Fiac decidiu seguir com a feira de Paris em outubro, apesar da pandemia

Vista da colossal Matrice di Linfa de Giuseppe Penone (matriz Lifeblood), feita com coníferas de um século do Vale das Maravilhas, nos Alpes franceses.

Mas os revendedores ponderam a questão crucial de saber se os colecionadores dos EUA se aventurarão no exterior até o outono

Os organizadores da Fiac (Foire Internationale d’Art Contemporain) dizem que a 47ª edição da Feira de Arte Moderna e Contemporânea acontecerá neste outono em Paris, apesar da incerteza em relação aos eventos mundiais da arte após a crise do coronavírus.

“Estamos trabalhando na organização do Fiac 2020 de 21 a 25 de outubro no Grand Palais, no Petit Palais e nos espaços de arte pública de Hors les Murs”, afirma Jennifer Flay, diretora da Fiac, e Charlotte Ardon, sua diretora de arte aos colecionadores e relações institucionais, em um e-mail enviado hoje para convidados VIP.

“À medida que a situação na França volta gradualmente ao normal e as nuvens se elevam lentamente no horizonte, é nossa convicção que os valores subjacentes à nossa identidade como feira de arte – trocas interpessoais e contato em primeira mão na vida real com obras de arte – são mais importante do que nunca “, dizem eles, acrescentando que as visualizações VIP serão realizadas nos dias 21 e 22 de outubro. Uma lista de expositores ainda não foi anunciada.

A mudança ocorre depois que os organizadores da Art Basel anunciaram o cancelamento da edição do 50º aniversário da feira, que deveria ser inaugurada na Suíça em setembro. Enquanto isso, a Frieze enviou uma carta aos seus expositores dizendo que, se puder ir adiante com suas feiras Frieze London e Frieze Masters no início de outubro, elas terão que ser menores, com menos visitantes e podem ser combinadas em uma tenda pela primeira vez.

O anúncio da Fiac provocou uma reação mista dos profissionais do mundo da arte:

“Os colecionadores não virão dos EUA e fora da Europa [para Fiac]; portanto, na melhor das hipóteses, será uma feira regional. Como eles vão encher o Grand Palais de visitantes? A Reed [a empresa de exposições por trás da Fiac] tem uma estratégia corporativa clara, mas seria bom se eles trabalhassem mais de perto com os revendedores e a comunidade ”, diz o colecionador belga Alain Servais, que visitou várias galerias em Paris durante o Gallery Weekend (2 a 5 de julho).

ATUALIZAÇÃO: O Art Newspaper entende que a decisão final de manter a Fiac será tomada no final de julho (a proibição de grandes reuniões na França está programada para ser suspensa em 31 de agosto). Os organizadores da feira levarão em consideração fatores como regulamentos governamentais, o desenvolvimento da crise da saúde e o escopo das restrições para viagens internacionais. A lista de galerias está programada para ser anunciada em setembro.

Uma porta-voz da Fiac disse: “A Reed Expositions está trabalhando ativamente em uma ampla gama de medidas de proteção sanitária que serão implementadas em nossas feiras e participou de consultas organizadas pela União Francesa de Métodos de Evolução (UNIMEV). Todas as medidas na Fiac, para reforçar a segurança dos expositores, visitantes, equipes da Reed Expositions e nossos prestadores de serviços, serão implementadas, em estrita conformidade com as instruções das autoridades francesas, e nos dedicamos a trabalhar para garantir as melhores condições de exposição para galeristas, funcionários e visitantes “.

Fonte e tradução: The Art Newspaper

Compartilhar:
Notícias - 28/10/2020

Em fotografia: como a pandemia ressignificou o cotidiano

Por Milena Buarque Lopes Bandeira (Itáu Cultural)
Com o mundo em suspensão, olhares vacilantes e temerosos voltaram-se para dentro. O silêncio …

Notícias - 23/10/2020

Olafur Eliasson projeta 'nossas perspectivas glaciais' como um instrumento astronômico

Artista Olafur Eliasson revela sua última obra de arte pública permanente, ‘nossas perspectivas glaciais’, ao longo da geleira hochjochferner do …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Klimt roubada - enterrada por 20 anos - volta a ser exibida em museu italiano

Descoberto pelo jardineiro da galeria Ricci Oddi no ano passado, o Retrato de uma Senhora será a estrela de uma …

Notícias - 23/10/2020

Vândalos atacaram 70 obras de arte em museus de Berlim em plena luz do dia

Um líquido oleoso foi derramado sobre muitas obras no que foi considerado o pior ataque à arte e antiguidades na …

Notícias - 23/10/2020

Guerra declarada entre museu e herdeiros de Piet Mondrian para recuperação de pinturas no valor de US$ 200 milhões

Como parte de um esforço contínuo de anos para recuperar os direitos de propriedade de várias pinturas criadas pelo modernista …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Jacob Lawrence, desaparecida há décadas, foi encontrada de forma inusitada

O painel do renomado artista negro, parte de sua série “Struggle”, foi visto pela última vez em 1960. Mas alguém …

Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …