Farol Santander São Paulo reabre com novidades

O Jardim das Maravilhas de Miró | Foto: Veronica Cowie

O Farol Santander SP reabre para visitação presencial a partir de sábado (01/05), de acordo com a atualização do Plano São Paulo e recomendações das autoridades. Na retomada das atividades, o centro de empreendedorismo, cultura, lazer e gastronomia funcionará em horário reduzido (09h às 20h), de terça a domingo e com 25% de sua capacidade total de público. Demais medidas sanitárias, como uso obrigatório de máscaras, marcações para distanciamento de 1,5m, medição de temperatura e tapetes sanitizantes na entrada, além de dispensers de álcool em gel por todo o edifício, seguirão sendo adotadas para a segurança de visitantes e funcionários.

A novidade da reabertura fica por conta da nova cenografia realizada no 4º andar do icônico edifício. O piso que tem a obra permanente Vista 360°, realizada pelo artista visual Vik Muniz para o Farol Santander, utilizando sucata da reforma do prédio, foi repaginado pelo arquiteto Fernando Brandão. Nesta nova versão do ambiente, foi adicionada uma reprodução cenográfica da obra de Vik Muniz, Retratos de revistas (auto retrato), de 2003, produzida com papel de revista recortado com perfurador mecânico. A tela reproduzida no Farol Santander tem dimensões de 3.08m x 2.50m.

Exposições artísticas prorrogadas

Com o intuito em proporcionar a melhor experiência possível aos seus visitantes, o Farol Santander São Paulo prorrogou o período de suas quatro exposições em cartaz:

O Jardim das Maravilhas de Miró (24º andar) – até 15 de agosto:

Com produção da YDreams Global e curadoria de Aline Sultani, Karina Israel e Paulo Solano, a mostra, destinada ao público infanto-juvenil, apresenta percurso inspirado nas obras e litografias da série Maravilhas com Variações Acrósticas no Jardim de Miró, de autoria do poeta espanhol Rafael Alberti.

Os núcleos expositivos apresentam inspiração na obra literária criada pelo grupo de escritores andaluzes da geração de 27, em homenagem ao catalão Joan Miró e sua esposa Pilar, registrando viagem a um jardim imaginário cheio de flores, plantas exóticas, pássaros, insetos, pequenos animais, gnomos, o sol, a lua e as estrelas.

O Jardim das Maravilhas de Miró | Foto: Veronica Cowie

Floresta de Números (23º andar) – até 20 de junho:

A primeira exposição da artista e arquiteta francesa Emmanuelle Moureaux no Brasil, com produção de Angela Magdalena (Madai) e Julia Brandão (Ayo), apresenta uma instalação desenvolvida por Moureaux em 2017, para a comemoração de dez anos do The National Art Center (Tóquio). A obra é homônima ao título da mostra e conecta arte, design e arquitetura.

O trabalho de Emmanuelle Moureaux provoca uma sensação de quietude em todo ambiente expositivo, preenchido por mais de quinze mil peças numéricas de 0 a 9, feitas de papel e em cem diferentes tonalidades de cores. Os números são suspensos no ar e alinhados em camadas, numa imersão à floresta colorida em grades tridimensionais, pela qual o público pode caminhar entre as fileiras numerais.

Floresta de Números | FOTO: Carol Quintanilha

ExFinito (22º andar) – até 20 de junho:

ExFinito apresenta a primeira grande exposição do artista chileno Iván Navarro no Brasil. Sob curadoria de Marcello Dantas e colaboração de Courtney Smith, artista visual e companheira de Iván, o passeio permite que o público conheça 14 obras de Navarro, além da instalação Escada (Caixa d’Água), intervenção externa na Praça Antônio Prado, localizado em frente ao Farol Santander.

A ideia conceitual das obras é provocar dúvidas, potencializar os nossos sentidos e descobrir quem somos e o que refletimos, com obras e elementos que exploram luzes, espelhos e vidros, para o envolvimento do espectador no trabalho desenvolvido pelo artista.

Exfinito | FOTO: Carol Quintanilha

A Arte da Moda – histórias criativas (20º e 19º andares) – até 25 de julho:

Com curadoria de Giselle Padoin, a exposição apresenta as relações entre arte e moda, além do desenvolvimento do trabalho de criação dos ateliês no Brasil e na Europa (especialmente na França). Dividida em dois andares, o tour permite que os visitantes apreciem, por meio de 170 itens, como vestidos, casacos, acessórios, fotos, vídeos de coleções clássicas e contemporâneas, a história da moda e a sua evolução do clássico ao contemporâneo.

Entre os destaques estão estilistas e marcas como Coco Chanel, Christian Dior e Coleção Rhodia, além de itens originais do vestido de Tarsila do Amaral, usado em seu casamento com Oswald de Andrade, inéditos ao público.

A Arte da Moda_Histórias Criativas | FOTO: Fifi Tong

Bar do Cofre SubAstor também retoma operação

Localizado no subsolo do Farol Santander, onde funcionava o antigo cofre do Banco do Estado de São Paulo, o Bar do Cofre SubAstor reabre ao público com horário reduzido de funcionamento, das 14h às 20h, de quarta a domingo e com ocupação máxima de 25% da capacidade total. O sistema de funcionamento será por chegada e, também, por reserva de mesas, disponíveis já a partir da próxima quarta-feira (28), que podem ser feitas pelo site https://www.getinapp.com.br/sao-paulo/subastor-bar-do-cofre.

A casa, instalada em um ambiente único no centro da cidade, oferece uma carta de drinks em que figuram clássicos e seis coquetéis inspirados em biomas brasileiros, todos assinados por Fabio La Pietra, Alex Sepulchro e equipe de bartenders. Um dos destaques entre as opções é o The Hidden, criado em homenagem ao Farol Santander, com whisky Johnnie Walker Black Label, chá rooibos, vermouth tinto e bitter.

Na ala de comidinhas criadas pelo chef Marcelo Tanus, receitas como o salmão curado no gin e beterraba, que chega à mesa escoltado por queijo de cabra e torradinhas. A croqueta de pupunha leva palmito fresco, queijo Serra da Canastra e limão siciliano, e o Sub Burger, com cheddar inglês no pão brioche e fritas.

Haverá medição de temperatura na entrada, além da obrigatoriedade do uso de máscara para transitar pelo bar. É observado o espaçamento entre as mesas, higienização após o uso e de álcool em gel disponíveis em todas as mesas. O acesso ao menu é disponível via QR Code e o bar conta com o selo Safe Guard – uma loja segura e certificada em relação aos protocolos do COVID-19.

Bar do Cofre | FOTO: Pedro Augusto Negri

Sobre o Farol Santander São Paulo

Desde sua inauguração, em janeiro de 2018, o Farol Santander já recebeu mais de 800 mil pessoas e 20 exposições de arte nos eixos temático e imersivo. As atrações do Farol Santander ocupam 17 andares dos 35 do edifício de 161 metros de altura que, por um longo período, foi a maior estrutura de concreto armado da América do Sul.

As visitas começam pelo hall de entrada, onde os paulistanos e turistas ganharam mais um espaço de conveniência, a Loja da Cidade e uma nova unidade do Suplicy Cafés Especiais. A Loja da Cidade oferece produtos personalizados e itens de design, livros, bijuterias, entre outros, e está disponível também em versão online: https://lojadacidade.com/.

Do 2º ao 5º andar os visitantes podem conhecer a história do prédio e da própria cidade, no Espaço Memória, que apresenta mobiliário original feito pelo Liceu de Artes e Ofícios. As salas de reuniões, diretoria e presidência estão preservadas como eram na década de 40. O 4º andar apresenta a instalação permanente Vista 360°, desenvolvida pelo renomado artista paulistano Vik Muniz.

No subsolo do edifício, está instalado o Bar do Cofre SubAstor, onde funcionava o cofre do Banco do Estado de São Paulo desde 1947 (tombado pelo Patrimônio Histórico). O bar é ambientado com as características da época e pitadas contemporâneas em design e mobiliários, com cartas de drinks especiais, além de comidinhas.

Compartilhar:
Notícias - 14/05/2021

Exposição apresenta obras de artistas que atuam entre Bolívia e Brasil.

Com abertura no dia 13 de maio, na Nube Gallery, em Santa Cruz de La Sierra, a coletiva Quando não …

Notícias - 14/05/2021

Morre o artista Carlito Carvalhosa

Vítima de câncer no intestino que tratava durante 8 anos, morreu na noite do dia 13 de maio de 2021 …

Notícias - 14/05/2021

CONHEÇA OS GANHADORES DO 10º PRIX PHOTO ALIANÇA FRANCESA

A décima edição do Prix Photo Aliança Francesa, concurso nacional de fotografias realizado pela Aliança Francesa, sob o tema “Reflexos” …

Notícias - 14/05/2021

Governo de São Paulo anuncia investimento recorde de R$200 milhões em projetos culturais

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo anuncio um investimento recorde de R﹩ 200 milhões …

Notícias - 13/05/2021

Competição por artistas em ascensão e por Basquiat impulsionam leilão da Sotheby's

A maratona de leilões da Sotheby’s na noite de quarta-feira parecia uma espécie de retorno à normalidade, porque, pela primeira …

Notícias - 13/05/2021

Memorial em homenagem a João Turin é inaugurado com quase 100 obras

O legado que o artista João Turin (1878-1949) deixou para a cultura do Paraná poderá ser apreciado em um grande …

Notícias - 13/05/2021

13ª Bienal do Mercosul lança Chamada Aberta para artistas inovadores

Com o objetivo de oferecer uma vivência imersiva em arte e novas tecnologias, a 13ª Bienal do Mercosul lança o …

Notícias - 12/05/2021

Museu de Arte do Rio hasteia bandeira criada pela artista Sônia Gomes

O Museu de Arte do Rio hasteará, no dia 13 de maio, sua nova bandeira. O trabalho inédito “Andando em …

Notícias - 12/05/2021

Programação cultural 2021 do Inhotim terá superproduções audiovisuais

O Instituto Inhotim apresenta, a partir de 29 de maio, o Inhotim em Cena. Com o patrocínio master do Instituto …

Notícias - 12/05/2021

Historiadores denunciam o plano do Museu de Newark de vender obras na Sotheby's

Mais de 50 historiadores culturais assinaram uma carta aberta denunciando o plano do Museu de Arte de Newark de vender …

Notícias - 10/05/2021

Sesc São Paulo retoma visitação presencial a dez exposições

Em conformidade com os protocolos de segurança do estado e de cada município, o Sesc São Paulo retoma algumas atividades …

Notícias - 10/05/2021

Conheça Chakaia Booker e seu trabalho com pneus

O estúdio de Chakaia Booker não tem aquecedor, o telhado vaza e às vezes entram esquilos. Seu piso é arranhado …