Filme narra a história de grande falsificador de Vermeer

Cinquenta. Este é o número de pinturas que foi necessário para fazer “The Last Vermeer”, o novo filme contando a verdadeira história de um “Vermeer” pintado em 1942 pelo notório falsificador de arte Han van Meegeren.

Em outras palavras, foram precisas 50 falsificações falsas. Isso é mais do que o pintor criminoso fez em sua vida — mas, novamente, sua fama nunca foi sobre quantos Mestres Holandeses ele fabricou. Em vez disso, era sobre quem ele enganou para vender um Vermeer falso.

Guy Pearce interpreta Van Meegeren no filme (será lançado no continente mericano em 20 de novembro), que se concentra em parte na imitação pela qual o falsificador é mais famoso: Cristo e a Mulher Levada em Adultério. A obra foi comprada pelo nazista Reichsmarschall Hermann Göring, que trocou 137 pinturas saqueadas pelo raro Vermeer. Na época, acreditava-se que existiam apenas 34 obras autênticas da Vermeer.

Forças aliadas encontraram o falso Vermeer de Göring em uma mina de sal austríaca após a guerra, e rastrearam sua procedência até Van Meegeren em Amsterdã. O falsificador então teve uma escolha: render-se a uma sentença de morte como um colaborador nazista que vendeu uma obra-prima holandesa para o segundo em comando de Hitler, ou confessar – e se tornar uma espécie de herói nacional no processo. Van Meegeren escolheu o último, admitindo que enganou o fascista por uma quantia vergonhosamente exorbitante.

O pintor cênico James Gemmill (cujos projetos anteriores incluem O Código Da Vinci) pintou Van Meegerens a partir de fotografias e, em seguida, revestiu as obras em uma tinta branca à base de giz para que se assemelhassem a telas em branco. No filme, quando Pearce parece estar pintando, ele está escovando um meio oleoso sobre a camada de giz para expor a tinta subjacente. “Foi assim que conseguimos fazê-lo sem cortar”, explica Friedkin. “Fomos capazes de filmar as pinceladas e ver, efetivamente, a impressão de uma pintura sendo feita.”

Mais informações foram obtidas a partir de documentos judiciais de meados do século, que registram que Van Meegeren foi convidado a forjar um Vermeer durante seu julgamento. O filme acompanha este episódio, no qual o falsificador pintou um falso Vermeer de um esboço preliminar. Para filmar o progresso da obra, os cineastas precisavam de seis pinturas em vários estágios de conclusão.

Mas assim como Van Meegeren tirou licença criativa com a obra bíblica de Vermeer, James Gemmill e o designer de produção Arthur Max (de Gladiador e Gangster Americano) ajustaram as obras fraudulentas do falsificador. Gemmill insistiu que alguns eram tão ruins que o público não seria enganado tão facilmente quanto Göring.

“James me disse: ‘Não acredito que alguém acreditaria que essas mãos foram pintadas por Vermeer. Eu vou torná-los melhores. Eu disse ‘vá em frente, eu concordo com você'”, disse Max ao Artnet News. “Por que deixar a história ficar no caminho de um bom filme?”

Van Meegeren também achou que a qualidade era a coisa mais importante. “Ontem, essa pintura valia milhões de florins, especialistas e amantes da arte vinham de todo o mundo e pagariam para vê-la”, disse ele em seu julgamento em 1947. “Hoje, não vale nada e ninguém atravessaria a rua para vê-lo de graça. Mas o quadro não mudou. O que tem?

Esse sentimento ressoa com Friedkin, que se sente confortável com as linhas embaçadas que diferenciam as obras de Vermeer, Van Meegeren e Gemmill. “Há uma grande arte que não tem notoriedade”, diz ele. “Quem pode dizer que esse artista é melhor que outro?”

Pelo menos existem duas versões do infame Cristo de Van Meegeren e a Mulher Levada em Adultério. Um deles está atualmente em exibição na Casa da História Europeia em Bruxelas, como parte de uma exposição sobre a história da falsificação. O outro está no escritório do Friedkin.

 

FONTE: Artnet News

Compartilhar:
Notícias - 03/12/2020

Rui Chafes homenageia Alberto Giacometti

Representado pela Galeria Filomena Soares, o artista Rui Chafes foi convidado pela Fondazione Centro Giacometti a criar uma escultura de …

Notícias - 02/12/2020

SP-Foto Viewing Room aponta para novos públicos e descentralização geográfica

 

De 23 a 29 de novembro, o SP-Foto Viewing Room reuniu 54 expositores, entre expoentes da fotografia moderna e contemporânea, …

Notícias - 02/12/2020

Projeto inovador A Incubadora de Publicações Gráficas lança 10 livros de artista em Salvador neste sábado

A Incubadora de Publicações Gráficas é um espaço criado para acolher artistas e autores com projetos de livro de artista …

Notícias - 02/12/2020

Um estranho monolito é encontrado no deserto de Utah

Na base de um desfiladeiro no Red Rock Country de Utah, uma equipe que contava ovelhas avistou algo estranho e …

Notícias - 01/12/2020

Divulgados os vencedores da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS 2020

A comissão julgadora da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS selecionou os ganhadores da oitava edição, depois de avaliar 500 projetos de …

Notícias - 01/12/2020

Coreia do Sul constrói Museu Flutuante Kim Whanki sobre a água

Em 22 de novembro, um funcionário do Condado de Sinan anunciou planos para construir um museu financiado pelo governo que …

Notícias - 01/12/2020

Artistas em isolamento mostram trabalhos em suas janelas

Não é uma boa hora para os amantes da arte. Um segundo lockdown fechou mais uma vez galerias e instituições …

Notícias - 01/12/2020

PRO HELVETIA ABRE ESCRITÓRIO NA AMÉRICA DO SUL

A Fundação Suiça para Cultura Pro Helvetia abrirá um escritório na América do Sul em 2021, com funcionários localizados no …

Notícias - 01/12/2020

Artistas participam do projeto ContemporâneasVivara

A primeira edição do ContemporâneasVivara volta sua atenção para São Paulo em um convite a três artistas – Hanna Lucatelli, …

Notícias - 30/11/2020

MAC USP lança projeto em parceria com São Paulo Companhia de Dança e OSESP

O Museu de Arte Contemporânea da USP pretende promover de forma efetiva uma série de diálogos entre as artes visuais …

Notícias - 30/11/2020

Instituto Bardi e Carbono Galeria lançam edição de personagem de Lina bo Bardi

Para celebrar os 35 anos do Polochon criado por Lina Bo Bardi, a Carbono Galeria e o Instituto Bardi têm …

Notícias - 30/11/2020

BNDES lança chamada para Patrimônio Cultural

Analisando o ano de 2020 e entendendo as necessidades da área de cultura, que também foi fortemente impactada pela pandemia, …