Farol Santander abre suas portas em tour virtual por oito andares

Exposição Devaneios. Foto? VR360

O Farol Santander São Paulo, que já recebeu mais de 750 mil pessoas desde 2018, lança um tour virtual pelos oito dos 18 andares de visitação do edifício. As atrações que fazem parte da programação são o Hall de entrada; o Espaço Memória (2º ao 5º andar); as exposições “Devaneios – Os Mundos de JeeYoung Lee” (22º andar) e “Constelação – Somos Todos Feitos de Luz” (23º andar), além do tradicional Mirante do 26º. Para realizar a visita online, CLIQUE AQUI.

O passeio virtual pelo Farol Santander oferece uma opção cultural para toda a família. É uma mais uma atração online enquanto o edifício se mantiver fechado para visitas presenciais, de acordo com as recomendações das autoridades.

O prédio, aberto em 1947, tem sua fachada tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico). Em janeiro de 2018, após grande reforma, foi reaberto e inaugurado o Farol Santander, uma iniciativa que, desde então, tem colaborado com o processo de revitalização do Centro Histórico da cidade.

Roteiro de Visitação – Tour Virtual Farol Santander São Paulo 

Hall de entrada

O passeio online às instalações do Farol Santander começa pelo Hall de entrada, que conta com o famoso lustre de 13 metros de altura e pesa mais de uma tonelada.

Espaço Memória 

No 2º andar, tombado pelo Patrimônio Histórico, há uma experiência imersiva com um ambiente audiovisual. A partir de uma linha do tempo interativa, o público pode conhecer o processo de construção do edifício, sua relação com a história da cidade e como se tornou um ícone para os paulistanos.

Já no 3º andar, igualmente tombado, é reproduzido o funcionamento de uma agência da época, a partir do final dos anos 40. Nos ambientes estão objetos como calculadoras, cadernetas, fichas de atendimento e documentos gerais, além de uma sonorização que completa a vivência temporal.

Na sequência do Tour Virtual, no 4º andar, há uma instalação permanente e exclusiva do Farol Santander, a obra Vista, desenvolvida pelo artista brasileiro Vik Muniz. O trabalho consiste em uma reprodução de diferentes ângulos da vista do mirante, feita com mais de 20 toneladas de sucatas produzidas na reforma do próprio edifício. São 6 painéis de 150×200 cm e 1 painel centra de 100×215 cm, reproduzindo a fachada do edifício vista de frente, que foram fotografados após o processo de construção.

No 5º andar, mais um tombado, as salas da presidência, diretoria e corredores preservam objetos e instalações que fazem parte da história do edifício. Lambris e mobiliários feitos artesanalmente e exclusivamente pelo Liceu de Artes e Ofício, em madeiras nobres como Jacarandá, podem ser vistos pelos visitantes online, que também encontram sonorização ambiente simulando reuniões e diálogos da época. O andar ainda tem duas salas com fotos de todos os presidentes do Banco do Estado de São Paulo e Santander.

Exposições de Arte Imersiva

Além dos espaços permanentes, estão no Tour Virtual do Farol Santander SP as exposições de arte “Devaneios – Os Mundos de JeeYoung Lee” e “Constelação – Somos Todos Feitos de Luz”; ambas apresentada pelo Ministério da Cidadania e pelo Santander, via Lei de Incentivo à Cultura.

Ocupando o 22º andar, a mostra da artista sul-coreana JeeYoung Lee, inédita no Brasil, tem direção artística de Facundo Guerra e apresenta as instalações The Panic Room (O Quarto do Pânico) e My Chemical Romance (Meu Romance Químico).

Lee convida o público a entrar no universo de seus devaneios, transformando os visitantes em coautores, testemunhas e participantes de suas ideias. No tour, o público circula por um caminho pré-determinado no início, que leva de uma instalação para a outra. No último ambiente da mostra, estão expostas fotografias feitas pela artista, que evidenciam seus trabalhos.

No 23º andar, a exposição “Constelação – Somos Todos Feitos de Luz”, da artista visual croata Maja Petric, tem curadoria de Antonio Curti e apresenta uma nova visão de arte digital.

A mostra foi redesenhada com uma nova versão inédita e exclusiva para o Farol Santander São Paulo. Nela, Petric explora a junção de elementos tecnológicos à natureza e apresenta uma experiência imersiva que simula uma constelação.

Mirante do 26º

Assim como nas visitas presenciais, o passeio virtual pode ser finalizado no Mirante do 26º, também tombado pelo Patrimônio Histórico e que detém uma das vistas mais impactantes da cidade. O Mirante ganhou ainda uma unidade do Suplicy Cafés, que pode ser vista durante a visita online.

Compartilhar:
Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …