Fiac decidiu seguir com a feira de Paris em outubro, apesar da pandemia

Vista da colossal Matrice di Linfa de Giuseppe Penone (matriz Lifeblood), feita com coníferas de um século do Vale das Maravilhas, nos Alpes franceses.

Mas os revendedores ponderam a questão crucial de saber se os colecionadores dos EUA se aventurarão no exterior até o outono

Os organizadores da Fiac (Foire Internationale d’Art Contemporain) dizem que a 47ª edição da Feira de Arte Moderna e Contemporânea acontecerá neste outono em Paris, apesar da incerteza em relação aos eventos mundiais da arte após a crise do coronavírus.

“Estamos trabalhando na organização do Fiac 2020 de 21 a 25 de outubro no Grand Palais, no Petit Palais e nos espaços de arte pública de Hors les Murs”, afirma Jennifer Flay, diretora da Fiac, e Charlotte Ardon, sua diretora de arte aos colecionadores e relações institucionais, em um e-mail enviado hoje para convidados VIP.

“À medida que a situação na França volta gradualmente ao normal e as nuvens se elevam lentamente no horizonte, é nossa convicção que os valores subjacentes à nossa identidade como feira de arte – trocas interpessoais e contato em primeira mão na vida real com obras de arte – são mais importante do que nunca “, dizem eles, acrescentando que as visualizações VIP serão realizadas nos dias 21 e 22 de outubro. Uma lista de expositores ainda não foi anunciada.

A mudança ocorre depois que os organizadores da Art Basel anunciaram o cancelamento da edição do 50º aniversário da feira, que deveria ser inaugurada na Suíça em setembro. Enquanto isso, a Frieze enviou uma carta aos seus expositores dizendo que, se puder ir adiante com suas feiras Frieze London e Frieze Masters no início de outubro, elas terão que ser menores, com menos visitantes e podem ser combinadas em uma tenda pela primeira vez.

O anúncio da Fiac provocou uma reação mista dos profissionais do mundo da arte:

“Os colecionadores não virão dos EUA e fora da Europa [para Fiac]; portanto, na melhor das hipóteses, será uma feira regional. Como eles vão encher o Grand Palais de visitantes? A Reed [a empresa de exposições por trás da Fiac] tem uma estratégia corporativa clara, mas seria bom se eles trabalhassem mais de perto com os revendedores e a comunidade ”, diz o colecionador belga Alain Servais, que visitou várias galerias em Paris durante o Gallery Weekend (2 a 5 de julho).

ATUALIZAÇÃO: O Art Newspaper entende que a decisão final de manter a Fiac será tomada no final de julho (a proibição de grandes reuniões na França está programada para ser suspensa em 31 de agosto). Os organizadores da feira levarão em consideração fatores como regulamentos governamentais, o desenvolvimento da crise da saúde e o escopo das restrições para viagens internacionais. A lista de galerias está programada para ser anunciada em setembro.

Uma porta-voz da Fiac disse: “A Reed Expositions está trabalhando ativamente em uma ampla gama de medidas de proteção sanitária que serão implementadas em nossas feiras e participou de consultas organizadas pela União Francesa de Métodos de Evolução (UNIMEV). Todas as medidas na Fiac, para reforçar a segurança dos expositores, visitantes, equipes da Reed Expositions e nossos prestadores de serviços, serão implementadas, em estrita conformidade com as instruções das autoridades francesas, e nos dedicamos a trabalhar para garantir as melhores condições de exposição para galeristas, funcionários e visitantes “.

Fonte e tradução: The Art Newspaper

Compartilhar:
Notícias - 19/10/2021

Primeira exposição de arte contemporânea do Egito nas pirâmides de Gizé em 4.500 anos

Pela primeira vez na história, as pirâmides de Gizé servirão de cenário para uma exposição de arte contemporânea. Forever Is …

Notícias - 18/10/2021

17ª SP-Arte aposta em modelo híbrido

Em sua 17ª edição, a SP-Arte – Festival Internacional de Arte de São Paulo, acontece de 20 a 24 de …

Notícias - 18/10/2021

Museus de Viena estão expondo obras no site adulto OnlyFans

Em um esforço para evitar a censura por plataformas de mídia social como Instagram, Facebook e TikTok, o Conselho de …

Notícias - 15/10/2021

Ruas de São Luís recebem performances

Quando corpo e rua se encontram, muitas histórias podem ser contadas e, mais do que isso, podem ser sentidas e …

Notícias - 15/10/2021

Centro do Rio ganha novo espaço de arte

Os cariocas e o Centro do Rio de Janeiro ganham uma nova opção de cultura com conteúdo e lazer. Com …

Notícias - 12/10/2021

Projeto Latitude apoia participação de galerias brasileiras na Frieze London, FIAC Paris 2021 e SP-Arte 2021

Marcando presença em importantes feiras internacionais, cinco galerias brasileiras figurarão em dois eventos de grande prestígio no mês de outubro, …

Notícias - 12/10/2021

Leilão de fotos em NFT destinará arrecadação para ações do SOS Pantanal

Até o dia 16/10 ocorre, virtualmente, o primeiro leilão de fotos em NFT 100% beneficente para ajudar em ações de …

Notícias - 12/10/2021

Museu em Roterdã inaugura ambicioso projeto e abre sua reserva técnica para visitação

O Depot [depósito] Boijmans Van Beuningen deve abrir suas portas no dia 6 de novembro de 2021 – tornando toda …

Notícias - 08/10/2021

Sotheby's anuncia obra prima de Botticelli em leilão

 

Primeiro, em julho de 2019, houve o especulativo Retrato de um Jovem, catalogado como “No estilo de Botticelli”, que foi …

Notícias - 08/10/2021

Feira em Dubai é acusada de censurar "Davi", de Michelangelo

Uma cópia impressa em 3D do David de Michelangelo está no centro da controvérsia em Dubai, onde expositores obscureceram os …

Notícias - 06/10/2021

Descoberta versão casta da "Madonna" de Munch

Na década de 1890, a representação erótica da Madona por Edvard Munch, retratada com as mãos levantadas atrás das costas …

Notícias - 06/10/2021

Mercado de arte contemporânea se recupera com quase três bilhões em vendas no último ano

O mercado de arte contemporânea arrecadou um recorde de US $ 2,7 bilhões em vendas entre junho de 2020 e …