Cinquenta. Este é o número de pinturas que foi necessário para fazer “The Last Vermeer”, o novo filme contando a verdadeira história de um “Vermeer” pintado em 1942 pelo notório falsificador de arte Han van Meegeren.
Em outras palavras, foram precisas 50 falsificações falsas. Isso é mais do que o pintor criminoso fez em sua vida — mas, novamente, sua fama nunca foi sobre quantos Mestres Holandeses ele fabricou. Em vez disso, era sobre quem ele enganou para vender um Vermeer falso.
Guy Pearce interpreta Van Meegeren no filme (será lançado no continente mericano em 20 de novembro), que se concentra em parte na imitação pela qual o falsificador é mais famoso: Cristo e a Mulher Levada em Adultério. A obra foi comprada pelo nazista Reichsmarschall Hermann Göring, que trocou 137 pinturas saqueadas pelo raro Vermeer. Na época, acreditava-se que existiam apenas 34 obras autênticas da Vermeer.
Forças aliadas encontraram o falso Vermeer de Göring em uma mina de sal austríaca após a guerra, e rastrearam sua procedência até Van Meegeren em Amsterdã. O falsificador então teve uma escolha: render-se a uma sentença de morte como um colaborador nazista que vendeu uma obra-prima holandesa para o segundo em comando de Hitler, ou confessar – e se tornar uma espécie de herói nacional no processo. Van Meegeren escolheu o último, admitindo que enganou o fascista por uma quantia vergonhosamente exorbitante.
O pintor cênico James Gemmill (cujos projetos anteriores incluem O Código Da Vinci) pintou Van Meegerens a partir de fotografias e, em seguida, revestiu as obras em uma tinta branca à base de giz para que se assemelhassem a telas em branco. No filme, quando Pearce parece estar pintando, ele está escovando um meio oleoso sobre a camada de giz para expor a tinta subjacente. “Foi assim que conseguimos fazê-lo sem cortar”, explica Friedkin. “Fomos capazes de filmar as pinceladas e ver, efetivamente, a impressão de uma pintura sendo feita.”
Mais informações foram obtidas a partir de documentos judiciais de meados do século, que registram que Van Meegeren foi convidado a forjar um Vermeer durante seu julgamento. O filme acompanha este episódio, no qual o falsificador pintou um falso Vermeer de um esboço preliminar. Para filmar o progresso da obra, os cineastas precisavam de seis pinturas em vários estágios de conclusão.
Mas assim como Van Meegeren tirou licença criativa com a obra bíblica de Vermeer, James Gemmill e o designer de produção Arthur Max (de Gladiador e Gangster Americano) ajustaram as obras fraudulentas do falsificador. Gemmill insistiu que alguns eram tão ruins que o público não seria enganado tão facilmente quanto Göring.
“James me disse: ‘Não acredito que alguém acreditaria que essas mãos foram pintadas por Vermeer. Eu vou torná-los melhores. Eu disse ‘vá em frente, eu concordo com você'”, disse Max ao Artnet News. “Por que deixar a história ficar no caminho de um bom filme?”
Van Meegeren também achou que a qualidade era a coisa mais importante. “Ontem, essa pintura valia milhões de florins, especialistas e amantes da arte vinham de todo o mundo e pagariam para vê-la”, disse ele em seu julgamento em 1947. “Hoje, não vale nada e ninguém atravessaria a rua para vê-lo de graça. Mas o quadro não mudou. O que tem?
Esse sentimento ressoa com Friedkin, que se sente confortável com as linhas embaçadas que diferenciam as obras de Vermeer, Van Meegeren e Gemmill. “Há uma grande arte que não tem notoriedade”, diz ele. “Quem pode dizer que esse artista é melhor que outro?”
Pelo menos existem duas versões do infame Cristo de Van Meegeren e a Mulher Levada em Adultério. Um deles está atualmente em exibição na Casa da História Europeia em Bruxelas, como parte de uma exposição sobre a história da falsificação. O outro está no escritório do Friedkin.
FONTE: Artnet News