Farol Santander reabre em Porto Alegre com a exposição “Naturezas Imersivas”

Ricaro Siri, Casulo1, 2020

O Farol Santander Porto Alegre, centro de cultura, empreendedorismo e lazer, retoma suas atividades de acordo com o protocolo exigido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, além de novidades na sua programação cultural. A partir desta terça-feira (27/04), das 12h às 18h, os visitantes poderão voltar a frequentar o espaço e conhecer presencialmente a segunda exposição inaugurada em 2021, Naturezas Imersivas. Outros espaços do Farol Santander, como o restaurante e as exposições permanentes Memória e Identidade e Os Dois Lados da Moeda, também estarão disponíveis ao público. Já Revoada, primeira mostra aberta em janeiro deste ano, fica em cartaz até 16 de maio.

A mostra inédita Naturezas Imersivas, com curadoria de Daniela Bousso e direção geral de Luciana Farias, ocupa a galeria do 2º piso do histórico edifício e reúne diferentes linguagens artísticas, que se expressam para despertar nossa sensibilidade ao redor das questões ambientais.

Ao todo, o público poderá apreciar 13 obras de arte, entre fotografias, esculturas, instalações imersivas, áudio-poemas e videoinstalações, desenvolvidas pelos artistas Katia Maciel, Ricardo Siri, Raquel Kogan e Rejane Cantoni.

O conceito que permeia a mostra visa realçar a relação entre arte e natureza como forma de despertar sensibilidades, criar consciência do presente e refletir o desejo de vislumbrarmos um futuro mais verde.

“Apostando na consciência crescente da necessidade de ampliarmos nossa percepção e nos tornarmos agentes da construção de um porvir mais sustentável, Naturezas Imersivas é também um convite à experimentação de novas formas de ver, sentir, pensar e perceber nossa relação com o mundo. Com projetos que aliam um grande impacto visual ao potencial reflexivo, o Farol Santander mantém sua missão de estimular a curiosidade e a criatividade em busca de experiências que estejam alinhadas com o presente e, ao mesmo tempo, com a filosofia do Santander pela construção sustentável do futuro”; afirma Patrícia Audi, vice-presidente executiva de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil.

Naturezas Imersivas é apresentada pelo Ministério do Turismo e Santander, com patrocínio via Lei de Incentivo à Cultura. Realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Farol Santander Porto Alegre.

FOTO: Leopoldo Plentz

Protocolos de segurança e saúde

Para zelar pela segurança e saúde de seu público e funcionários, haverá medição de temperatura e tapetes sanitizantes e secantes para ingresso no prédio; será obrigatório o uso de máscaras; dispensers de álcool em gel estarão disponíveis em todos os andares do edifício e o ambiente também contará com sinalizações para que todos respeitem o distanciamento de 1,5 metro. O Farol ainda reforçou o serviço de limpeza e higienização de todo o prédio. A capacidade total de visitantes é de 25%.

FOTO: Leopoldo Plentz

Exposição Revoada: até 16 de maio

Além da nova atração, a mostra Revoada, da artista visual Flávia Junqueira, com curadoria de Paulo Herkenhoff e produção de Angela Magdalena (Madai) e Julia Brandão (Ayo), continuará aberta para visitações até o dia 16 de maio. Ocupando o Grande Hall do histórico edifício, a instalação “Revoada”, homônima a exposição, consiste em uma cenografia lúdica e imersiva, com aproximadamente 70 balões de vidro, coloridos e suspensos a partir do teto.

Além dos balões, Flávia exibirá mais de 15 fotos de aproximadamente 120 cm x 150 cm, com intervenções artísticas realizadas em grandes salas e teatros do país, como: Theatro São Pedro (RS), Theatro Guarany (RS), Theatro Amazonas (AM), Theatro Municipal de São Paulo (SP), Sala São Paulo (SP), Theatro São Pedro (SP), Farol Santander São Paulo (SP), Teatro Coliseu de Santos (SP), Theatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ), Theatro Municipal de Niterói (RJ), Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), Theatro da Paz (PA), Theatro José de Alencar (CE). Junto às fotos, três vídeos inéditos e de making of das instalações promovidas pela artista nos teatros também serão parte da mostra Revoada.

Compartilhar:
Notícias - 22/06/2021

Nasce a Zipper Open

Focada no mercado de arte secundário, a Zipper Open apresenta em sua exposição inaugural alguns dos grandes nomes da arte …

Notícias - 22/06/2021

Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto lança Ocupa/ia com mostras virtuais de artistas

Em resposta aos desafios decorrentes do COVID-19 e seus efeitos no setor cultural, o ia – Instituto de Arte Contemporânea …

Notícias - 20/06/2021

ação performática que (d)enuncia as mortes por COVID-19 É reativada pela soma de 500 mil óbitos

A performance Quase-Oração realizará, de 25 de junho a 5 de julho, a sua última etapa de reativação com a …

Notícias - 17/06/2021

Edital seleciona artistas para residência na Fundação Iberê

A Fundação Iberê abre no dia 20 de junho (domingo) as inscrições para o Edital Iberê/CMPC 2021. Com patrocínio da …

Notícias - 17/06/2021

MIQUEL BARCELÓ realiza performances em MÁLAGA

As performances artísticas de Miquel Barceló são conhecidas por uma estética que fica a meio caminho entre as pinturas rupestres …

Notícias - 16/06/2021

Obra de Victor Brecheret será leiloada

A escultura de Victor Brecheret, uma das mais primorosas do artista, integrará leilão virtual (www.vmescritarteleiloes.com.br), nos dias 22 e 23 …

Notícias - 16/06/2021

Trabalho final e póstumo do artista Christo tem data confirmada

O trabalho final do artista plástico Christo, falecido no ano passado aos 84 anos, está um passo mais perto de …

Notícias - 15/06/2021

Novo espaço para a arte experiencial é inaugurado em Miami

Superblue, o novo espaço revolucionário dedicado a produzir, apresentar e cativar o público com arte experiencial, anuncia a abertura das …

Notícias - 15/06/2021

Incertezas cercam destino de mural de Keith Haring em Barcelona

Tudo começou em uma noite de fevereiro de 1989. Cesar de Melero era DJ no clube Ars Studio em Barcelona …

Notícias - 15/06/2021

galerias brasileiras participam da feira Art Basel online viewing room

De 16 a 19 de junho acontece mais uma edição online da feira Art Basel. Intitulado Art Basel OVR: Portals, …

Notícias - 14/06/2021

MAM São Paulo anuncia Elizabeth Machado como nova presidente

O Museu de Arte Moderna de São Paulo anuncia Elizabeth Machado de Oliveira como nova presidente. Elizabeth Machado dará continuidade …

Notícias - 14/06/2021

Ana Teixeira pergunta a 100 mulheres o que elas não querem calar

Uma biblioteca como a Biblioteca Mário de Andrade é muito mais do que um lugar onde se guardam livros. Ela …