Farol Santander abre suas portas em tour virtual por oito andares

Exposição Devaneios. Foto? VR360

O Farol Santander São Paulo, que já recebeu mais de 750 mil pessoas desde 2018, lança um tour virtual pelos oito dos 18 andares de visitação do edifício. As atrações que fazem parte da programação são o Hall de entrada; o Espaço Memória (2º ao 5º andar); as exposições “Devaneios – Os Mundos de JeeYoung Lee” (22º andar) e “Constelação – Somos Todos Feitos de Luz” (23º andar), além do tradicional Mirante do 26º. Para realizar a visita online, CLIQUE AQUI.

O passeio virtual pelo Farol Santander oferece uma opção cultural para toda a família. É uma mais uma atração online enquanto o edifício se mantiver fechado para visitas presenciais, de acordo com as recomendações das autoridades.

O prédio, aberto em 1947, tem sua fachada tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico). Em janeiro de 2018, após grande reforma, foi reaberto e inaugurado o Farol Santander, uma iniciativa que, desde então, tem colaborado com o processo de revitalização do Centro Histórico da cidade.

Roteiro de Visitação – Tour Virtual Farol Santander São Paulo 

Hall de entrada

O passeio online às instalações do Farol Santander começa pelo Hall de entrada, que conta com o famoso lustre de 13 metros de altura e pesa mais de uma tonelada.

Espaço Memória 

No 2º andar, tombado pelo Patrimônio Histórico, há uma experiência imersiva com um ambiente audiovisual. A partir de uma linha do tempo interativa, o público pode conhecer o processo de construção do edifício, sua relação com a história da cidade e como se tornou um ícone para os paulistanos.

Já no 3º andar, igualmente tombado, é reproduzido o funcionamento de uma agência da época, a partir do final dos anos 40. Nos ambientes estão objetos como calculadoras, cadernetas, fichas de atendimento e documentos gerais, além de uma sonorização que completa a vivência temporal.

Na sequência do Tour Virtual, no 4º andar, há uma instalação permanente e exclusiva do Farol Santander, a obra Vista, desenvolvida pelo artista brasileiro Vik Muniz. O trabalho consiste em uma reprodução de diferentes ângulos da vista do mirante, feita com mais de 20 toneladas de sucatas produzidas na reforma do próprio edifício. São 6 painéis de 150×200 cm e 1 painel centra de 100×215 cm, reproduzindo a fachada do edifício vista de frente, que foram fotografados após o processo de construção.

No 5º andar, mais um tombado, as salas da presidência, diretoria e corredores preservam objetos e instalações que fazem parte da história do edifício. Lambris e mobiliários feitos artesanalmente e exclusivamente pelo Liceu de Artes e Ofício, em madeiras nobres como Jacarandá, podem ser vistos pelos visitantes online, que também encontram sonorização ambiente simulando reuniões e diálogos da época. O andar ainda tem duas salas com fotos de todos os presidentes do Banco do Estado de São Paulo e Santander.

Exposições de Arte Imersiva

Além dos espaços permanentes, estão no Tour Virtual do Farol Santander SP as exposições de arte “Devaneios – Os Mundos de JeeYoung Lee” e “Constelação – Somos Todos Feitos de Luz”; ambas apresentada pelo Ministério da Cidadania e pelo Santander, via Lei de Incentivo à Cultura.

Ocupando o 22º andar, a mostra da artista sul-coreana JeeYoung Lee, inédita no Brasil, tem direção artística de Facundo Guerra e apresenta as instalações The Panic Room (O Quarto do Pânico) e My Chemical Romance (Meu Romance Químico).

Lee convida o público a entrar no universo de seus devaneios, transformando os visitantes em coautores, testemunhas e participantes de suas ideias. No tour, o público circula por um caminho pré-determinado no início, que leva de uma instalação para a outra. No último ambiente da mostra, estão expostas fotografias feitas pela artista, que evidenciam seus trabalhos.

No 23º andar, a exposição “Constelação – Somos Todos Feitos de Luz”, da artista visual croata Maja Petric, tem curadoria de Antonio Curti e apresenta uma nova visão de arte digital.

A mostra foi redesenhada com uma nova versão inédita e exclusiva para o Farol Santander São Paulo. Nela, Petric explora a junção de elementos tecnológicos à natureza e apresenta uma experiência imersiva que simula uma constelação.

Mirante do 26º

Assim como nas visitas presenciais, o passeio virtual pode ser finalizado no Mirante do 26º, também tombado pelo Patrimônio Histórico e que detém uma das vistas mais impactantes da cidade. O Mirante ganhou ainda uma unidade do Suplicy Cafés, que pode ser vista durante a visita online.

Compartilhar:
Notícias - 20/01/2021

Horrana de Kássia Santoz assume vaga de curadora na Pinacoteca

Pinacoteca do Estado de São Paulo e a Coleção Ivani e Jorge Yunes comemoram a parceria com a chegada de …

Notícias - 20/01/2021

Curso gratuito de Artes Integradas e Acessibilidade abre inscrições

Já estão abertas as inscrições para o curso Artes Integradas + Educação + Acessibilidade, do projeto Um Novo Olhar. A …

Notícias - 11/01/2021

Artista mineira Marina Amaral entra para lista da Forbes

A colorista mineira Marina Amaral entrou para a lista da Forbes dos jovens mais influentes do ano.  A Under 30 …

Notícias - 11/01/2021

Iphan e Polícia Federal resgatam material arqueológico no Acre

Na manhã do dia 5 de janeiro, uma ação conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no …

Notícias - 11/01/2021

Exposição do estilista Tomo Koizumi inicia o Departamento de Moda, Design e Arquitetura da Fundação Iberê

Em 2021, a Japan House São Paulo (JHSP) vai expandir sua presença pelo Brasil, por meio de um projeto de …

Notícias - 11/01/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2021

 

Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, …

Notícias - 28/12/2020

Os universos díspares da Rússia contemporânea pelas lentes de Serguei Maksimishin em “O Último Império”

A exposição “O Último Império – Serguei Maksimishin”, que esteve no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre dezembro de …

Notícias - 20/12/2020

Consciência diante do perigo: as representações do medo ao longo da História da Arte

Quando Susan Sontag fala que fotografia é sobre dor, ela fala sobre Arte. Quando Susan afirma que “fotos são um …

Notícias - 19/12/2020

São Paulo ganha mural em homenagem às comunidades indígenas afetadas pela pandemia

As Nações Unidas e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em São Paulo, se unem …

Notícias - 18/12/2020

Farol Santander abre hoje mostra do artista chileno Iván Navarro

Abre hoje, 18 de dezembro, no Farol Santander São Paulo, a exposição ExFinito, primeira grande mostra individual no país do …

Notícias - 17/12/2020

Conheça os 91 projetos selecionados do Rumos Itaú Cultural 2019/2020

A Dasartes participou na última quarta-feira, 16 de dezembro, na coletiva de imprensa do Itaú Cultural, que anunciou os projetos selecionados …

Notícias - 17/12/2020

REGINA BONI ANUNCIA INAUGURAÇÃO DA GALERIA SÃO PAULO FLUTUANTE EM 2021

Para quem afrontou militares e a extrema direita em plena ditadura nos anos 60, não seria uma pandemia em escala …