Fiac decidiu seguir com a feira de Paris em outubro, apesar da pandemia

Vista da colossal Matrice di Linfa de Giuseppe Penone (matriz Lifeblood), feita com coníferas de um século do Vale das Maravilhas, nos Alpes franceses.

Mas os revendedores ponderam a questão crucial de saber se os colecionadores dos EUA se aventurarão no exterior até o outono

Os organizadores da Fiac (Foire Internationale d’Art Contemporain) dizem que a 47ª edição da Feira de Arte Moderna e Contemporânea acontecerá neste outono em Paris, apesar da incerteza em relação aos eventos mundiais da arte após a crise do coronavírus.

“Estamos trabalhando na organização do Fiac 2020 de 21 a 25 de outubro no Grand Palais, no Petit Palais e nos espaços de arte pública de Hors les Murs”, afirma Jennifer Flay, diretora da Fiac, e Charlotte Ardon, sua diretora de arte aos colecionadores e relações institucionais, em um e-mail enviado hoje para convidados VIP.

“À medida que a situação na França volta gradualmente ao normal e as nuvens se elevam lentamente no horizonte, é nossa convicção que os valores subjacentes à nossa identidade como feira de arte – trocas interpessoais e contato em primeira mão na vida real com obras de arte – são mais importante do que nunca “, dizem eles, acrescentando que as visualizações VIP serão realizadas nos dias 21 e 22 de outubro. Uma lista de expositores ainda não foi anunciada.

A mudança ocorre depois que os organizadores da Art Basel anunciaram o cancelamento da edição do 50º aniversário da feira, que deveria ser inaugurada na Suíça em setembro. Enquanto isso, a Frieze enviou uma carta aos seus expositores dizendo que, se puder ir adiante com suas feiras Frieze London e Frieze Masters no início de outubro, elas terão que ser menores, com menos visitantes e podem ser combinadas em uma tenda pela primeira vez.

O anúncio da Fiac provocou uma reação mista dos profissionais do mundo da arte:

“Os colecionadores não virão dos EUA e fora da Europa [para Fiac]; portanto, na melhor das hipóteses, será uma feira regional. Como eles vão encher o Grand Palais de visitantes? A Reed [a empresa de exposições por trás da Fiac] tem uma estratégia corporativa clara, mas seria bom se eles trabalhassem mais de perto com os revendedores e a comunidade ”, diz o colecionador belga Alain Servais, que visitou várias galerias em Paris durante o Gallery Weekend (2 a 5 de julho).

ATUALIZAÇÃO: O Art Newspaper entende que a decisão final de manter a Fiac será tomada no final de julho (a proibição de grandes reuniões na França está programada para ser suspensa em 31 de agosto). Os organizadores da feira levarão em consideração fatores como regulamentos governamentais, o desenvolvimento da crise da saúde e o escopo das restrições para viagens internacionais. A lista de galerias está programada para ser anunciada em setembro.

Uma porta-voz da Fiac disse: “A Reed Expositions está trabalhando ativamente em uma ampla gama de medidas de proteção sanitária que serão implementadas em nossas feiras e participou de consultas organizadas pela União Francesa de Métodos de Evolução (UNIMEV). Todas as medidas na Fiac, para reforçar a segurança dos expositores, visitantes, equipes da Reed Expositions e nossos prestadores de serviços, serão implementadas, em estrita conformidade com as instruções das autoridades francesas, e nos dedicamos a trabalhar para garantir as melhores condições de exposição para galeristas, funcionários e visitantes “.

Fonte e tradução: The Art Newspaper

Compartilhar:
Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …