Fiac decidiu seguir com a feira de Paris em outubro, apesar da pandemia

Vista da colossal Matrice di Linfa de Giuseppe Penone (matriz Lifeblood), feita com coníferas de um século do Vale das Maravilhas, nos Alpes franceses.

Mas os revendedores ponderam a questão crucial de saber se os colecionadores dos EUA se aventurarão no exterior até o outono

Os organizadores da Fiac (Foire Internationale d’Art Contemporain) dizem que a 47ª edição da Feira de Arte Moderna e Contemporânea acontecerá neste outono em Paris, apesar da incerteza em relação aos eventos mundiais da arte após a crise do coronavírus.

“Estamos trabalhando na organização do Fiac 2020 de 21 a 25 de outubro no Grand Palais, no Petit Palais e nos espaços de arte pública de Hors les Murs”, afirma Jennifer Flay, diretora da Fiac, e Charlotte Ardon, sua diretora de arte aos colecionadores e relações institucionais, em um e-mail enviado hoje para convidados VIP.

“À medida que a situação na França volta gradualmente ao normal e as nuvens se elevam lentamente no horizonte, é nossa convicção que os valores subjacentes à nossa identidade como feira de arte – trocas interpessoais e contato em primeira mão na vida real com obras de arte – são mais importante do que nunca “, dizem eles, acrescentando que as visualizações VIP serão realizadas nos dias 21 e 22 de outubro. Uma lista de expositores ainda não foi anunciada.

A mudança ocorre depois que os organizadores da Art Basel anunciaram o cancelamento da edição do 50º aniversário da feira, que deveria ser inaugurada na Suíça em setembro. Enquanto isso, a Frieze enviou uma carta aos seus expositores dizendo que, se puder ir adiante com suas feiras Frieze London e Frieze Masters no início de outubro, elas terão que ser menores, com menos visitantes e podem ser combinadas em uma tenda pela primeira vez.

O anúncio da Fiac provocou uma reação mista dos profissionais do mundo da arte:

“Os colecionadores não virão dos EUA e fora da Europa [para Fiac]; portanto, na melhor das hipóteses, será uma feira regional. Como eles vão encher o Grand Palais de visitantes? A Reed [a empresa de exposições por trás da Fiac] tem uma estratégia corporativa clara, mas seria bom se eles trabalhassem mais de perto com os revendedores e a comunidade ”, diz o colecionador belga Alain Servais, que visitou várias galerias em Paris durante o Gallery Weekend (2 a 5 de julho).

ATUALIZAÇÃO: O Art Newspaper entende que a decisão final de manter a Fiac será tomada no final de julho (a proibição de grandes reuniões na França está programada para ser suspensa em 31 de agosto). Os organizadores da feira levarão em consideração fatores como regulamentos governamentais, o desenvolvimento da crise da saúde e o escopo das restrições para viagens internacionais. A lista de galerias está programada para ser anunciada em setembro.

Uma porta-voz da Fiac disse: “A Reed Expositions está trabalhando ativamente em uma ampla gama de medidas de proteção sanitária que serão implementadas em nossas feiras e participou de consultas organizadas pela União Francesa de Métodos de Evolução (UNIMEV). Todas as medidas na Fiac, para reforçar a segurança dos expositores, visitantes, equipes da Reed Expositions e nossos prestadores de serviços, serão implementadas, em estrita conformidade com as instruções das autoridades francesas, e nos dedicamos a trabalhar para garantir as melhores condições de exposição para galeristas, funcionários e visitantes “.

Fonte e tradução: The Art Newspaper

Compartilhar:
Notícias - 11/01/2021

Artista mineira Marina Amaral entra para lista da Forbes

A colorista mineira Marina Amaral entrou para a lista da Forbes dos jovens mais influentes do ano.  A Under 30 …

Notícias - 11/01/2021

Iphan e Polícia Federal resgatam material arqueológico no Acre

Na manhã do dia 5 de janeiro, uma ação conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no …

Notícias - 11/01/2021

Exposição do estilista Tomo Koizumi inicia o Departamento de Moda, Design e Arquitetura da Fundação Iberê

Em 2021, a Japan House São Paulo (JHSP) vai expandir sua presença pelo Brasil, por meio de um projeto de …

Notícias - 11/01/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2021

 

Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, …

Notícias - 28/12/2020

Os universos díspares da Rússia contemporânea pelas lentes de Serguei Maksimishin em “O Último Império”

A exposição “O Último Império – Serguei Maksimishin”, que esteve no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre dezembro de …

Notícias - 20/12/2020

Consciência diante do perigo: as representações do medo ao longo da História da Arte

Quando Susan Sontag fala que fotografia é sobre dor, ela fala sobre Arte. Quando Susan afirma que “fotos são um …

Notícias - 19/12/2020

São Paulo ganha mural em homenagem às comunidades indígenas afetadas pela pandemia

As Nações Unidas e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em São Paulo, se unem …

Notícias - 18/12/2020

Farol Santander abre hoje mostra do artista chileno Iván Navarro

Abre hoje, 18 de dezembro, no Farol Santander São Paulo, a exposição ExFinito, primeira grande mostra individual no país do …

Notícias - 17/12/2020

Conheça os 91 projetos selecionados do Rumos Itaú Cultural 2019/2020

A Dasartes participou na última quarta-feira, 16 de dezembro, na coletiva de imprensa do Itaú Cultural, que anunciou os projetos selecionados …

Notícias - 17/12/2020

REGINA BONI ANUNCIA INAUGURAÇÃO DA GALERIA SÃO PAULO FLUTUANTE EM 2021

Para quem afrontou militares e a extrema direita em plena ditadura nos anos 60, não seria uma pandemia em escala …

Notícias - 17/12/2020

Itaú Cultural lança publicação com trabalhos de artes visuais selecionados em edital

No dia 15 de dezembro entrou no ar, no site do Itaú Cultural, www.itaucultural.org.br, uma publicação virtual que reúne as …

Notícias - 17/12/2020

CASA FIAT DE CULTURA DIVULGA SELECIONADOS PARA EXPOR NA PICCOLA GALLERIA

O 4º Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura já tem os nomes dos artistas selecionados …