Um projeto para apresentar as tendências e os diferentes trabalhos de áreas que se mesclam na arte e na economia criativa. Esta é a proposta da FIBRA – I Bienal de Arte Têxtil 2019. Trata-se de uma mostra coletiva que busca fomentar a convergência entre diferentes propostas de artes visuais contemporâneas ligadas às artes têxtil e à cultura brasileira, propondo reflexões e ações sobre o planeta em que vivemos, a partir da sustentabilidade e do respeito entre todos os seres. As inscrições estão abertas até o dia 30 de agosto. Informações e edital no site http://www.fibrabienal.com.
Com o tema “Sustentabilidade: um olhar sobre as suas diversas possibilidades”, a bienal iniciará no dia 12 de novembro e encerrará em 20 de dezembro de 2019, contando com a participação de artistas de diferentes regiões do Brasil, selecionados por edital, e a exibição de, aproximadamente, 100 obras que abrangerão as mais variadas linguagens no âmbito das artes visuais contemporâneas, alinhadas, neste momento, às questões de preservação, com um conceito relacionado ao desenvolvimento sustentável, ou seja, formado por um conjunto de ideias, estratégias e demais atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas, através das mais variadas linguagens, utilizando-se da arte têxtil.
As exposições ocorrerão em locais públicos e privados, com infraestrutura e segurança, reconhecidos da cidade de Porto Alegre: Galeria de Arte do DMAE, Jardim do DMAE, Chico Lisboa Espaço Cultural, Plano B Espaço Cultural e Sesc Centro. Além da mostra coletiva acontecerão oficinas, conversas públicas entre artistas selecionados, artistas convidados e público (informações na fanpage www.facebook.com/fibrabienaldeartetextil). As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail fibra@atelierplanob.com.br