Farol Santander abre suas portas em tour virtual por oito andares

Exposição Devaneios. Foto? VR360

O Farol Santander São Paulo, que já recebeu mais de 750 mil pessoas desde 2018, lança um tour virtual pelos oito dos 18 andares de visitação do edifício. As atrações que fazem parte da programação são o Hall de entrada; o Espaço Memória (2º ao 5º andar); as exposições “Devaneios – Os Mundos de JeeYoung Lee” (22º andar) e “Constelação – Somos Todos Feitos de Luz” (23º andar), além do tradicional Mirante do 26º. Para realizar a visita online, CLIQUE AQUI.

O passeio virtual pelo Farol Santander oferece uma opção cultural para toda a família. É uma mais uma atração online enquanto o edifício se mantiver fechado para visitas presenciais, de acordo com as recomendações das autoridades.

O prédio, aberto em 1947, tem sua fachada tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico). Em janeiro de 2018, após grande reforma, foi reaberto e inaugurado o Farol Santander, uma iniciativa que, desde então, tem colaborado com o processo de revitalização do Centro Histórico da cidade.

Roteiro de Visitação – Tour Virtual Farol Santander São Paulo 

Hall de entrada

O passeio online às instalações do Farol Santander começa pelo Hall de entrada, que conta com o famoso lustre de 13 metros de altura e pesa mais de uma tonelada.

Espaço Memória 

No 2º andar, tombado pelo Patrimônio Histórico, há uma experiência imersiva com um ambiente audiovisual. A partir de uma linha do tempo interativa, o público pode conhecer o processo de construção do edifício, sua relação com a história da cidade e como se tornou um ícone para os paulistanos.

Já no 3º andar, igualmente tombado, é reproduzido o funcionamento de uma agência da época, a partir do final dos anos 40. Nos ambientes estão objetos como calculadoras, cadernetas, fichas de atendimento e documentos gerais, além de uma sonorização que completa a vivência temporal.

Na sequência do Tour Virtual, no 4º andar, há uma instalação permanente e exclusiva do Farol Santander, a obra Vista, desenvolvida pelo artista brasileiro Vik Muniz. O trabalho consiste em uma reprodução de diferentes ângulos da vista do mirante, feita com mais de 20 toneladas de sucatas produzidas na reforma do próprio edifício. São 6 painéis de 150×200 cm e 1 painel centra de 100×215 cm, reproduzindo a fachada do edifício vista de frente, que foram fotografados após o processo de construção.

No 5º andar, mais um tombado, as salas da presidência, diretoria e corredores preservam objetos e instalações que fazem parte da história do edifício. Lambris e mobiliários feitos artesanalmente e exclusivamente pelo Liceu de Artes e Ofício, em madeiras nobres como Jacarandá, podem ser vistos pelos visitantes online, que também encontram sonorização ambiente simulando reuniões e diálogos da época. O andar ainda tem duas salas com fotos de todos os presidentes do Banco do Estado de São Paulo e Santander.

Exposições de Arte Imersiva

Além dos espaços permanentes, estão no Tour Virtual do Farol Santander SP as exposições de arte “Devaneios – Os Mundos de JeeYoung Lee” e “Constelação – Somos Todos Feitos de Luz”; ambas apresentada pelo Ministério da Cidadania e pelo Santander, via Lei de Incentivo à Cultura.

Ocupando o 22º andar, a mostra da artista sul-coreana JeeYoung Lee, inédita no Brasil, tem direção artística de Facundo Guerra e apresenta as instalações The Panic Room (O Quarto do Pânico) e My Chemical Romance (Meu Romance Químico).

Lee convida o público a entrar no universo de seus devaneios, transformando os visitantes em coautores, testemunhas e participantes de suas ideias. No tour, o público circula por um caminho pré-determinado no início, que leva de uma instalação para a outra. No último ambiente da mostra, estão expostas fotografias feitas pela artista, que evidenciam seus trabalhos.

No 23º andar, a exposição “Constelação – Somos Todos Feitos de Luz”, da artista visual croata Maja Petric, tem curadoria de Antonio Curti e apresenta uma nova visão de arte digital.

A mostra foi redesenhada com uma nova versão inédita e exclusiva para o Farol Santander São Paulo. Nela, Petric explora a junção de elementos tecnológicos à natureza e apresenta uma experiência imersiva que simula uma constelação.

Mirante do 26º

Assim como nas visitas presenciais, o passeio virtual pode ser finalizado no Mirante do 26º, também tombado pelo Patrimônio Histórico e que detém uma das vistas mais impactantes da cidade. O Mirante ganhou ainda uma unidade do Suplicy Cafés, que pode ser vista durante a visita online.

Compartilhar:
Notícias - 23/10/2020

Olafur Eliasson projeta 'nossas perspectivas glaciais' como um instrumento astronômico

Artista Olafur Eliasson revela sua última obra de arte pública permanente, ‘nossas perspectivas glaciais’, ao longo da geleira hochjochferner do …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Klimt roubada - enterrada por 20 anos - volta a ser exibida em museu italiano

Descoberto pelo jardineiro da galeria Ricci Oddi no ano passado, o Retrato de uma Senhora será a estrela de uma …

Notícias - 23/10/2020

Vândalos atacaram 70 obras de arte em museus de Berlim em plena luz do dia

Um líquido oleoso foi derramado sobre muitas obras no que foi considerado o pior ataque à arte e antiguidades na …

Notícias - 23/10/2020

Guerra declarada entre museu e herdeiros de Piet Mondrian para recuperação de pinturas no valor de US$ 200 milhões

Como parte de um esforço contínuo de anos para recuperar os direitos de propriedade de várias pinturas criadas pelo modernista …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Jacob Lawrence, desaparecida há décadas, foi encontrada de forma inusitada

O painel do renomado artista negro, parte de sua série “Struggle”, foi visto pela última vez em 1960. Mas alguém …

Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …