

Há mais de dez anos divulgando a arte e artistas brasileiros, e também estimulando a produção nacional de Arte Contemporânea, …

Notícias - 05/07/2022

Exposição apresenta as inspirações reais de Walt Disney para criar as artes de seu estúdio

Após aparições no Metropolitan Museum of Art em Nova York e na Wallace Collection em Londres (até 16 de outubro …

Notícias - 05/07/2022

Itaú Cultural lança chamamento de projetos de arte e cultura no metaverso

No ano em que comemora 35 anos, o Itaú Cultural segue em sua trajetória consolidada no cenário brasileiro por sua …

Notícias - 04/07/2022

FBI confisca e retira de exposição obras falsas de Basquiat

Na sexta-feira, 24 de junho, agentes do FBI entraram no Museu de Arte de Orlando, removendo todas as pinturas de …

Notícias - 04/07/2022

Manifestantes colam a si mesmos em obras de museus

Dois ativistas climáticos se colaram em uma pintura de Vincent van Gogh em um museu de Londres, um dia depois …

Notícias - 04/07/2022

Documentário sobre a trajetória de Claudia Andujar com os Yanomami estreia nos cinemas

A fotógrafa suíça Claudia Andujar, de 90 anos, atravessou a guerra na Hungria, fugiu da perseguição nazista em Viena e, …

Notícias - 01/07/2022

Margaret Keane, pintora de "Big Eyes", morre aos 94 anos

A artista Margaret Keane, cujas pinturas de crianças de olhos grandes eram incrivelmente populares nos anos 50 e 60, morreu …

Notícias - 01/07/2022

Grandes Mestras recebem o Pride of Place, em Londres

Pinturas de mulheres estarão entre as descobertas mais interessantes apresentadas na Masterpiece deste ano. A feira de arte de Londres …

Notícias - 01/07/2022

Banksy recebe cátedra honorária

A BBC informou nesta quinta-feira (30), que o anônimo artista de rua britânico Banksy será premiado com uma cátedra honorária. …