FILE Festival fomenta discussão sobre inventários de mídia arte e patrimônio cultural nascido digital

Exposições - Polymorf - Hardwired

O FILE FESTIVAL (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica) promove série de eventos online para incentivar discussões sobre arquivos de artes digitais. A programação do FILEALIVE / ARQUIVOVIVO, que acontece nos dias 29, 30 e 31 de março, fomenta conversas entre profissionais, artistas e teóricos que estão entre os principais influenciadores nacionais e internacionais do campo da arte e tecnologia. Os encontros serão transmitidos ao vivo e as inscrições podem ser realizadas gratuitamente em: https://alive.file.org.br

A iniciativa divulga e amplia o alcance de discussões sobre o apoio ao patrimônio artístico digital.  O intuito é debater e divulgar estratégias para a produção, organização, catalogação, recuperação de registros e manutenção de patrimônios culturais digitais.

“Em razão da obsolescência tecnológica, obras criadas até 10 anos atrás já não podem ser acessadas. Precisamos nos perguntar quais fragmentos ou vestígios devemos conservar para contar essa história”, Paula Perissinotto doutoranda na ECA-USP, co-fundadora do FILE e uma das idealizadoras do FILEALIVE / ARQUIVOVIVO. ““Este debate é urgente para criarmos estratégias sintonizadas entre as instituições para construção desta memória social a fim de evitarmos a perda irreparável da história de uma forma de expressão estética referente às primeiras décadas do século XXI”, explica.

Existe um enorme esforço das instituições nacionais e internacionais que buscam, cada qual com suas dificuldades, a preservação deste capítulo da história da arte e tecnologia.  O FILE construiu um patrimônio de documentos, fragmentos e vestígios referentes à realização de 48 exposições ao longo dos últimos 20 anos. Esse inventário constitui o único acervo do gênero da América Latina, agregando informações de mais de 8 mil obras digitais de 48 países, incluindo o Brasil.

Os encontros online FILEALIVE / ARQUIVOVIVO têm como principal objetivo orientar a construção de um banco de dados online desse acervo para que ele seja compartilhado com o maior número de pessoas possível. “Queremos ouvir as experiências dos profissionais de outras instituições e, a partir desta troca, traçar um caminho condizente com a realidade brasileira para a preservação da história que conseguimos construir”, acrescenta Paula.

PROGRAMAÇÃO

A programação do ARQUIVOVIVO será dividida em seis encontros, cada um contemplando um tema inserido na discussão sobre arquivos, mapeamentos, memória, tecnologia da informação, conservação e patrimônio cultural. As apresentações acontecem sempre às 14h e às 16h em todos os dias de evento. Nos dias 29 e 30, as palestras serão ministradas em inglês.

Abrindo o evento (29/03), a discussão das 14h será sobre arquivos, bancos de dados digitais, acervos materiais e imateriais e como estes promovem o acesso à informação. Para esse debate, o FILE recebe Christina Radner, do ARS Electronica Archives; Manuela Naveau, professora da Universidade de Arte e Design de Linz e curadora do Ars Electronica Linz; Morgane Stricot, diretora de conservação digital do Centro de Arte e Mídia ZKM e Oliver Grau e Wendy Coones, do projeto ADA (Arquivo de Artes Digitais, na sigla em inglês).

No mesmo dia, às 16h, os debatedores trazem estudos de casos e análises sobre arquivos de mídia arte. A apresentação estará na mão de Isabelle Arvers, do Art Games World Tour; Ricardo Dal Farra, Concordia University, CEIARTE-UNTREF; Solimán López da Harddiskmuseum / Updated Art Studio / ESAT LAB; Tania Aedo, coordenadora da Cátedra Max Aub, vinculada à Universidade Nacional Autônoma do México. Nos dois horários as conversas serão moderadas pela artista e pesquisadora Rejane Cantoni.

No segundo dia (30/03), o primeiro encontro, às 14h, fomentará discussões sobre o desafio de se conservar obras de arte mediáticas baseadas no tempo. O debate focará em como superar a evolução acelerada da tecnologia e a obsolescência de sistemas para preservar projetosimersivos em realidade virtual, Net Arte, esculturas cinéticas, instalações interativas tecnológicas, entre outras criações. Nesta conversa participam Annet Dekker, Professora Assistente de Estudos de Mídia | UvA e Professora Visitante e Co-diretora do Centre for the Study of the Networked Image | LSBU, Pieter Tjabbes, da Art Unlimited e a artista digital Tamiko Thiel, contando com mediação de Magali Melleu Sehn, conservadora-restauradora PhD e professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais.

Em seguida, às 16h, Bonnie Mitchell e Janice Searleman, co-diretoras do ACM SIGGRAPH Digital Art Archive, que junto com Wim van der Plas co-dirigem o ISEA Symposium Archive se unem à Paula Perissinotto, curadora e organizadora do FILE FESTIVAL, na discussão de como a construção de um arquivo pode exigir o mesmo esforço de criação de uma instituição. A conversa abordará como o acervo pode ter a ação e efeito de fundar e erguer algo que cumpre função de utilidade pública. A artista e pesquisadora Rejane Cantoni será a moderadora.

No último dia (31/03), experiências nacionais marcam presença no debate sobre demandas e princípios da memória digital às 14h. Dalton Martins, coordenador do projeto Tainacan da UnB (Universidade de Brasília); Gabriel Bevilacqua, conselheiro do ICOM Brasil e atua no ICOM-CIDOC desde 2011; Giselle Beiguelman, artista, curadora e professora da FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP) e Pablo Gobira, professor doutor da UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais) ), incitam questões sobre a importância da curadoria digital. O advento do documento digital, a evolução das tecnologias da informação, o uso de metadados e de padrões abertos e o planejamento da preservação como garantia do acesso à memória digital no longo prazo serão alguns dos tópicos abordados. A moderação fica a cargo da artista, professora e pesquisadora Silvia Laurentiz.

Para fechar a série de encontros, às 16h, Érica Azzellini, gerente de Comunicação do Wiki Movimento Brasil, Leno Veras, gerente de pesquisa e documentação do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e Tânia Rodrigues, responsável pela Enciclopédia Virtual do Itaú Cultural, palestram sobre o patrimônio cultural digital como pilar e alicerce para a construção de uma sociedade aberta e inovadora. Silvia Laurentiz realizará a moderação.

Teun Vonk -The Physical Mind

Compartilhar:
Notícias - 20/04/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura valoriza artistas

O ano de 2020 foi desafiador para a classe artística e os trabalhadores da cultura. Prestigiar e valorizar estes profissionais …

Notícias - 20/04/2021

Após 14 anos fechado, MAB reabre e celebra 61 anos de Brasília

Um movimento na orla do Lago Paranoá anuncia novos tempos para a capital federal. Em meio à pandemia da Covid-19, …

Notícias - 19/04/2021

Gagosian apresenta exposição com novos trabalhos de Rachel Whiteread

A Galeria Gagosian apresenta “Internal Objects”, exposição de novos trabalhos de Rachel Whiteread. Whiteread emprega a linguagem formal do minimalismo, …

Notícias - 19/04/2021

Brasileiro vence World Press Photo Award 2021

O fotojornalismo brasileiro foi mais uma vez reconhecido na mais importante competição de jornalismo visual do mundo, promovida pela World …

Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …